Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Retiros

Quando períodos longos de feriados se aproximam, e as igrejas planejam acampamentos ou retiros, é sempre bom lembrar tudo o que já vivemos.

Se você, como eu, tem bastante tempo de conversão, e sempre foi ativa na igreja, certamente já frequentou retiros e acampamentos, sem falar dos “acampadentros”, quando havia programações especiais e passávamos os dias imersos na igreja.

Por misericórdia de Deus, já passei dos cinqüenta anos. Vou a retiros desde pequena, a começar pelos infantis, passando pelos de jovens –  em que a roupa para tomar banho de rio, piscina ou mar era camiseta escura com saia jeans! Quando adolescente e jovem, já encarei muita fila para tomar banho, colchonetes jogados ao chão, e foram muitas as conversas e gargalhadas em dormitórios lotados.

Guardo muitas lembranças de ver o dia amanhecer tocando violão, de muita presença de Deus, de amigos adolescentes sentados à volta de uma fogueira reconfortante. Quantas mensagens abençoadas, explosões de poder de Deus e marcos de vida!

Hoje muitos adolescentes e pais estão mergulhados em redes sociais. Outros se envolvem com estudos e vida profissional. Muitos filhos estão afastados de suas famílias e de igrejas, convivendo com amigos descrentes e inseridos em um meio em que os valores bíblicos são combatidos e alterados.

Sei que há lideres que não gostam de trabalhar com retiros ou acampamentos. Respeito o gostar pessoal, mas defendo que é sempre muito bom poder retirar jovens e famílias do ambiente agitado em que vivem, proporcionando dias em que a comunhão com outros membros da igreja possa ser trabalhada. Retirar-se para buscar Deus, para receber de Deus e voltar-se para Deus. 

A Bíblia nos diz que Jesus, que era Deus, em muitas ocasiões, se retirava para orar: Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava. (Lucas 5.16); Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. (Lucas 6.12); Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos. (Lucas 9.18).

Não sabemos exatamente o que Jesus conversava com o Pai. Mas, como homem e Deus, ele ansiava para retirar-se e manter momentos de comunhão mais íntima – e é isto que nossos retiros e acampamentos devem proporcionar: momentos intensos de comunhão com Deus, e momentos alegres e sinceros de comunhão fraterna entre os membros da igreja.

Eventos departamentais, como congressos de homens, de mulheres e de jovens, são muito importantes para o crescimento e amadurecimento da vida espiritual da igreja. Mas é necessário que pensemos mais em momentos em que a família toda possa estar presente, mesmo que em atividades recreativas, de modo a formarmos uma igreja mais unida e coesa. Não basta que uma pessoa frequente os cultos. É importante que ela cresça em Deus, e que interaja, se socialize, criando vínculos de amizade e comunhão com a igreja que ela escolheu para frequentar.

É por esta razão que retiros e acampamentos, bem estruturados e direcionados, podem ajudar muito na edificação de vidas. São momentos de descontração, de fraternidade e recreação, e de ensino e aplicação dos princípios espirituais. Momentos de entrega, de batismo com Espírito Santo, de adoração e agir de Deus. Retiros inesquecíveis!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

A cultura suicida

Escrito por Elaine Cruz
A cultura suicida

Segundo a Organização Mundial de Saúde, temos no mundo um suicídio a cerca de cada vinte s...

Considere o que você já tem!

Escrito por Elaine Cruz
Considere o que você já tem!         

A parábola do filho pródigo retrata do comportamento do filho que gasta o que recebe do pa...

Filhos pródigos

Escrito por Elaine Cruz
 Filhos pródigos

Uma das parábolas mais lindas e conhecidas da Bíblia enfatiza o comportamento de um filho...

Tempos

Escrito por Elaine Cruz
Tempos

Nós não sabemos viver desvinculados do tempo. Vamos somando nossos dias de vida, dividindo...

Páscoa

Escrito por Elaine Cruz
Páscoa

Meses antes da chegada da Páscoa, os supermercados e lojas de doces lotam suas prateleiras...

Equilíbrio Emocional

Escrito por Elaine Cruz
Equilíbrio Emocional

Nossos filhos, gerados ou adotados, são presentes de Deus, que expandem nosso horizonte e...

Bem me quer, mal me quer…

Escrito por CPAD Web
Bem me quer, mal me quer…

Não sei se as crianças de hoje ainda brincam de Bem me quer, mal me quer.  Mas se voc...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2019 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.