Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Colocando a casa em ordem

A quarentena, para os que puderam ficar em casa, foi um período em que muitos arrumaram armários, colocaram a faxina em ordem e organizaram documentos que estavam em gavetas. 

Outros aproveitaram para conversar mais com os filhos, estreitando laços de afeto, e relembraram a alegria das refeições em família. Filhos aprenderam sobre o trabalho dos pais e tiveram ajuda dos seus genitores nos trabalhos escolares. 

Com a gradual finalização do confinamento, entraremos em um momento de repensar o que aprendemos com este tempo ímpar. Como manter ampliado o tempo com os filhos? É possível reorganizar as agendas profissionais para fazermos mais homework? De que modo não perder a intimidade revisitada com os filhos adolescentes? Que dia conseguiremos realizar cultos domésticos? De que forma vamos manter as faxinas em dia? 

A verdade é que sempre que estamos em situações extremas, mesmo com a morte rondando, precisamos manter a casa em ordem. Esta foi a ordem de Deus para o rei Ezequias, quando Isaías profetiza que ele haveria de morrer: Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará”. (2 Reis 20.1). 

Conhecemos esta bela história, em que o rei Ezequias ora ao Senhor, que lhe concede mais quinze anos de vida. Ele viveu por mais quinze anos, e teve uma nova chance de organizar sua casa e seu reinado! 

A verdade é que o relato bíblico nos mostra que seu filho Manassés, que o substituiu depois da sua morte, foi um rei muito indigno e distante de Deus: Ele fez o que o Senhor reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas. Reconstruiu os altares idólatras que seu pai Ezequias havia demolido; também ergueu altares para Baal e fez um poste sagrado, como fizera Acabe, rei de Israel. Inclinou-se diante de todos os exércitos celestes e lhes prestou culto. Construiu altares no templo do Senhor, do qual este tinha dito: "Em Jerusalém porei meu nome”. Nos dois pátios do templo do Senhor ele construiu altares para todos os exércitos celestes. Chegou a queimar o próprio filho em sacrifício, praticou feitiçaria e adivinhação e consultou médiuns e espíritas. Fez o que o Senhor reprova, provocando-o à ira. (2 Reis 21.2-6). 

Que triste observar que Ezequias teve mais quinze anos para organizar sua família, mas não o fez! E muitos são os que foram livres ou curados da COVID-19, e estão ganhando mais um tempo para organizar a sua casa!

Sim, o coronavírus ressaltou nossa pequenez e fragilidade. Nos fez reconsiderar as prioridades da nossa vida, e muitos crentes foram ceifados. Mas se seu e você fomos livres, cabe-nos organizar a nossa casa: evangelizar nossos filhos, reafirmar nossos votos e afetos conjugais, buscar mais intimidade com Deus e preparar a nossa vida para a volta de Jesus.

Esta pandemia, que faz parte do princípio das dores, é um alerta misericordioso de Deus sobre o arrebatamento e a necessidade de mantermos nossa fé firmada em Deus. E para estarmos prontos, precisamos arregaçar as mangas e ordenar nossa casa. 

Coloque em ordem sua casa. Reveja seu casamento, os hábitos familiares e os afetos com seus filhos e netos. Decida amar incondicionalmente, abraçar mais e dedicar-se à evangelização dos que ama. 

Coloque em ordem sua casa interior, seu eu. Faxine seus sentimentos, tire as teias de aranha de mágoas antigas e acabe com seus ressentimentos. Decida perdoar e esquecer. Limpe sua mente, escolha melhor seus amigos e atrações televisivas. 

Deixe seu eu pronto a ser preenchido pelo Espírito Santo de Deus. Mantenha seu devocional diário, volte a falar em línguas estranhas e a cantar louvores que edifiquem sua fé. 

Quando olhamos o grande número de mortos, muitos tão próximos, na nossa parentela ou espaço de trabalho, sabemos que precisamos aproveitar a oportunidade destes dias de vida que nos restam para organizar nosso eu, nosso casamento, nossa família, nossas prioridades, nossa saúde e nossa fé. 

Portanto, levante-se e mantenha a sua casa em ordem.

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

A Verdade Incomoda

Escrito por Elaine Cruz
A Verdade Incomoda

A Bíblia trabalha com verdades absolutas sobre Deus, salvação, pecado, e vida social, prof...

Saudades

Escrito por Elaine Cruz
Saudades

A palavra saudade em português, segundo a história, surgiu no período dos descobrimentos....

Ebenézer

Escrito por Elaine Cruz
Ebenézer

Sempre que comemoramos uma data importante, como o aniversário de fundação de uma igreja o...

A arte de justificar os erros

Escrito por Elaine Cruz
A arte de justificar os erros

É impressionante como aprendemos, desde a mais tenra infância, a justificar nossos erros....

A armadilha do Orgulho

Escrito por Elaine Cruz
 A armadilha do Orgulho

Desde que nascemos convivemos com outros – irmãos, pais, primos, amigos, parentes, vizinho...

Pobreza Moral

Escrito por Elaine Cruz
Pobreza Moral

Nossa capacidade de vasculhar as diversas regiões do mundo através das mídias sociais é im...

Quase…

Escrito por Elaine Cruz
Quase…

A palavra quase é um advérbio que usamos desde a infância, quando as crianças ainda só con...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2020 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.