Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Escolha a Alegria!  

A alegria é considerada uma emoção positiva. Sorrir é um ato com um significado universal, que pode ser contagiante.

Sempre associamos alegria com os momentos da nossa vida. Alegria pelo nascimento de um filho, alegria por uma promoção, alegria pelo dia do casamento chegando, alegria por conhecer um país, alegria por poder pagar as contas em dia, alegria por um gostoso banho de chuva! 

Há pessoas que pensam sempre numa alegria futura, mas também associada com eventos. Estão sempre pensando “que alegria quando eu me formar”, “quanta alegria vou sentir quando me casar!”, ou “quando conseguir comprar aquele carro ficarei muito alegre!”.

Por mais compreensível que seja estar alegre em momentos festivos da vida, a palavra de Deus é enfática: Alegrem-se sempre.  (1 Tessalonicenses 5.16); Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Filipenses 4.4). Alegrar-se sempre é… sempre estar alegre! É ter uma alegria que não está circunscrita a situações ou momentos específicos de vida, pois estes invariavelmente podem ser tristes ou estressantes. Portanto, esta não é a alegria do momento, da gargalhada ou do riso solto. Esta alegria nasce de dentro da alma. 

O principal motivo da nossa alegria começa no novo nascimento em Cristo Jesus, na alegria que nos invade quando aceitamos Jesus. Você ainda se lembra da emoção do primeiro amor por Deus? Você ainda sente o gozo da salvação? Quando tudo desaba, o fato de você saber que Deus é seu Pai e Senhor sustenta a sua alegria? 

Precisamos escolher estar alegres. Para tanto, algumas decisões menores são importantes, como começar a fixar nossa atenção nos aspectos positivos das coisas que nos acontecem. 

Algumas pessoas constroem o hábito de reclamar. Reclamam do sol e da chuva, da comida que sobra na geladeira, do trânsito que ela pega no seu carro com ar condicionado. Tem gente que reclama porque tem tanta roupa que não sabe qual escolher. Alguns reclamam do trabalho que paga suas contas, da mãe que faz questão de entrar no quarto dos filhos para arrumar as gavetas, do marido que todos os dias volta pra casa e quer jantar na mesma hora – sem pensar que muitos homens nem voltam pra casa. 

Valorize o que você tem na sua vida. Aceite a si mesmo e valorize os outros. Faça o seu melhor, e aceite o melhor que pode fazer. Reclame menos e aproveite mais os relacionamentos da sua vida.   

Alegre-se de poder arrumar a sua casa. Alegre-se por ter apetite, por ter cabelo para pentear, roupas pra vestir, um álbum de fotografia de bons momentos, um cônjuge para cuidar de você, uma igreja que o abraça aos domingos. Olhe à sua volta e perceba quão privilegiado você é. 

Alegria é a força que precisamos no nosso dia a dia para seguir adiante: …não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. (Neemias 8.10). Alegria é fonte de bem estar, de disposição até mesmo para tarefas cotidianas, como lavar, passar, costurar, cozinhar, ir e voltar do trabalho, estudar e arrumar a casa. 

Sorria mais. Troque sua cara feia e treine alguns sorrisos na frente do espelho. Escolha ser alegre!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

Mantendo o Temor

Escrito por Elaine Cruz
Mantendo o Temor

Assusta comprovar como as pessoas estão perdendo o temor em questões de suma importância,...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.