Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Chega de preocupação

“Respondeu o Senhor: Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas” (Lucas 10.41).

Pelo fato de vivermos em um mundo de tanta correria e de tanta agitação, a preocupação é algo que está presente em todos os lugares e com todas as pessoas. Até as crianças têm preocupação, e nós não escapamos dela também. Reflitamos um pouco sobre esse assunto, que tem ocasionado muitas dificuldades a muitas pessoas, gerando medo, ansiedade e até adoecimento físico.

Inicialmente, vejamos o que significa o termo “preocupação”: segundo um dos melhores dicionários, preocupação indica uma ideia fixa e antecipada que perturba o espírito a ponto de causar sofrimento moral. Também indica perda de tranquilidade de espírito devido ao interesse ou sentimento de responsabilidade que se tem por certas pessoas ou coisas.

Até certo ponto, é normal que sintamos preocupação quando somos pessoas responsáveis, honestas, cumpridoras de deveres etc. Mas precisamos ficar em alerta, pois é muito fácil que nos deixemos dominar por excessos que podem trazer sérias consequências as nossas vidas.

Mas, o que nos diz a Palavra de Deus sobre esse assunto?

Vejamos alguns conselhos importantes a serem observados por todos os que servem ao Senhor. As Sagradas Escrituras nos ensinam que não devemos nos ocupar com as coisas antes que elas cheguem a nós. Isto é preocupação. Vamos passar algumas dicas que lhe ajudarão vencer a preocupação:

1- Ore, em vez de ficar de um lado para o outro, ansiosa, esperando o que vai acontecer. Diga: “Senhor, eu lanço essa ansiedade sobre Ti, e sei que o Senhor terá cuidado de mim” (Sl 55.22).

2- Mantenha a calma! Quem está no controle da sua vida é Deus, então deixa de agitação. Diga à sua alma: “Calma, alma minha! Deus ainda é o Senhor da história” (Sl 42.11).

3- Faça uma lista do que lhe preocupa, passe um traço em baixo e ponha: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.13).

4- Viva a cada dia com satisfação e louvor. “Bendize, oh minha alma, ao Senhor e tudo o que há em mim, bendiga ao seu Santo nome” (Sl 103.1).

5- Saiba que o seu Deus é suficiente para sua vida, e quando Ele levanta a voz, não há terra que não se derreta (Sl 46.6).

Seguindo regularmente essas orientações, você gradativamente vai sentir-se mais confiante, mais fortalecida e obterá vitória sobre a preocupação. Deixe-a nas mãos potentes de nosso Deus e diga como o salmista: “Minha ansiedade já lancei sobre o Senhor e Ele vai cuidar de mim” (1 Pe 5.7)!

juditeJudite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Deus pôs a eternidade no nosso cora...

Escrito por Judite Alves
Deus pôs a eternidade no nosso coração

Todos os nossos dias estão unidos, do começo ao fim. “Ontem é o pai de hoje, e hoje é o pa...

Aprovadas ou reprovadas? Uma avalia...

Escrito por Judite Alves
Aprovadas ou reprovadas? Uma avaliação final do ano de 2018

Gosto de refletir, usar metáforas e alegorias quando sou levada a escrever ou discorrer so...

Quando a Boca Cala, o Corpo Fala

Escrito por Judite Alves
Quando a Boca Cala, o Corpo Fala

Vivemos num mundo em que há momentos que parece que estamos a bordo de um grande avião: a...

A AutoAvaliação - O Desafio dos Nos...

Escrito por Judite Alves
A AutoAvaliação - O Desafio dos Nossos Dias

Refletir sobre a autoavaliação, ou seja, pensar em como, e no que ocupamos a nossa mente e...

Quanto custa um Abraço?

Escrito por Judite Alves
Quanto custa um Abraço?

Um abraço é um gesto de carinho, amor, afeto, amizade; pode significar também motivação, a...

Como remir nosso tempo?

Escrito por Judite Alves
Como remir nosso tempo?

“Remindo o tempo, porquanto os dias são maus” (Efésios 5.16) Devemos ter atenção em como o...

Chega de preocupação

Escrito por Judite Alves
Chega de preocupação

“Respondeu o Senhor: Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas” (Luc...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2019 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.