Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Lidando com Verdades Pessoais

Todos os dias  o conceito de verdade está esvaziado. As verdades absolutas foram sendo transformadas em verdades relativas, que se mostravam verdadeiras ou falsas dependendo da situação externa ou de determinados pontos de vista ideológicos, e hoje estamos vivenciando o processo de encontrar as verdades pessoais, diferenciadas de uma pessoa para outra. 

Um exemplo prático e simplificado: se a verdade absoluta afirma que Devemos respeitar todas as pessoas, a verdade relativa diz que Devemos respeitar quem nos respeita, e a verdade pessoal sinaliza que Devo respeitar quem eu quiser. Passamos do universal para o particular, do social ao individual, onde o que o eu acha ou conceitua tem peso maior do que as regras e valores sociais. 

É recorrente ouvirmos as pessoas utilizando frases como “a minha verdade”, “a verdade de cada um”, “a verdade que eu escolhi”. Todas as pessoas hoje têm sua própria teoria sobre tudo, e muitas são as que fazem questão de pensar que, como adotaram certas técnicas e atitudes como suas verdades e escolhas de vida, podem compartilhar com outras, sem se importarem com as consequências alheias.  

Hoje, nas redes sociais, o que não falta são tutoriais sobre maquiagem, comida, educação de filhos e casamento. E também sobre como se suicidar, como destruir o casamento alheio, como trair sem que o conjugue saiba, como subir numa empresa sem se preocupar com o respeito aos concorrentes, ou como desenvolver anorexia e bulimia. 

A mídia tem nivelado as ditas verdades, como se todas fossem de fato verdades. A televisão mostra reportagens em que assassinos e estupradores são abraçados e paparicados pelo fato de serem transexuais. Buda, Alá ou outros deuses são tratados como Deus, como se o fossem, ignorando a verdade absoluta de que só há um Deus! Um grande líder religioso, dito cristão, já afirmou que budista ou muçulmano bonzinho vai entrar no céu – descartando a verdade absoluta de que Jesus é o único caminho para Deus!

Do ponto de vista pessoal, as verdades são que “o feto que eu carrego é meu e eu decido se aborto ou não”, “a vida é minha e eu decido quando tirá-la”. E para aqueles que não mais acreditam em verdades absolutas, e ainda não "encontraram" as suas, assumir as verdades de outros pode ter consequências graves. Acredite: há muitos seguidores em sites para ensinar e doutrinar futuros suicidas ou terroristas! 

Precisamos rever os conceitos e valores que estão nos forçando a abraçar. Nossos filhos precisam saber quais os modelos a seguir, conhecer com clareza as muitas regras sociais, e ter conceitos definidos com os quais consigam definir o certo e o errado. 

Sabemos que a Bíblia trabalha com verdades absolutas sobre Deus, salvação, pecado, vida social, profissional e emocional. São verdades que devem embasar todos os outros conceitos de vida, e são atemporais e universais, adequadas a todas as pessoas, épocas e sociedade.  Estas estão sendo abandonadas, cada vez mais substituídas por verdades relativas e pessoais, tornando nossas sociedades caóticas, formando pessoas mesquinhas, hedonistas, egoístas, amantes de si mesmas, tragicamente perdidas e confusas em meio a tantas verdades pessoais pregadas. 

Jesus declara que Ele é a Verdade. Precisamos, urgentemente, voltar aos absolutos da Bíblia!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.