Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Retiros da Alma

Quando o carnaval se aproxima, muitas igrejas organizam retiros – dias planejados para estreitar a comunhão com Deus e com os companheiros de fé, geralmente realizados em um espaço mais rural, longe do barulho da cidade e dos afazeres cotidianos. 

Gosto de retiros, e ainda hoje participo de vários como preletora para casais, mulheres ou jovens. Aprecio a oportunidade das pessoas poderem usufruir uns dias junto a pessoas com quem convivem na igreja, cantando, conversando ou cultuando junto. É sempre bom ter um relacionamento mais informal com quem pretendemos passar a eternidade. 

Nossa alma precisa de retiros também – momentos em que ela se retira  para se aquietar e se reorganizar. E isto pode e deve ocasionalmente, semanalmente ou diariamente!

Eu gosto muito de viajar. Conhecer lugares, partilhar novas culturas, e até de experimentar novos sabores. Deus me tem permitido conhecer dezenas de países, viajando para pregar o Evangelho, ou simplesmente em viagens de família ou de lua de mel com meu marido. Para mim são momentos singulares: saber que estou em um outro continente, muito longe de casa, contemplando paisagens únicas e fazendo coisas distantes do meu cotidiano. Eu e meu marido sempre concordamos que é muito bom saber que estamos longe de tudo o que conhecemos, mas que permanecemos guardados e conhecidos por Deus! 

Quando viajamos, aprendemos que nosso mundo particular é muito pequeno, e que há muito mais para ver e conhecer. Nossa visão de mundo ampliada nos permite compreender que podemos gastar muita energia ou dinheiro com coisas sem importância, e que há muitas pessoas que vivem e até cultuam a Deus de forma séria, mas diferente da nossa. 

Viajar pra mim é um retiro para a alma, um retiro datado e planejado com antecedência. Mas há outros retiros possíveis e de curto prazo: um almoço tranquilo com uma pessoa amiga, um jantar semanal com o cônjuge, uma saída com os filhos para assistir um filme, um piquenique em família, momentos em que todos da casa se assentam para conversar, colocar os filhos pra dormir, ouvir as histórias dos netos, tomar um chocolate quente enquanto observamos a chuva cair…

É claro que ainda devemos nos retirar, se possível diariamente, para o nosso momento com Deus, quando lemos a Bíblia, cantamos os louvores que marcaram nossas vidas e conversamos com o Pai. E o ideal é fazermos isto com uma intensidade tal, que possamos nos retirar da realidade presente para entrarmos em outra atmosfera, espiritual, que envolva e transforme nossa alma. 

Nossa alma se cansa, se abate e se machuca. Pode adoecer por conta de nossos equívocos e das exigências diárias. E é exatamente por esta razão que eventualmente precisamos agendar alguns momentos para que ela descanse, se apazigue, possa respirar fundo, e se cale:  Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. De fato, acalmei e tranqüilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. (Salmo 131.1,2).

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.