Lídia Dantas Costa

Lídia Dantas Costa é casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos. E há 15 coordena os Encontros de Casais em sua igreja. ‬ ‪Há 32 anos é professora da ED e há seis coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na ADB Guarulhos. Preside a ABEM –Associação Beneficente Estrela da Manhã há seis anos. Há quatro está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo – FAESP. Ministra palestras para Casais e Famílias e presta atendimento gratuito na ADB - Guarulhos, em Aconselhamento, Terapia Familiar e de Casal.

Mulher Temente

Pv 31:30 – “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.”

Minha amada, ao refletir sobre este trecho da Bíblia, estamos tomando conhecimento das palavras da mãe de um rei, aconselhando-o quanto a uma boa esposa. Esta é a tão conhecida passagem sobre a mulher virtuosa de Provérbios 31.

E o que significa SER VIRTUOSA? É aquela que tem virtudes, que tem disposição firme e constante para a prática do bem, que tem força e valor moral.

Na Nova Versão Internacional da Bíblia ela é chamada de esposa exemplar. E no hebraico a palavra “virtuosa” pode significar rica, próspera, valorosa, ousadamente corajosa, forte, guerreira poderosa.
Ao ler este texto, sempre temos a imagem de uma mulher perfeita. Porém não é isto que o texto nos descreve, mas sim, uma mulher valente que luta com dedicação para fazer que o seu lar seja uma bênção.
Em Provérbios 31, está escrito:

v.10 “Mulher virtuosa que a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” – Ela tem maior valor do que pedras preciosas ou qualquer riqueza.

v.11 “O coração de seu marido esta nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.”– Seu marido tem confiança nela para compartilhar assuntos, situações delicadas, nas finanças da casa e em relação a fidelidade conjugal. Ela é confiável.

v.12 “Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.” – Ela honra o seu marido em dias bons ou dias maus. Independente dele merecer ela lhe faz o bem todos os dias.

V.13,14 e 15 “Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir as tarefas das servas.”– Apesar de seu trabalho, ela tem prazer em cuidar de sua casa e de sua família, organiza tudo para que funcione bem.

v.16 “Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.”– É participativa. Está inteirada dos negócios da família, nas decisões financeiras.

v.17, 18 e 19 “Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apega de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.”– É dedicada, esforçada, valente no trabalho e realiza tudo com disposição e boa vontade.

v.20 “Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.”– É solidária. Compartilha do bem que tem recebido do Senhor com seu próximo.

v.21 e 22 “Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.”– É prevenida. Tem reservas para situações de necessidades.

v.23 “Seu marido é conhecida nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.”– Seu marido é honrado pelas pessoas.

v.24 “Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.”– Ela tem talentos.

v.25 “A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.”– É forte, digna e confiante. Sabe em quem confiar.

v.26 “Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.“– É sábia e boa conselheira. Usa palavras que edificam.

v.27 “Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.”–Dá valor ao trabalho e não se deixa levar pela preguiça.

v.28 “Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.”– É valorizada por seus filhos e seu marido a elogia.

v.29 “Muitas filhas tem procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente.” – Tem seu valor reconhecido.

v.30 “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.”– É temente a Deus.

O trecho de Provérbios 31: 30a “enganosa é a graça, e vã é a formosura” nos apresenta uma mulher de valores em quem a beleza que predomina é a beleza interior, que vem da paz com Deus. Correlacionando com nossos dias, a paz que vem da salvação em Jesus Cristo.

Devemos cuidar bem de nossa aparência e nos vestir bem, de forma que não envergonhemos:
• o nome de Jesus,
• o nosso próprio nome,
• o nome de nosso esposo;
• que eu não leve outros a pecar.

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.” 1 Tm 2:9,10

Em Provérbios 31:30b,“mas a mulher que teme ao Senhor”, vemos que a maior, fundamental e mais admirável característica desta mulher é o TEMOR ao Senhor. Ela ama ao Senhor. Respeita ao Senhor. Quer fazer-lhe a vontade. Reconhece-o como Senhor. E ser temente a Elevem acompanhado de promessas como estas:

Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.” Sl 128:1

No temor do Senhor há firme confiança e Ele será um refúgio para seus filhos.” Pv 14:26

O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, não o visitará mal nenhum.  Pv19:23

Finalmente, em Provérbios 31:30c, “essa será louvada”, vê-se que o resultado da obra das suas mãos a louvará; o Senhor a louvará. Amada irmã, o Senhor a encherá de seu Espírito Santo,o seu coração vai transbordar e alcançará todos a sua volta!

 Lídia Dantas Costa

 *A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Senhor, tu me conheces!

Escrito por CPAD Web
 Senhor, tu me conheces!

Alguma vez você parou para refletir sobre o conhecimento do Senhor Deus a seu respeito? Qu...

Feliz Ano Novo na Paz do Senhor!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Feliz Ano Novo na Paz do Senhor!

Chegamos aos últimos momentos do ano que está se findando. É comum que façamos avaliações...

Feliz Natal!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Feliz Natal!

Então chegou o mês de Dezembro. Um mês especial, no qual, desde seus primeiros dias, começ...

Fortalecendo os laços com os filhos

Escrito por Lídia Dantas Costa
Fortalecendo os laços com os filhos

Quanto é importante, na atualidade, manter uma boa comunicação com nossos filhos, minha am...

Compartilhando a Fé em Cristo

Escrito por Lídia Dantas Costa
Compartilhando a Fé em Cristo

Quando meditamos sobre fé nos lembramos de personagens bíblicos que exerceram a fé, extrao...

Mulher Temente

Escrito por Lídia Dantas Costa
Mulher Temente

Pv 31:30 – “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa si...

Alto Refúgio!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Alto Refúgio!

“Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu lib...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2019 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.