Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Resiliência         

Resiliência é uma palavra oriunda do latim resiliens, que significa voltar ao estado normal, principalmente após uma situação crítica que altera o equilíbrio de um sistema, da morfologia de um objeto, ou do estado natural de um indivíduo.

Na área da física, é a propriedade dos materiais que acumulam energias, quando são submetidos a situações de estresse, como rupturas, por exemplo, mas que logo após o momento de tensão, podem ter a capacidade de voltar ao normal. No meio ambiental, o melhor exemplo é de algumas árvores, que sofrem durante tempestades com ventos fortes e rápidos, fazendo com que se dobrem, chegando rente ao chão, mas que voltam a se erguer após a passagem do vento.

Na psicologia resiliência pode ser compreendida como a capacidade de uma pessoa lidar com sérios problemas, vencer obstáculos pessoais ou sociais, e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

Uma pessoa resiliente sabe trabalhar sob pressão, e consegue tomar decisões acertadas quando pressionada pelo tempo, por outras pessoas, ou por situações problemáticas internas. No meio empresarial, quando as pessoas precisam administrar os interesses das organizações e os interesses pessoais de funcionários, a resiliência é de grande valor.  Só uma pessoa resiliente consegue resolver problemas relacionados com o trabalho quando as situações não ocorrem como ela esperava.

Na vida cotidiana, quando somos assolados por tantas cobranças e pressões, precisamos aprender a manter a sobriedade, sem ceder à ansiedade, mantendo a paz em meio às tormentas da vida, sendo resilientes. A Bíblia nos aponta isso: Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4.6,7). Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. (Tiago 1.12)

Temos um Deus que nos conhece e que não permite que passemos por dificuldades ou tentações que não possamos suportar. Assim sendo, por mais que o vento sopre, mesmo quando parecemos estar perto de quebrar, devemos continuar firmes! Muitas vezes oramos, em outros momentos só conseguimos chorar e balbuciar versículos bíblicos, e podemos até conseguir cantar em meio a dores.  Só não podemos desanimar, desistir, entregar os pontos ou abandonar a fé.

Paulo diz que o Espírito de Deus que habita em nós, vasos de barro que somos, nos torna poderosos em Deus para resistir, não desanimar, e ainda produzir em nós uma glória eterna: Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. (2 Coríntios 4.7-9,16-18).

Quando a tempestade chegar e os ventos baterem fortes, fique firme. Seja resiliente para se levantar ainda mais forte em Deus! 

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

Mantendo o Temor

Escrito por Elaine Cruz
Mantendo o Temor

Assusta comprovar como as pessoas estão perdendo o temor em questões de suma importância,...

Trigo e Joio

Escrito por Elaine Cruz
Trigo e Joio

Eu sempre prefiro as verdades, mesmo que doam aos ouvidos. Prefiro a distância do outro do...

Alegrai-vos!

Escrito por Elaine Cruz
Alegrai-vos!

A alegria é uma dádiva divina aos seres humanos. Desde que nascemos, temos uma tendência a...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.