Lídia Dantas Costa

Lídia Dantas Costa é casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos. E há 15 coordena os Encontros de Casais em sua igreja. ‬ ‪Há 32 anos é professora da ED e há seis coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na ADB Guarulhos. Preside a ABEM –Associação Beneficente Estrela da Manhã há seis anos. Há quatro está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo – FAESP. Ministra palestras para Casais e Famílias e presta atendimento gratuito na ADB - Guarulhos, em Aconselhamento, Terapia Familiar e de Casal.

Este é o tempo

Hadassa, uma jovem órfã, adotada por seu primo Mardoqueu, ambos judeus que viviam na cidade de Susã no período do reinado do grande rei Assuero, da Pérsia, alcança o cobiçado trono deste reino e torna-se a rainha Ester.

Ester era dotada de uma grande beleza. Porém, não foi só por sua beleza que chegou à posição de rainha. Todos que a conheciam agradavam-se dela, pois sua atitude era amável e amigável:

...e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam.” Et 2:15b. Diante de uma situação adversa para ela e seu povo, os judeus, ela teve sabedoria de ouvir conselhos de pessoas mais experientes e não agiu precipitadamente, antes, pediu que todo o povo judeu jejuasse por três dias e, assim também ela e suas servas jejuaram.“Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe separa tal tempo como este chegaste a este reino? Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.” Et 4: 13-16. Além da amabilidade e da sabedoria, ela buscou coragem e demonstrou tê-la, pois para salvar seu povo foi necessário que ela entrasse na presença do rei sem ser chamada, ato este que poderia ser punido até com a morte. Com a sabedoria dada por Deus, teve uma peculiar estratégia: preparou dois banquetes nos quais recebeu o favor do rei. Com todo cuidado e palavras sabiamente escolhidas, revelou os planos terríveis do mau Hamã, salvando assim a todo o povo judeu, inclusive a si própria. (Et 7:1-2).

A história de Ester é linda, enriquecedora e podemos meditar de tal modo a aplicá-la em minha e em sua vida, minha amada irmã. Tanto Ester na Pérsia, como José no Egito (Gn 37-50) e Daniel na Babilônia (Dn 1-2) foram judeus em terras estranhas de povos pagãos que sofreram conspiração de morte, porém resistiram. Foram fiéis ao Senhor Deus, sendo assim, livres de morrer; logo alcançaram altos e honrosos cargos nessas terras estrangeiras. Tudo isso nos traz à memória que nós servimos a Deus, temos Cristo e Ele nunca nos deixa só; Ele nunca está ausente. Mesmo que vivamos em ambientes contrários onde ninguém conheça e sirva a Deus. Mesmo que ninguém sinta a presença dEle, Ele está ali por você, minha irmã.

Amada, onde quer que o Senhor tenha colocado você, saiba que Ele tem propósito.“E quem sabe separa tal tempo como este chegaste a este reino?” Et 4:14b. Quando estiver ao seu alcance ajudar a salvar pessoas do pecado, de sofrimentos, de injustiças ou da morte, faça. Não nos acovardemos e nem sejamos egoístas, pois no maravilhoso exemplo de Ester vimos que, apesar de ela estar no melhor lugar e na melhor posição, ela correu riscos; buscou coragem e não deixou que seu povo perecesse. Quem é seu povo? Sua família? Sua parentela? Sua vizinhança? Seus funcionários? Seus alunos? Seus colegas de trabalho? Suas irmãs em Cristo? Sua igreja? Quem ou quantos sejam não espere que só o Senhor nosso Deus faça todas as coisas, mas deixe-se ser usada por Ele. Você pode ser usada como a providência de Deus para cumprir os propósitos que Ele tenha onde você estiver. Ore, busque dEle a direção e aja. “Para tal tempo como este” você está neste lugar! É possível que situações difíceis surjam para serem enfrentadas nas quais pode ser perigoso fazer o que é certo, mas peça a Deus sabedoria e coragem para agir corretamente. O Senhor Jesus vai dar a você toda a estratégia necessária para alcançar o objetivo perfeito.

O Senhor a ajudará e fortalecerá! Você, minha irmã, vencerá e muito se alegrará em ver quão grandes coisas fez o Senhor através de sua vida!

 Lídia Dantas Costa

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Mulher Temente

Escrito por Lídia Dantas Costa
Mulher Temente

Pv 31:30 – “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa si...

Alto Refúgio!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Alto Refúgio!

“Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu lib...

O Senhor é Maravilhoso!

Escrito por Lídia Dantas Costa
O Senhor é Maravilhoso!

No decorrer da vida cristã quantas experiências você tem vivido com Deus, irmã amada? Expe...

E a família, como vai?

Escrito por Lídia Dantas Costa
E a família, como vai?

Quanto você tem percebido, amada irmã, que os conceitos sobre família têm sofrido mudanças...

O Amor de Deus

Escrito por Lídia Dantas Costa
O Amor de Deus

Ao meditar sobre o amor de Deus por nós, minha querida irmã, entendemos que é muito grande...

Espiritualmente Saudável

Escrito por Lídia Dantas Costa
Espiritualmente Saudável

Aceitamos a Jesus Cristo como Salvador, os dias passam e cada uma de nós encontra seu luga...

Viver sem Medo

Escrito por Lídia Dantas Costa
Viver sem Medo

Ao assistir ao noticiário, ao ler o jornal ou conversar com determinadas pessoas, você alg...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2018 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.