Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

A busca da decência

Os tempos que vivemos estão difíceis. Não só por conta das questões políticas ou financeiras, ou dos descasos e desafetos que temos assistido em nossa sociedade: está cada vez mais difícil separar os discursos das práticas bíblicas, especialmente de mulheres que precisariam representar o evangelho do ponto de vista feminino. 

Semanalmente temos assistido mulheres, ditas de Deus, que estão protagonizando cenas assustadoras. Algumas estão abandonando seus maridos para se envolverem em relações homossexuais. Outras estão defendendo a liberação de drogas, como a maconha, para que seus filhos a utilizem. E muitas são as que não defendem mais a prática da virgindade ou da santidade para os solteiros, abrindo suas casas e seus quartos para seus filhos solteiros se envolverem sexualmente. 

Temos acompanhado, com tristeza e pesar, muitas mulheres que frequentam igrejas e desenvolvem ministérios em suas respectivas denominações, e que estão “profetizando” aberrações bíblicas, defendendo a masturbação feminina ou a prática de suingue entre casais da igreja. Quando uma pastora faz ensaio de nudez, para apoiar o casamento homossexual realizado em sua igreja, começamos a pensar seriamente em como muitas estão rasgando a Bíblia! Desde quando ser rachada, com o abdômen trincado pela musculação na academia, é algo que precisa ser buscado a ponto de se tornar a propaganda do ministério feminino de uma igreja? Será que muitas de fato acreditam que, ao postarem fotos de biquini ou de topless nas redes sociais, vão atrair mais membros para as suas congregações?

A Bíblia enfatiza, com clareza, a importância da honradez e da decência: A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz. Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação (Romanos 13.12,13); Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição (2 Timóteo 2.9). 

Desde a época romana, uma das frases mais ouvidas era a de que "À mulher de César não basta ser honesta, mas precisa aparentar honesta”. Se as pessoas esperavam decência e honradez de uma mulher no contexto social, muito mais havemos de esperar de uma mulher que representa o mundo espiritual para sua família e igreja! 

Sempre precisaremos tomar cuidado com os extremos, pois o legalismo e o fanatismo também são preocupantes. Mas precisamos usar o bom senso para definir a modelagem, o comprimento e a cobertura ideal no nosso vestuário. Até porque somos templo do Espírito Santo, que habita e trabalha em nós internamente, de modo que nosso exterior reflita a nossa comunhão com Deus, que é sábio e santo.

Devemos cuidar da nossa aparência com equilíbrio, visando a saúde e a construção de uma autoimagem e autoestima positiva – cientes de que são nossa vida interior, na construção de um espírito manso e tranquilo, e na alegria que reflete a nossa comunhão com Deus, as  bases para nossa beleza: O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate (Provérbios 15:13).

A aparência não é mais importante do que nosso temor a Deus, pois a beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. (Provérbios 31.30). Portanto, quando as rugas chegarem, os cabelos se tornaram brancos e a pele se tornar mais flácida e enrugada, nossa beleza interior estará realçada ainda mais pelos elogios de nossos cônjuges, filhos e netos. 

Que Deus nos abençoe a envelhecermos com beleza e saúde. Mas que, acima de tudo, em todas as fases da nossa vida, possamos ter atitudes honradas, com comportamentos adequados à nossa faixa etária, com atitudes de mulheres decentes e nobres. Muitas mulheres estão ganhado seguidores e elogios, mas perdendo os céus, dizendo-se profetas e pastoras, mas perdendo a salvação e fazendo desviar a muitos. 

Ser serva de Deus é algo sério, e dignificar o nome de Deus em nossos atos é algo seríssimo. Guarde a sua fé, cultive a decência em suas atitudes diárias, persevere na doutrina bíblica e ganhe almas a partir do seu bom testemunho de uma verdadeira mulher de Deus!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.