Valquíria Salinas

Valquíria Salinas é cristã evangélica, com vasta formação na Psicologia e áreas correlatas. Faz um sólido trabalho de aconselhamento e apoio ao lado de seu marido e pastor. Traz para o público evangélico, de forma clara e simples, temas e abordagens do aspecto psicológico do ser humano e sua relação espiritual com Deus, tudo de forma clara, simples e direta. Seja para adolescentes e jovens, para mulheres, casais ou família, no templo, no acampamento ou em empresas, a Psicóloga Valquíria Salinas fala sem achismos. Tem experiência de 16 anos de atendimento diário em seu consultório de psicologia, atuou em 2 Hospitais Psiquiátricos e foi voluntária no SOS - para recuperação de drogados e alcoólatras – durante 5 anos. Está à frente do Culto Regional de Mulheres, que reúne cerca de 3 mil mulheres mensalmente, na Assembleia de Deus na cidade de Sorocaba-SP.

 

Gratidão e a História de Elizabeth

Há uma tendência no ser humano, principalmente hoje em dia, em realçar as coisas negativas que se vivencia, ofuscando assim toda a gama de coisas positivas em sua vida, pessoas com esse comportamento possuem extrema dificuldade de serem gratas.

Nestes 20 anos de atendimento em consultório, percebo um número crescente de pacientes que apresentam esse quadro, focam suas vidas exatamente nos problemas, nas coisas ruins e nas eventuais dificuldades passadas, isso funciona como uma luneta, o olhar é direcionado para algo em específico (problema), impossibilitando ver de maneira mais abrangente todo o entorno (acontecimentos positivos). O que eu falo é: “Amplie sua visão! Você está olhando apenas um ponto em específico, não se esqueça de todo o mundo ao redor, existe uma vida inteira para ser vivida com gratidão!”

Estragaram meu Passeio
Um exemplo comum desse cenário é quando em uma viagem planejada tudo está funcionando perfeitamente, até que um pequeno problema ocorre, um atendente no restaurante ou rodoviária, no aeroporto ou na lojinha, por exemplo, não age gentilmente com a pessoa, e isso se torna motivo para estragar toda a experiência que aquela viagem se propusera a oferecer.

Equilíbrio na criação
Pais que educam filhos através das críticas normalmente não encontram grandes êxito na educação dos mesmos, todavia quando esses mesmos pais passam a adotar instrumentos de gratidão com esses filhos através de elogios e incentivos positivos, equilibrando a crítica e ou elogio, existe uma clara tendência desse filho evoluir e tornar-se uma pessoa mais pacífica e grata no futuro. Já em relação aos adultos, muitos apresentam comportamentos infantis quando o assunto é gratidão, detendo uma ótica de que se reclamarem conseguirão o que desejam, esse comportamento é comum em bebês, e caso nessa fase a identificação das necessidades por parte da mãe não seja bem executada, sobem as chances de se tornarem adultos que só pensam em si. Adultos narcisistas e ingratos.

A Falsa Gratidão
O que ocorre com frequência são casos de indivíduos que aparentemente são gratos por aquilo que conquistam, contudo fazem comparação com pessoas ao seu redor que não obtiveram tantas conquistas aparentes, ou seja, pessoas que necessitam estar em um cenário de destaque para sentirem-se gratas. Algumas chegam a relatar tal gratidão por conta de seus bens (carros, casa, roupas etc) serem melhores do que os das pessoas com quem elas convivem. Infelizmente esse é um evidente quadro de sentimento de inferioridade em que, para se sentir bem, existe a necessidade de que o outro não esteja tão “bem” quanto você mesmo. Isto pode parecer gratidão, mas não é! Na verdade, o que se apresenta é um sentimento próximo da inveja, pois é necessário o “insucesso” do outro para a pessoa sentir-se feliz.

Ser grato é dar valor ao que se tem, independente da proporção, ser grato é ter prazer nas mínimas coisas com a capacidade de se alegrar pelo obtido, independentemente do outro.

Gratidão é a Melhor Opção
As pessoas que alcançam e praticam a gratidão em suas vidas tendem a viver mais conectadas com terceiros e com o mundo ao seu redor, e fazem isso de maneira profunda, melhorando as relações vividas e tornando-as mais positivas e harmônicas, de maneira mútua. Essa é uma postura que torna o estado psicológico mais saudável. Filhos, parceiros, amigos, familiares, cônjuges, colegas de trabalho... todos são beneficiados desse comportamento de gratidão, porém quem mais desfruta das consequências positivas é o próprio indivíduo que OPTA pela gratidão. Sim, gratidão é opção!

Inúmeros Benefícios da Gratidão
A Gratidão, por melhorar a saúde mental da pessoa, também funciona como um ótimo instrumento para a redução do stress e da ansiedade, fazendo com que a pessoa consiga encarar de maneira mais equilibrada os problemas e adversidades que ocorrem na vida, além de juntamente com o PERDÃO, ajudar a superar eventuais traumas vividos, reduzir a inveja, o ressentimento e a frustração, atenuar os quadros de depressão e potencializar de forma geral a autoestima e a felicidade, ou seja, a própria gratidão é um antídoto para boa parte dos problemas psicológicos e de convívio social, inclusive a própria chance de agir de maneira ingrata.

A pessoa com fortes princípios de Gratidão também consegue se colocar no lugar do outro com mais facilidade. É empática e se torna uma pessoa mais amável, e reduz sua agressividade escapando do sentimento de vingança. Além disso, ela costuma dormir melhor e rápido, geralmente em menos de 15 minutos, isso porque se vive em maior paz, acreditando sempre nas provisões de Deus e lembrando-se do versículo: “Em paz me deitarei e dormirei, pois só tu Senhor me fazes habitar em segurança”. Salmos 4:8.

Todo Mundo quer a Gratidão do Outro
Por fim, a pessoa grata apresentar um caráter amadurecido psicologicamente, como foi dito, eliminando a negatividade e a insegurança. Há pessoas que ficam esperando a demonstração da gratidão do outro, por exemplo, de um filho ou cônjuge (o que é importante), para que possa ser grato também. Na verdade quem assim espera não está maduro o suficiente, o ego ainda fala mais alto. Todo ser humano gosta de ser reconhecido pelos seus bons atos, mas não como uma necessidade do elogio e reconhecimento verbal. O fato de você não receber o elogio não significa que o que você fez não foi aceito ou que você é rejeitado, ou mesmo que a outra pessoa não foi grata. O ideal é viverem favor desse importante propósito, a gratidão, sem esperar aplausos.

Ser Grato em Ambiente Difícil
Um grande desafio é praticar a gratidão aos familiares hostis, isso pode ser possível quando se consegue enxergá-los como uma pessoa doente e que precisa de tratamento, quem consegue ser grato espontâneamente produz um clima harmonioso e contagiante. A sua gratidão pode ajudar o seu parente a ser uma pessoa melhor e mais grata também. 

Jesus é nosso maior exemplo de maturidade psicológica, capaz de dar a nós a própria vida sem merecermos. Sua vida terrena foi dedicada à Gratidão, onde viveu exclusivamente para o amor, o perdão e misericórdia. Ele não esperou gratidão, mas em tudo foi grato!

Uma Linda história de Gratidão
Elizabeth e Weber já estavam casados há 45 anos quando o Alzheimer começou a deixar Elizabeth esquecida. Aos 72 anos de idade Elizabeth já estava em estado vegetativo em uma cama de hospital. Weber ia diariamente ao hospital, e com seus 78 anos se sentava em uma cadeira plástica ao lado da cama e lia a Bíblia para ela, baixinho cantava um hino e semanalmente trocava uma rosa solitária em um armário ao lado. Após quase dois anos de sua ininterrupta missão, e com o estado dela cada vez pior, o médico chefe, com muito cuidado, perguntou ao senhor Weber: Por que o senhor vem todo dia, religiosamente, sabendo que sua esposa não pode mais ouvi-lo ou vê-lo, não esboça nenhuma reação e não o conhece mais?! Não é um desgaste desnecessário para a sua idade? Weber olhou firme para o médico e disse: Ela pode não me conhecer mais, mas eu a conheço! O médico baixou a cabeça, marejou os olhos e saiu.      

A pessoa grata sabe reconhecer a sua pequenez e a grandeza do nosso Deus. É capaz de ser grata por cada dia, ao acordar com vida. Pelo alimento, pelo andar, pela provisão divina, pela família, pela salvação! Tudo de bom em sua vida pode gera um sentimento de gratidão. 

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.1Tessalonecenses 5:18.

Você já agradeceu a Deus, de coração e palavras, hoje? Faça isso agora! 

Beijo da Psi. Valquíria Salinas

valquiria

Valquíria Salinas 


*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Gratidão e a História de Elizabeth

Escrito por Valquíria Salinas
Gratidão e a História de Elizabeth

Há uma tendência no ser humano, principalmente hoje em dia, em realçar as coisas negativas...

Tudo Novo de Novo - 2019

Escrito por CPAD Web
Tudo Novo de Novo - 2019

É no período entre o final e o início de um novo ano que a maioria das pessoas faz um bala...

O Casal Cristão e a Experiência do...

Escrito por Valquíria Salinas
O Casal Cristão e a Experiência do Ninho Vazio

Fator Desencadeante Os filhos nascem e os pais ficam felizes e orgulhosos. Então vem...

O Poder do Perdão – Parte B

Escrito por Valquíria Salinas
O Poder do Perdão – Parte B

Vamos concluir nosso assunto sobre perdão, com mais alguns passos  importantes para t...

O Poder do Perdão – Parte A

Escrito por Valquíria Salinas
O Poder do Perdão – Parte A

Assim como eu, você também já ouviu muito sobre Perdão. Quero compartilhar com você, nessa...

Ciúmes

Escrito por Valquíria Salinas
Ciúmes

Alguns acreditam que o ciúme é uma prova de amor. Assim como existem mulheres com um senti...

A Inveja

Escrito por Valquíria Salinas
A Inveja

“Desgosto pelo bem alheio. Desejo de possuir o que outro tem, geralmente acompanhado de ód...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2019 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.