Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Perplexos, mas não destruídos

Estamos vivendo um cenário mundial bastante confuso nestes dias em que o mundo todo se assusta com a pandemia do Coronavírus (Covid -19).  As fronteiras de vários países estão fechadas, muitos estão em quarentena em suas casas, e muitos são os que se angustiam face à perplexidade das notícias que recebemos. 

Algumas notícias são fake news, como a de que bebidas quentes matam ou evitam o vírus, que ingestão de álcool ajuda a combater o vírus, ou que urina ou estrume de vaca pode curar uma pessoa infectada! Outras são verídicas: como o fato de que precisamos nos hidratar bem e fazer o asseio das mãos com freqüência. 

Sabemos que estamos vivendo mais um dos sinais da volta de Jesus. O livro de Lucas registra as palavras de Jesus sobre os últimos dias, anunciando que: Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu.  (Lucas 21.11 NTLH). Isso significa que nós, que somos evangélicos, olhamos para esta situação e entendemos o cumprimento bíblico, mas ainda assim nos preocupamos. 

Nossa preocupação é legítima. Precisamos proteger nossa família, manter nossos filhos sob observação, e nos precaver para evitarmos o contágio. Devemos orar pelos que amamos, pelo Brasil e o mundo. Mas não precisamos deixar que nossa ansiedade transborde e atrapalhe a nossa paz emocional. 

Por mais difíceis que sejam as situações vividas, nós sabemos que Deus tem o controle da nossa vida. Mesmo que doenças possam adoecer o corpo, nossa alma precisa estar segura em Deus, e devemos estar cientes de que precisamos ser ainda muito mais cuidadosos com as coisas que podem matar a nossa fé – Não nos deixemos ser derrotados ou destruídos. Esta é a mensagem bíblica que Paulo escreve aos coríntios: De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. (2 Coríntios 4.8,9).

Não deixe que o desespero alcance você. Informe-se pelos canais competentes, fuja de notícias falsas que visam trazer ainda mais confusão à sua rotina, e afaste-se de pessoas que gostam de alarmar e causar ainda mais ansiedade e estresse. São muitos os que se contentam em disseminar medo e terror, pois em momentos de crise, se não estiverem firmes em Deus, estarão sujeitos ao desespero. 

Se você estiver trabalhando de casa, aproveite para fazer seu devocional com calma. Passe mais tempo em oração, faça jejum por sua família, e apóie as pessoas que necessitam do seu afeto e das suas palavras de consolo. Se seus filhos estiverem sem aula, utilize esta oportunidade para estar mais com eles e fazer culto doméstico, ensinando-os a pedir a Deus por suas vidas e saúde. 

Podemos estar abatidos ou perplexos. A situação é caótica e a crise mundial, é bastante séria. Mas é nestes momentos que precisamos como colunas da casa e da Igreja, reforçar para nossos familiares e amigos o cuidado de Deus, e reavaliar nossa dependência da bondade e misericórdia dele. 

Descanse em Deus, acalme seu coração, e confie na proteção que só Ele pode dar.

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.