Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Final do Ano: Expectativas X Lembranças

A cada final de ano, comemoramos o Natal, o nascimento de Jesus, promessa de Deus para nós e alegria para todos quantos O receberam como seu Salvador. Ademais disso, há expectativas no que diz respeito ao final do ano, ou à passagem do ano velho e chegada do novo. Eexpectativa é uma espera fundada em probabilidade, ou promessa, de que pode ser boa, causando esperança, ou ruim, resultando em desesperança.

É bem verdade que há algumas pessoas que, por algum motivo que marcou suas vidas, muitas vezes sentem que esse período as deixa tristes, desmotivadas e "pra baixo", com distimia (doença do mau humor, podendo desenvolver o Transtorno Depressivo Persistente). Essas pessoas sentem-se desmotivadas, tristes e infelizes numa época tão linda, de fraternidade e comemorações.

Se você, querida irmã, passa por este momento, há um conselho de Deus para você: "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Vede, eu faço uma coisa nova…" (Is 43.18-19). Em vez de se prender ao passado, diga como Paulo: "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão adiante de mim, prossigo para o alvo "(Fp 3.13-14). Desapegue-se das tristes memórias, e desfrute, amada, o verdadeiro sentindo do Natal: o Emanuel conosco, o presente de Deus para nós - Jesus, nosso Senhor e Salvador.

E o ano novo, que a muitos traz medo e pavor, é a oportunidade que o Deus do amor e da misericórdia nos brinda para vivermos uns dias a mais sobre a terra para desfrutarmos de suas bênçãos como a da família, dos amigos, da saúde, dentre outras. Tudo isso desfrutamos no nosso jornadear, mas nada se compara com as bênçãos espirituais que usufruímos em Cristo, o nosso verdadeiro Natal.

Não resta dúvida de que Deus não engana ninguém. Ele disse aos israelitas: "A terra que vocês passam a possuir é terra de montes e de vales, que bebe a água das chuvas dos céus... os olhos do Senhor, teu Deus, estão sobre ela continuamente, desde o começo até o fim do ano" (Dt 11.11-12). Portanto, não tenha medo do novo, tenha boas expectativas no lugar onde Deus está lhe permitindo viver neste exato momento. Se é no monte, seguramente é para você ficar mais perto dEle, e sua visão será ampliada, porque de cima vemos mais. Quanto mais alto, mais a paisagem é ampliada. Abraão disse: "no Monte do Senhor se proverá" (Gn 24.14). 

De outro modo, se é o seu momento no vale, Jesus, a Luz do mundo, projeta luz nele. Davi disse: "Ainda que eu andasse pelo vale... não temeria, porque tu estás comigo" (Sl 23.4). Mas, se você está no deserto, não desanime: você aí está para provar o que está no seu coração e para que você veja os milagres de Deus em sua vida (Dt 8.2; Os 2.14-15).

Em quaisquer dessas situações, Deus quer nos dar a oportunidade de sermos felizes, pois nossa felicidade não se restringe a coisas temporárias e terrenais, mas toca a eternidade (2 Co 4:17). O passado são reminiscências apenas, não o traremos jamais ao presente. O futuro não o conhecemos, só o Eterno conhece (Is 43.13). Viva o presente sossegada em Deus e confiada nEle, e você terá forças para enfrentar o futuro sem medo.

Digamos como Davi: "No dia em que eu temer, hei de confiar em ti" (Sl 56.3). Em Jesus, o nosso tudo, eu e você triunfaremos!

FELIZ 2020!

Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Seja uma mulher de coragem

Escrito por Judite Alves
Seja uma mulher de coragem

Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o...

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

Um exercício eficaz: a piedade

Escrito por Judite Alves
Um exercício eficaz: a piedade

Queridas, estive pensando nestes dias e avaliando como me saí no que diz respeito ao cuida...

Você ou Deus no controle?

Escrito por Judite Alves
Você ou Deus no controle?

Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deu...

O Reparador Divino

Escrito por Judite Alves
O Reparador Divino

A palavra reparar, no dicionário, é um verbo ou uma ação que significa, refazer, recompor,...

O preço de ser verdadeiro

Escrito por Judite Alves
O preço de ser verdadeiro

Ser verdadeiro. Este é um grande desafio em mundo mergulhado em notícias falsas, relaciona...

O poder da influência 

Escrito por Judite Alves
O poder da influência 

O mundo está confuso, sem paradigmas e sem referenciais, sem firmeza e sem determinação. O...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.