Valquíria Salinas

Valquíria Salinas é cristã evangélica, com vasta formação na Psicologia e áreas correlatas. Faz um sólido trabalho de aconselhamento e apoio ao lado de seu marido e pastor. Traz para o público evangélico, de forma clara e simples, temas e abordagens do aspecto psicológico do ser humano e sua relação espiritual com Deus, tudo de forma clara, simples e direta. Seja para adolescentes e jovens, para mulheres, casais ou família, no templo, no acampamento ou em empresas, a Psicóloga Valquíria Salinas fala sem achismos. Tem experiência de 16 anos de atendimento diário em seu consultório de psicologia, atuou em 2 Hospitais Psiquiátricos e foi voluntária no SOS - para recuperação de drogados e alcoólatras – durante 5 anos. Está à frente do Culto Regional de Mulheres, que reúne cerca de 3 mil mulheres mensalmente, na Assembleia de Deus na cidade de Sorocaba-SP.

 

Tudo Novo de Novo - 2019

É no período entre o final e o início de um novo ano que a maioria das pessoas faz um balanço de como foi o ano que se findou e quais são as promessas, planos e objetivos que pautarão o ano que se inicia, muitas vezes como uma perspectiva de renovação ou recomeço.

Nunca consigo Cumprir a Lista dos Desejos

O que a gente percebe na prática são pessoas que mantém todas essas promessas no campo do “desejo” sem de fato realizá-las, e as promessas são as mais variadas, como:  esse ano vou fazer regime, aprender inglês,  fazer exercícios físicos, estudar mais a Bíblia, evangelizar mais, ser uma mãe melhor,  uma esposa mais dedicada,  conquistar um novo emprego,  viajar bastante,  entre tantas outras. Essas promessas são quase como juramentos que se repetem no início dos anos, porém é mais comum que nada aconteça. 

O “X” da Questão

Isto ocorre por dois grandes fatores, o primeiro é que as pessoas de maneira geral não planejam verdadeiramente o que desejam com prazos, datas, esforço mental e físico, engajamento nos novos ideais, ou seja, não colocam em prática, com atitude, suas vontades. Outro fator que colabora para promessas não realizadas é que nesse período de final e início de ano os indivíduos estão frequentemente com as suas emoções mais sensíveis e alteradas.

Superstição de Ano Novo

O que muitas pessoas sabem e acabam deixando de lado ou até se esquecendo, é que o calendário é linear, sendo assim,a passagem de um ano para outro nada mais é que um momento a mais desse calendário  criado pelo homem, por conta disso é comum que indivíduos sejam tomados por sentimentos supersticiosos, encarando o ano como um determinante da sua sorte, utilizando-se de frases como: “Graças a Deus que o ano passou, não aguentava mais...”, “Esse ano foi bom, será que o novo também será?”, ou até “O ano passou e mais uma vez nada mudou”, sempre responsabilizando motivos “externos” pelos rumos, positivos ou negativos que sua vida tomou, distanciando-se de uma postura de protagonismo da própria vida, debaixo da Soberania de Deus. A partir desse modelo de pensamento é comum o aumento da busca por profissionais de psicologia.

Soberania de Deus e a minha parte no processo

Provérbios 16:33 diz: "A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor." Infelizmente por conta dos balanços frustrantes do ano, projetos não alcançados, das dificuldades enfrentadas e até das possíveis perdas, tornam-se comuns os casos de indivíduos que acabam entrando em um quadro de depressão e ansiedade por conta das expectativas de uma melhora, enquanto ficam prostrados em seus problemas.
A autoanálise e a reflexão são constantemente deixadas de lado, principalmente pelos workaholics, os viciados em trabalho;  por conta disso, nas paradas para as festas de fim de ano esses indivíduos quase sempre se deparam com um momento de reflexão (pois é o único momento em que param), e com isso ficam frustrados e insatisfeitos. O dia-a-dia é sempre no “automático”, e buscam um propósito. Quando param de fato se assustam com a mudança, mesmo que rápida, da rotina.
Nossa confiança deve sempre estar em Deus, assim como nosso direcionamento, todavia, não é razoável utilizar essa confiança como desculpa para que não façamos nossa parte. Em Eclesiastes5:19 está escrito: "E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus”, é importante que não vivamos na fantasia, no delírio, e sim na dependência de Deus, mas cabe a nós projetarmos os nossos sonhos. Você é capacitada para isso minha irmã, e caso tenhas o desejo de se tornar ainda melhor para você e sua família, esteja presente durante o ano e consiga demonstrar o verdadeiro amor, através das atitudes, exemplos, do afeto e do carinho todo dia, e ensine seus filhos a amar ao próximo e a Deus acima de todas as coisas.

Todo tempo é tempo de Reflexão

Por fim, não deixe para fazer o balanço de sua vida só no final ou no início do ano, faz-se necessário que se construa indicadores que demonstrem se, o que você projetou está ou não sendo realizado. Confira trimestralmente, mensalmente ou até semanalmente, dependendo do seu objetivo. Construa o passo-a-passo para você alcançar seu objetivo, coloque Deus, sua família e seus objetivos como prioridades VERDADEIRAS na sua vida. Dito isso é importante ressaltar que a vida espiritual não pode ser abdicada ou deixada de lado nesse processo, deixe para traz sua vida de pecado, mude suas atitudes e aprenda a perdoar, Filipenses 3:13,14"...esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.", não fique preso no passado, Deus tem novas coisas para você e para sua família, é importante libertar-se daquilo que ficou no passado e viver o melhor de Deus.

A gente quer Felicidade

Muitas pessoas chegam ao consultório relatando um desejo de serem mais felizes, a sociedade em que vivemos criou uma supervalorização do “ter”, gerando uma dificuldade das pessoas buscaram o “ser”, ou seja, de transformarem-se enquanto indivíduos, de sentirem, de perceberem o Mundo ao seu redor em essência, esse quadro tem tornado as pessoas mais distantes da felicidade. Quando eu questiono a definição de felicidade, muitos nem sabem dizer o que é, atribuindo essa definição a algo ou alguém. A felicidade não é a ausência total de problemas ou de tristeza, esse é um conceito equivocado, a felicidade está muito mais ligada a como você encara a vida, independente das dificuldades enfrentadas.
É preciso primeiro aprender a se amar e ser grato a Deus pelas suas misericórdias.
Jesus tem que ser o maior sentido de sua vida, tenha fé,confie em Deus e não se esqueçaque cada projeto ou decisão que você for tomar, deve estar guiada pela vontade de Deus.
O ser humano pode fazer muitos planos; contudo quem decide é Deus, o Senhor!” Provérbios 19:21

Renovadas no Pensamento

e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
Você já é uma vencedora, está VIVA! Sabe porque você chegou até aqui? Por que não morreu no deserto! E a Terra Prometida está logo ali! Que o Senhor nosso Deus abençoe o seu 2019, enriquecendo-a com saúde, paz e amor.

Um Beijo em todas vocês! A Paz do Senhor!

valquiria

Valquíria Salinas 


*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Filhos do Quarto de Dormir

Escrito por Valquíria Salinas
Filhos do Quarto de Dormir

O Presente não é o Passado No passado recente, a maior preocupação dos pais tinha a v...

Crianças na Cama dos Pais. Pode iss...

Escrito por Valquíria Salinas
Crianças na Cama dos Pais. Pode isso?

Provérbios 3.12 “Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a...

Sabotando-se a si Mesma – Entenda e...

Escrito por Valquíria Salinas
Sabotando-se a si Mesma – Entenda esse Mecanismo

A auto sabotagem é o boicote inconsciente com você mesma, de suas próprias ações e resulta...

Gratidão e a História de Elizabeth

Escrito por Valquíria Salinas
Gratidão e a História de Elizabeth

Há uma tendência no ser humano, principalmente hoje em dia, em realçar as coisas negativas...

Tudo Novo de Novo - 2019

Escrito por CPAD Web
Tudo Novo de Novo - 2019

É no período entre o final e o início de um novo ano que a maioria das pessoas faz um bala...

O Casal Cristão e a Experiência do...

Escrito por Valquíria Salinas
O Casal Cristão e a Experiência do Ninho Vazio

Fator Desencadeante Os filhos nascem e os pais ficam felizes e orgulhosos. Então vem...

O Poder do Perdão – Parte B

Escrito por Valquíria Salinas
O Poder do Perdão – Parte B

Vamos concluir nosso assunto sobre perdão, com mais alguns passos  importantes para t...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2019 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.