Lídia Dantas Costa

Lídia Dantas Costa é casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos. E há 15 coordena os Encontros de Casais em sua igreja. ‬ ‪Há 32 anos é professora da ED e há seis coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na ADB Guarulhos. Preside a ABEM –Associação Beneficente Estrela da Manhã há seis anos. Há quatro está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo – FAESP. Ministra palestras para Casais e Famílias e presta atendimento gratuito na ADB - Guarulhos, em Aconselhamento, Terapia Familiar e de Casal.

Mulher Temente

Pv 31:30 – “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.”

Minha amada, ao refletir sobre este trecho da Bíblia, estamos tomando conhecimento das palavras da mãe de um rei, aconselhando-o quanto a uma boa esposa. Esta é a tão conhecida passagem sobre a mulher virtuosa de Provérbios 31.

E o que significa SER VIRTUOSA? É aquela que tem virtudes, que tem disposição firme e constante para a prática do bem, que tem força e valor moral.

Na Nova Versão Internacional da Bíblia ela é chamada de esposa exemplar. E no hebraico a palavra “virtuosa” pode significar rica, próspera, valorosa, ousadamente corajosa, forte, guerreira poderosa.
Ao ler este texto, sempre temos a imagem de uma mulher perfeita. Porém não é isto que o texto nos descreve, mas sim, uma mulher valente que luta com dedicação para fazer que o seu lar seja uma bênção.
Em Provérbios 31, está escrito:

v.10 “Mulher virtuosa que a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” – Ela tem maior valor do que pedras preciosas ou qualquer riqueza.

v.11 “O coração de seu marido esta nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.”– Seu marido tem confiança nela para compartilhar assuntos, situações delicadas, nas finanças da casa e em relação a fidelidade conjugal. Ela é confiável.

v.12 “Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.” – Ela honra o seu marido em dias bons ou dias maus. Independente dele merecer ela lhe faz o bem todos os dias.

V.13,14 e 15 “Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir as tarefas das servas.”– Apesar de seu trabalho, ela tem prazer em cuidar de sua casa e de sua família, organiza tudo para que funcione bem.

v.16 “Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.”– É participativa. Está inteirada dos negócios da família, nas decisões financeiras.

v.17, 18 e 19 “Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apega de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.”– É dedicada, esforçada, valente no trabalho e realiza tudo com disposição e boa vontade.

v.20 “Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.”– É solidária. Compartilha do bem que tem recebido do Senhor com seu próximo.

v.21 e 22 “Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.”– É prevenida. Tem reservas para situações de necessidades.

v.23 “Seu marido é conhecida nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.”– Seu marido é honrado pelas pessoas.

v.24 “Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.”– Ela tem talentos.

v.25 “A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.”– É forte, digna e confiante. Sabe em quem confiar.

v.26 “Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.“– É sábia e boa conselheira. Usa palavras que edificam.

v.27 “Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.”–Dá valor ao trabalho e não se deixa levar pela preguiça.

v.28 “Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.”– É valorizada por seus filhos e seu marido a elogia.

v.29 “Muitas filhas tem procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente.” – Tem seu valor reconhecido.

v.30 “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.”– É temente a Deus.

O trecho de Provérbios 31: 30a “enganosa é a graça, e vã é a formosura” nos apresenta uma mulher de valores em quem a beleza que predomina é a beleza interior, que vem da paz com Deus. Correlacionando com nossos dias, a paz que vem da salvação em Jesus Cristo.

Devemos cuidar bem de nossa aparência e nos vestir bem, de forma que não envergonhemos:
• o nome de Jesus,
• o nosso próprio nome,
• o nome de nosso esposo;
• que eu não leve outros a pecar.

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.” 1 Tm 2:9,10

Em Provérbios 31:30b,“mas a mulher que teme ao Senhor”, vemos que a maior, fundamental e mais admirável característica desta mulher é o TEMOR ao Senhor. Ela ama ao Senhor. Respeita ao Senhor. Quer fazer-lhe a vontade. Reconhece-o como Senhor. E ser temente a Elevem acompanhado de promessas como estas:

Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.” Sl 128:1

No temor do Senhor há firme confiança e Ele será um refúgio para seus filhos.” Pv 14:26

O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, não o visitará mal nenhum.  Pv19:23

Finalmente, em Provérbios 31:30c, “essa será louvada”, vê-se que o resultado da obra das suas mãos a louvará; o Senhor a louvará. Amada irmã, o Senhor a encherá de seu Espírito Santo,o seu coração vai transbordar e alcançará todos a sua volta!

 Lídia Dantas Costa

 *A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Compartilhando a Fé em Cristo

Escrito por Lídia Dantas Costa
Compartilhando a Fé em Cristo

Quando meditamos sobre fé nos lembramos de personagens bíblicos que exerceram a fé, extrao...

Mulher Temente

Escrito por Lídia Dantas Costa
Mulher Temente

Pv 31:30 – “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa si...

Alto Refúgio!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Alto Refúgio!

“Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu lib...

O Senhor é Maravilhoso!

Escrito por Lídia Dantas Costa
O Senhor é Maravilhoso!

No decorrer da vida cristã quantas experiências você tem vivido com Deus, irmã amada? Expe...

E a família, como vai?

Escrito por Lídia Dantas Costa
E a família, como vai?

Quanto você tem percebido, amada irmã, que os conceitos sobre família têm sofrido mudanças...

O Amor de Deus

Escrito por Lídia Dantas Costa
O Amor de Deus

Ao meditar sobre o amor de Deus por nós, minha querida irmã, entendemos que é muito grande...

Espiritualmente Saudável

Escrito por Lídia Dantas Costa
Espiritualmente Saudável

Aceitamos a Jesus Cristo como Salvador, os dias passam e cada uma de nós encontra seu luga...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2018 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.