Lídia Dantas Costa

Lídia Dantas Costa é casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos. E há 15 coordena os Encontros de Casais em sua igreja. ‬ ‪Há 32 anos é professora da ED e há seis coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na ADB Guarulhos. Preside a ABEM –Associação Beneficente Estrela da Manhã há seis anos. Há quatro está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo – FAESP. Ministra palestras para Casais e Famílias e presta atendimento gratuito na ADB - Guarulhos, em Aconselhamento, Terapia Familiar e de Casal.

Favos de Mel

A vida cotidiana traz-nos várias tarefas em um mesmo dia. E, minha querida irmã, muitas vezes, nós, mulheres, não temos somente uma jornada de trabalho. Muitas têm duas, três ou mais, pois, após o horário normal de trabalho, retornamos para o lar onde organizamos a casa e suas tarefas, a alimentação e as roupas; cuidamos de tudo que diz respeito aos filhos e em muitas ocasiões, temos que lidar com dificuldades pessoais de nossos familiares, estudos, dúvidas, sofrimentos, amores, desamores, falta de dinheiro, doenças, desemprego...Ufa!!!

Amada, as muitas preocupações são pesadas de carregar; sobrecarregam não só a nossa mente, mas também nosso coração e querem roubar de nós a alegria e a paz.

Realmente, não podemos escapar delas, mas podemos encará-las da forma correta: como mulheres cristãs. Se eu e você permitirmos que o excesso de preocupações domine nossa mente, essas mesmas preocupações passarão, consequentemente, a dominar nossa vida. Com o passar do tempo e com o acúmulo de toda essa demanda, é possível que nos tornemos pessoas amargas e resmungonas. Isso pode ocorrer, gradativamente, de forma que nem percebamos, mas as pessoas que convivem conosco no cotidiano perceberão.

"A solicitude [receio, apreensão] no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra." Pv 12:25.

Minha irmã, seríamos omissas ou descuidadas com nossas obrigações, se, simplesmente, as deixássemos de lado. Portanto, avalie bem para que aquilo que estiver ao seu alcance de realizar e resolver, seja feito. Porém, para aquilo que a solução não estiver em suas mãos, existe algo a ser feito, pois cremos que nosso Deus Pai é zeloso, misericordioso e tem cuidado de nós. As nossas preocupações e as questões do dia a dia não são maiores do que o amor e o poder do nosso Deus.

Na Bíblia, Paulo nos diz em 1Tm 5:8: "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." Entendemos que é fundamental sermos amáveis e cuidadosas com as pessoas, especialmente com nossa família, buscando a paz e o bem estar entre os nossos, entregando as preocupações e os fardos ao nosso amado Senhor Jesus: "Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve." Mt 11.30.

O que estiver ao seu alcance de fazer, faça e faça bem feito! Divida tarefas e delegue funções, pois não somos supermulheres. No convívio familiar, nós e nossos queridos cometemos falhas e erros sem perceber: largamos roupas e objetos pessoais jogados pela casa. Esquecemos de guardar alimentos na geladeira. Deixamos o banheiro todo molhado sem pensar no próximo que vai usá-lo. Deixamos de dar recados importantes... E muito mais. Quando menos esperamos, alguém vem em nossa direção enraivecido, dizendo palavras brutas. Se a nossa vontade é de brigar e ofender da mesma forma, então conte até três... E experimente dizer palavras como: Você tem razão. Eu errei. Me perdoe. Da próxima vez serei mais atenta. Desculpe-me. São palavras especiais que apaziguam situações de descontrole, já que na Bíblia aprendemos: "A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Pv 15.1.

Amada, promova a paz dentro de sua casa, em sua família, ao seu redor e você verá quanta diferença fará. "Favos de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos." Pv 16:24. Mesmo que você sinta que todos deveriam fazer o mesmo; deveriam, sim, mas enquanto eles não percebem que podem agir da mesma forma que você está agindo, faça você a diferença. "Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens." Rm 12:18. Você verá que breve sua casa terá um ambiente muito mais agradável; um ambiente de paz! E você, amada, será a maior beneficiada.

E eu rogo ao Senhor, querida irmã, que "Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor." 2Jo 1:3.

 Lídia Dantas Costa

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Pronto a ouvir! Pronto a socorrer!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Pronto a ouvir! Pronto a socorrer!

A oração faz parte de nossa vida cristã desde os primeiros passos que damos na presença de...

Chamadas para um propósito

Escrito por Lídia Dantas Costa
Chamadas para um propósito

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,...

Não há outro mandamento maior do qu...

Escrito por Lídia Dantas Costa
Não há outro mandamento maior do que estes

É maravilhoso meditarmos no Deus Todo Poderoso ao qual servimos. Seu poder, domínio e maje...

A paz que excede todo o entendiment...

Escrito por Lídia Dantas Costa
A paz que excede todo o entendimento!

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos...

Feliz Natal com Jesus!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Feliz Natal com Jesus!

Amada irmã, quanto os dias que antecedem o Natal e envolvem suas comemorações nos fazem me...

Novo propósito

Escrito por Lídia Dantas Costa
Novo propósito

Quando em nosso encontro com Jesus Cristo temos a vida transformada e somos invadidas pelo...

Para a glória de Deus!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Para a glória de Deus!

Ao meditarmos no imensurável amor de Deus por nós, entendemos que este amor foi tão grande...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.