Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Cuidado! Não se envolva em Fake News

Nunca, em toda a história, vivemos um tempo de tanto engano. O advento da tecnologia abriu o caminho para o acesso fácil ao conhecimento, mas – como tudo o que tem o dedo do ser humano – esse conhecimento veio impregnado de mentiras. 

Propagandas com um conteúdo atraente, mas cheias de engano, as famigeradas fake news ou notícias falsas, o linguajar baixo das fofocas desprovidas de qualquer verdade, tudo isso parece que veio para ficar e nos afastar ainda mais. Quando pensamos que estávamos derrubando barreiras, acabando com as fronteiras, eis que surgem as muralhas do engano, afastando-nos uns dos outros pela desconfiança.

Ademais, a inteligência dos mais cultos tem se curvado ao que é vão, tolo, desprezível. Mentes engenhosas que produzem o mal deturpam a imagem de Deus tornando as relações humanas um campo de guerra, cujas armas são palavras ofensivas, caluniosas. O que nos distingue dos animais, a nossa razão, não é mais usada para trazer glória, mas vergonha e desprezo. Os que se ocupam desses conteúdos, por outro lado, não se dão conta do mal embutido na forma de conhecimento e informação e ocupam horas do dia absortos, lendo e repassando noticias falsas; não sabem de onde partiu, quem as escreveu e idealizou, e o que está por trás dessas mentiras e com que intenção  foram produzidas, mas mesmo assim escolhem ouvi-las, detendo-se no caminho dos pecadores e até assentando-se na roda dos escarnecedores virtuais (Salmo 1).

Mas a Bíblia fala sobre fake news? Certamente que sim. Acompanhe comigo:  a Palavra de Deus diz através do profeta Isaias: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem chamam; que fazem das trevas luz e da luz fazem trevas; que mudam o amargo em doce e o doce mudam em amargo” (Is 5.20). Não devemos nos envolver com a maioria para torcer a verdade, e aceitar uma mentira como verdade! Essa é a verdade e Deus, que é o juiz, julgará a todos (Is 33.22).

O sábio Salomão já dizia que “a língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama tolices. Os olhos do Senhor estão em todo lugar olhando os bons e os maus” (Pv 15.3-4). Os que se dedicam às fake news não têm paz, de noite maquinam a maldade como falou o profeta Miquéias: “Ai daqueles que ainda no seu leito imaginam a iniquidade e planejam o mal. Ao amanhecer, eles o praticam porque têm poder para tanto”. (Mq 2.1) 

A autoanálise nunca foi tão importante, acompanha da oração que diz: “Sonda-me, ó Deus, e conhece os meus pensamentos e vê se há algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24). Se queremos de fato agradar a Deus, devemos ter muito cuidado com as mensagens que recebemos e as que encaminhamos. Devemos em tudo sermos guiadas pelo Espírito de Deus. Por um clique, ou por uma leitura ou coisa semelhante, entramos em situações embaraçosas. Essa prática, além do mais, pode ser viciante e pode ainda trazer doenças emocionais como a síndrome do toque fantasma, náusea digital, depressão, nomofobia e a pior delas, na minha visão, a falta de interação social. 

Aqui estão alguns passos que poderão nos ajudar a não disseminarmos notícias falsas:

1- Peça a Deus sabedoria e discernimento para distinguir entre o certo e o errado; o verdadeiro do falso ( Pv 9.1`0-12);
2- Tenha consciência de que quando você lê, sorri e repassa, você está agradando ao pai da mentira e não a Deus (Jo 10.10);
3- Se você é salvo, deve melhorar seu caminho cada dia, como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Ap 22.11);
4- Persevere no que você aprendeu e busque não ser dominada por notícias que não são verdadeiras. Ainda que seja por brincadeira é um engano e desagrada a Deus. “Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é aquele que engana o seu próximo e diz: ‘fiz isso por brincadeira’” (Pv 26.18-19);
5- Por último, toda informação que receber, antes de encaminhar para outros, passe pela “peneira” divina: “isso é justo? É puro? É amável? É de boa fama? Há virtude nisso?” Se não passar por esse critério, devolva a mensagem para quem lhe enviou e diga: “estou empenhada em agradar a Deus e o que não passar por esses filtros não fará parte de mim”.

Deus nos chamou para sermos portadoras de boas novas e não de notícias falsas. O alto chamado que Ele nos fez um dia será cobrado de nós. Sejamos como Cristo no mundo, sejamos mensageiras do Evangelho, as boas notícias do Reino.

Meu abraço.

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Cuidado! Não se envolva em Fake New...

Escrito por Judite Alves
Cuidado! Não se envolva em Fake News

Nunca, em toda a história, vivemos um tempo de tanto engano. O advento da tecnologia abriu...

De Volta ao Lar

Escrito por Judite Alves
De Volta ao Lar

Os dias de hoje são dias de muita apreensão, expectativa e incerteza para alguns; de perda...

Não seja manipuladora

Escrito por Judite Alves
Não seja manipuladora

Por estes dias, pensava em que mensagem traria para vocês, mulheres. Foi quando me veio o...

Isolamento social: Deus nos chama p...

Escrito por Judite Alves
Isolamento social: Deus nos chama para o lar

Que dias os nossos! Alguns em pânico, outros alimentando a ansiedade e – que tristeza! –...

Devemos nos apegar a Deus

Escrito por Judite Alves
Devemos nos apegar a Deus

Creio que você deve ter ouvido a respeito de alguém, ou, quem sabe, até sobre você mesmo,...

Habilidades Sociais são cruciais pa...

Escrito por Judite Alves
Habilidades Sociais são cruciais para as relações

Deus, ao criar o homem, declarou que não seria bom que ele vivesse sozinho; e como bom arq...

O Fruto da Boca

Escrito por Judite Alves
O Fruto da Boca

“Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios se farta...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2020 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.