Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Aprendendo a dizer Não

Uma criança aprende a balançar o dedinho e a cabeça fazendo não bem antes de falar. Ela compreende o não dos adultos, pois a entonação muda, o sorriso se esvai, e o tom de voz geralmente fica mais alto, imperativo e firme.

Com o passar dos meses, a criança aprende a falar não antes de dizer sim. Muitas vezes ela se prepara pra fazer a arte desenhada em sua mente, diz não para os adultos, mas ainda assim não deixa de concluir o que planejou! Ela sabe que não deve, mas insiste em praticar o erro!

Todos nós queremos ouvir sim. Queremos que as pessoas nos deixem viver a vida como queremos. Desejamos que Deus diga Sim a todas as nossas orações. Esperamos que os outros concordem com nossas opiniões e nos reverenciam pelas nossas idéias. Não gostamos de oposição. De opiniões contrárias, de pontos de vista diferenciados dos nossos. Seria tão mais fácil se estivéssemos sempre certos, se todos admitissem nossas opiniões como as melhores, se todos nos dissessem Sim sempre que pedíssemos algo! 

Deus poderia fazer a nossa vontade. As pessoas poderiam concordar consigo sempre! A cultura que vivemos hoje é muito egocêntrica. As crianças estão sendo criadas sem limites e regras, crescendo com a ilusão de que os pais existem para satisfazer as vontades delas. São muitas as crianças que esperneiam quando ouvem um não, e que fazem manhas até conseguirem o que pleiteiam. Quando estas crescem, se tornam adultos manhosos, chantagistas emocionais, que passam o tempo reclamando dos nãos que recebem da vida, das pessoas e de Deus. 

Há quem tem dificuldade de ouvir não. E também há os que não conseguem dizer não: Como dar limites a filhos que amamos? De que forma dizer não e se manter popular no meio dos amigos descolados? Como impedir que outros nos levem a fazer o que não queremos, simplesmente porque não conseguimos dizer "não quero" ou "não devo"? Quem ama dá limites e acena com muitos Nãos. Dizer Não vai nos fazer diferentes da massa acéfala, que segue regras imorais e amorais inventadas por outras pessoas. Dizer Não a pessoas, ao erro e ao pecado implica ficar de bem com Deus e com a nossa consciência, respeitando os valores bíblicos e nossas convicções pessoais.  Deus poderia fazer a nossa vontade, mas nos ensina a buscar a vontade dele. E se ele sempre nos dissesse Sim, cometeríamos grandes erros e viveríamos em remorso. Cada Não de Deus é um enorme livramento que recebemos, porque não aprendemos ainda como pedir, não enxergamos os detalhes da situação, e não sabemos considerar o melhor tempo para efetuar o que desejamos. 

Aprenda a dizer Não a você mesmo! Diga Não às suas vontades, suas tendências pecaminosas, seus hábitos ruins, sua arrogância e prepotência, sua irritabilidade e teimosia. Se preciso for, faça como Paulo: esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado. (1 Coríntios 9:27).  

Aprenda a ouvir Não de pessoas e Deus.  Aprenda a dizer Não a pessoas. E aprenda a dizer Sim a Deus.  Ainda que você não entenda os nãos que tem recebido, é hora de agradecer e ponderar suas decisões e desejos.

Deus trabalha com Sim e Não, Certo e Errado. E o Não dele é o melhor sim para as nossas vidas. A resposta negativa de Deus é a certeza de que precisamos refazer nossas petições, reorganizar nossas propostas e reavaliar nossas expectativas.

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Esperar contra a Esperança

Escrito por Elaine Cruz
Esperar contra a Esperança

A Bíblia contém frases belíssimas. Uma delas é a frase em que Paulo escreve inspirado pelo...

Comemorando aniversário

Escrito por Elaine Cruz
Comemorando aniversário

É interessante pensar no nascimento. Não pedimos para nascer, e nem mesmo escolhemos a cas...

Aprendendo a dizer Não

Escrito por Elaine Cruz
Aprendendo a dizer Não

Uma criança aprende a balançar o dedinho e a cabeça fazendo não bem antes de falar. Ela co...

Influenciadores digitais

Escrito por Elaine Cruz
Influenciadores digitais

Na última Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, tive o privilégio de fazer uma tarde de autó...

Perdão no Casamento

Escrito por Elaine Cruz
Perdão no Casamento

Perdoar é uma decisão consciente de estar livre, não só do ato do outro que causou a mágoa...

Perdoar não é uma opção

Escrito por Elaine Cruz
Perdoar não é uma opção

Perdoar não pode ser uma opção, até porque não há outra saída para quem foi ferido. Quem n...

Perdoar não é cicatrizar instantane...

Escrito por Elaine Cruz
Perdoar não é cicatrizar instantaneamente

Perdoar é uma decisão difícil de ser tomada. Mas sabemos que precisamos perdoar pessoas co...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2019 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.