Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Colocando a casa em ordem

A quarentena, para os que puderam ficar em casa, foi um período em que muitos arrumaram armários, colocaram a faxina em ordem e organizaram documentos que estavam em gavetas. 

Outros aproveitaram para conversar mais com os filhos, estreitando laços de afeto, e relembraram a alegria das refeições em família. Filhos aprenderam sobre o trabalho dos pais e tiveram ajuda dos seus genitores nos trabalhos escolares. 

Com a gradual finalização do confinamento, entraremos em um momento de repensar o que aprendemos com este tempo ímpar. Como manter ampliado o tempo com os filhos? É possível reorganizar as agendas profissionais para fazermos mais homework? De que modo não perder a intimidade revisitada com os filhos adolescentes? Que dia conseguiremos realizar cultos domésticos? De que forma vamos manter as faxinas em dia? 

A verdade é que sempre que estamos em situações extremas, mesmo com a morte rondando, precisamos manter a casa em ordem. Esta foi a ordem de Deus para o rei Ezequias, quando Isaías profetiza que ele haveria de morrer: Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará”. (2 Reis 20.1). 

Conhecemos esta bela história, em que o rei Ezequias ora ao Senhor, que lhe concede mais quinze anos de vida. Ele viveu por mais quinze anos, e teve uma nova chance de organizar sua casa e seu reinado! 

A verdade é que o relato bíblico nos mostra que seu filho Manassés, que o substituiu depois da sua morte, foi um rei muito indigno e distante de Deus: Ele fez o que o Senhor reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas. Reconstruiu os altares idólatras que seu pai Ezequias havia demolido; também ergueu altares para Baal e fez um poste sagrado, como fizera Acabe, rei de Israel. Inclinou-se diante de todos os exércitos celestes e lhes prestou culto. Construiu altares no templo do Senhor, do qual este tinha dito: "Em Jerusalém porei meu nome”. Nos dois pátios do templo do Senhor ele construiu altares para todos os exércitos celestes. Chegou a queimar o próprio filho em sacrifício, praticou feitiçaria e adivinhação e consultou médiuns e espíritas. Fez o que o Senhor reprova, provocando-o à ira. (2 Reis 21.2-6). 

Que triste observar que Ezequias teve mais quinze anos para organizar sua família, mas não o fez! E muitos são os que foram livres ou curados da COVID-19, e estão ganhando mais um tempo para organizar a sua casa!

Sim, o coronavírus ressaltou nossa pequenez e fragilidade. Nos fez reconsiderar as prioridades da nossa vida, e muitos crentes foram ceifados. Mas se seu e você fomos livres, cabe-nos organizar a nossa casa: evangelizar nossos filhos, reafirmar nossos votos e afetos conjugais, buscar mais intimidade com Deus e preparar a nossa vida para a volta de Jesus.

Esta pandemia, que faz parte do princípio das dores, é um alerta misericordioso de Deus sobre o arrebatamento e a necessidade de mantermos nossa fé firmada em Deus. E para estarmos prontos, precisamos arregaçar as mangas e ordenar nossa casa. 

Coloque em ordem sua casa. Reveja seu casamento, os hábitos familiares e os afetos com seus filhos e netos. Decida amar incondicionalmente, abraçar mais e dedicar-se à evangelização dos que ama. 

Coloque em ordem sua casa interior, seu eu. Faxine seus sentimentos, tire as teias de aranha de mágoas antigas e acabe com seus ressentimentos. Decida perdoar e esquecer. Limpe sua mente, escolha melhor seus amigos e atrações televisivas. 

Deixe seu eu pronto a ser preenchido pelo Espírito Santo de Deus. Mantenha seu devocional diário, volte a falar em línguas estranhas e a cantar louvores que edifiquem sua fé. 

Quando olhamos o grande número de mortos, muitos tão próximos, na nossa parentela ou espaço de trabalho, sabemos que precisamos aproveitar a oportunidade destes dias de vida que nos restam para organizar nosso eu, nosso casamento, nossa família, nossas prioridades, nossa saúde e nossa fé. 

Portanto, levante-se e mantenha a sua casa em ordem.

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.