Lídia Dantas Costa

Lídia Dantas Costa é casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos. E há 15 coordena os Encontros de Casais em sua igreja. ‬ ‪Há 32 anos é professora da ED e há seis coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na ADB Guarulhos. Preside a ABEM –Associação Beneficente Estrela da Manhã há seis anos. Há quatro está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo – FAESP. Ministra palestras para Casais e Famílias e presta atendimento gratuito na ADB - Guarulhos, em Aconselhamento, Terapia Familiar e de Casal.

Filhos, herança do Senhor

Ao pensarmos sobre a criação e educação de nossos filhos, creio que a todas nós seja perceptível que as dificuldades e perigos de hoje são maiores do que os de 20 ou 30 anos atrás. 

Por mais que busquemos criar nossos filhos em locais e ambientes cristãos saudáveis, por vezes não temos opção. Eles terão que frequentar e conviver com uma sociedade eclética onde se depararão com crianças, adolescentes, jovens e adultos das mais diversas opiniões, filosofias e credos. Como você, como mãe cristã, tem enfrentado a possibilidade de práticas pagãs, discursos sobre sexualidade, vãs filosofias, drogas na mídia e nas redes sociais invadindo e bombardeando, frequentemente, as mentes e os corações dos nossos?

Muitos pais de hoje foram criados em uma cultura tradicional, em que os valores da sociedade eram mais rígidos e os pais tinham voz de autoridade sobre seus filhos. Apesar disso, muitos pais, atualmente, não têm conseguido equilibrar amor, autoridade e liberdade na educação de seus filhos. Soma-se a isto a falta de tempo para diálogos, ou seja, conversar falando e ouvindo. Perdoe repetir, falando e ouvindo. 

Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.” Sl 127:3. Uma herança é algo que precisamos administrar de modo responsável e com muito cuidado para que não seja desperdiçada, mas, sim, para que prospere. É importante que tenhamos atenção especial como pais na gerência do que a nós compete na vida de nossos filhos.

Devemos atentar às escolhas não cristãs feitas pelos filhos. Um olhar especial deve haver nas amizades, pois podem ser grandes influenciadores de desejos, opiniões e decisões em pré-adolescente, adolescente e jovens. Da mesma maneira, as redes sociais podem trazer grande influência, porquanto é notório que o tempo gasto diante de televisões, computadores e celulares tem aumentado cada vez mais. As atividades físicas ficam prejudicadas, solidificando hábitos sedentários. O conteúdo de livros, filmes, séries e novelas influenciam atitudes e costumes, assim como, remetem a temas de sexualidade conforme padrões que fogem a nosso propósito de vida. Os jogos de videogames com temas de reencarnação, destruição, perseguição até a destruição e morte geram sentimento de vingança e violência. Turmas e tribos com modismos de comportamento, uso de roupas específicas ou locais tenebrosos. Músicas com ritmos e letras que incitam a sexualidade pervertida e a brutalidade. A influência de grupo de amigos no uso de drogas “leves” que podem remeter a drogas pesadas no futuro.

Tudo o que citamos pode gerar em nossos filhos desinteresse espiritual. Nós pais somos os responsáveis, diante de Deus, por tomar conta dos filhos.“Instrui (ensina) o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” Pv.22:6. É imprescindível que cunhemos no coração de nossos filhos preciosos ensinamentos bíblicos: “E Jesus disse-lhe: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” Mt 22:37. Conseguimos ensinar esse mandamento aos nossos não apenas com palavras e explicações, mas com nosso modo de viver, confiar e nos relacionar com Deus. Também, este trecho que é fundamental em nosso viver, poderá ajudar nossos filhos a crescer em amor pelo Senhor, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3:16. O amor por Deus, Pai e por Jesus nosso Salvador crescerá a cada dia que seja tomado conhecimento do amor, perdão, compaixão, misericórdia e poder de Deus por eles. Interessante que saibam que o amor que Deus tem por nós é incondicional, sempre teve, sempre terá e é muito grande e intenso.

A educação de filhos exige de nós, pais, sacrifício, pois muitas vezes temos que abrir mão de algo e nos desdobrar para estarmos por perto, ao alcance das necessidades que eles possam vir a ter.  É essencial envolvê-los em atividades espiritualmente saudáveis. Um exemplo são as aulas de música, principalmente em nossas igrejas, pois trará gosto e interesse em algo que cria vínculo com o ambiente cristão, podendo direcioná-los a carreiras profissionais em trabalhos e orquestras seculares. Precisamos ter objetivos certos a alcançar e não desistir. Acordos podem ser necessários pois demonstraremos que estamos procurando alcançar o que seja o melhor para eles. Para isso o diálogo é essencial. Buscando conhecimento na Palavra de Deus e suporte do Espírito Santo, é indispensável agir com paciência. Ter firmeza e ser perseverante, “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” Dt 6:6-9 

Ao mesmo tempo em que estaremos ensinando a nossos filhos constantemente, há a necessidade de não os cansar: “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Ef 6:4. Que nossas orações sejam incessantes e as palavras sejam constantes de benção para aqueles que o Senhor nos tem dado. “Os filhos são um presente do Senhor; eles são uma verdadeira benção.” Sl 127:3 NTLH.

 Lídia Dantas Costa

 *A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

 

Chamadas para um propósito

Escrito por Lídia Dantas Costa
Chamadas para um propósito

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,...

Não há outro mandamento maior do qu...

Escrito por Lídia Dantas Costa
Não há outro mandamento maior do que estes

É maravilhoso meditarmos no Deus Todo Poderoso ao qual servimos. Seu poder, domínio e maje...

A paz que excede todo o entendiment...

Escrito por Lídia Dantas Costa
A paz que excede todo o entendimento!

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos...

Feliz Natal com Jesus!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Feliz Natal com Jesus!

Amada irmã, quanto os dias que antecedem o Natal e envolvem suas comemorações nos fazem me...

Novo propósito

Escrito por Lídia Dantas Costa
Novo propósito

Quando em nosso encontro com Jesus Cristo temos a vida transformada e somos invadidas pelo...

Para a glória de Deus!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Para a glória de Deus!

Ao meditarmos no imensurável amor de Deus por nós, entendemos que este amor foi tão grande...

Filhos, herança do Senhor

Escrito por Lídia Dantas Costa
Filhos, herança do Senhor

Ao pensarmos sobre a criação e educação de nossos filhos, creio que a todas nós seja perce...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2020 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.