Valquíria Salinas

Valquíria Salinas é cristã evangélica, com vasta formação na Psicologia e áreas correlatas. Faz um sólido trabalho de aconselhamento e apoio ao lado de seu marido e pastor. Traz para o público evangélico, de forma clara e simples, temas e abordagens do aspecto psicológico do ser humano e sua relação espiritual com Deus, tudo de forma clara, simples e direta. Seja para adolescentes e jovens, para mulheres, casais ou família, no templo, no acampamento ou em empresas, a Psicóloga Valquíria Salinas fala sem achismos. Tem experiência de 16 anos de atendimento diário em seu consultório de psicologia, atuou em 2 Hospitais Psiquiátricos e foi voluntária no SOS - para recuperação de drogados e alcoólatras – durante 5 anos. Está à frente do Culto Regional de Mulheres, que reúne cerca de 3 mil mulheres mensalmente, na Assembleia de Deus na cidade de Sorocaba-SP.

 

As 4 Estações da Vida

É comum fazermos um paralelo entre as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), com as estações da vida. Há quem acredite que a primavera é a fase da juventude, ou seja, quando somos novas e estamos desabrochando, vivendo nossos sonhos pautados na estabilidade emocional, financeira e espiritual. É a etapa da vida na qual tudo são flores.

É verdade que as estações da vida são cíclicas, mas não se trata de ter mais ou menos idade, pois diferentemente das estações climáticas que seguem uma ordem, quase sempre, evidentes, em boa parte do globo terrestre, nas estações da vida isso não acontece exatamente assim.

Existem crianças com doenças sérias, que foram abusadas e que estão vivendo verdadeiros invernos tenebrosos. Assim, como também existem idosas que estão vivendo a fase da primavera ou do verão, na qual mesmo com mais idade, estão reflorescendo na vida. Sendo possível observarmos na passagem bíblica de Sl 92.14, que assim diz: “Na velhice ainda darão frutos viçosos e vigorosos”. Portanto, mesmo na terceira idade a pessoa poderá colher os frutos dessa fase, e assim viver com maturidade, que na sua maioria, já adquiriram raízes profundas capazes de suportar ventos e tempestades. 

Em alguns casos, idosas, apesar da idade ainda não amadureceram, e por outro lado há aquelas que fazem a obra do Senhor com êxito, isto é, visitam, oram, passeiam, vivem de maneira alegre e contente, pois sabem que o Senhor nosso Deus as têm sustentado, dando vida e condições de realizar Suas grandezas.

Cada uma das estações, irá nos ensinar algo e consequentemente nos preparar para a próxima estação de nossa vida.

VERÃO

O verão representa a alegria, o calor, a paixão, a fase na qual você pode estar desfrutando de uma sexualidade saudável com seu marido, ou até mesmo comemorando coisas boas de sua vida, como uma viagem, um momento abençoado no seu ministério, entre outras conquistas. E apesar dessa estação ser uma fase em que o sol está brilhando, é importante manter o equilíbrio, pois muitas pessoas ficam deslumbradas com as coisas boas que o Senhor as proporciona e acabam se afastando dos propósitos Dele. Outras pessoas estão tão empolgadas que acabam cometendo exageros e entrando em compulsões adversas, como por compras e comida. Este é o momento em que produzimos e conquistamos, nos sentimos realizados, completos e preenchidos de felicidade. Nessa etapa também se faz importante guardar, como fazem as formigas, para quando o inverno chegar se possa ter reserva da sabedoria do Senhor, e dessa forma ser depósito da oração. Também sendo necessário que mantenhamos o equilíbrio de uma mulher cristã, para que não percamos a fé e a Salvação.

OUTONO

Já o outono é a estação onde as folhas caem, onde vivenciamos algumas perdas. Como por exemplo, podendo estar vivendo o ninho vazio (onde os filhos se vão), perdas de um emprego, perdas do ministério, perdas financeiras e perda de saúde. Sendo um momento também no qual a sexualidade pode estar mais devagar e a vitalidade pode não estar mais a mesma coisa. E por consequência, casamentos chegam a estar por um fio ou sendo desfeitos. Nesses momentos temos que parar e observar que as folhas caíram e que não as possuímos mais para dar sombra ao próximo. Dessa forma, essa fase é a que você precisa cuidar de si, mais do que do outro. Por conseguinte, existem outonos na vida espiritual onde ocorre o esfriamento da alma, a instabilidade emocional, os medos e as preocupações que acabam tomando conta de nossas vidas.

INVERNO

Ao chegar o inverno, normalmente, hibernamos, pois é um período de frio e névoa, sendo necessário parar para as reflexões. Nesse momento, muitas vezes o casamento de anos acaba estremece, a escassez e o desalento podem estar ocorrendo, e você pode estar cuidando de alguém doente por anos ou passado por luto. Uma doença grave pode estar acontecendo na família, e você se sente sozinha, com frio, precisando muito da ajuda de Deus. É nessa hora que você gostaria de se deitar e acordar depois de tudo ter passado.

O inverno é um período de extrema dificuldade, e a bíblia nos traz exemplo de como essa estação da vida é realmente complicada, citando em 1 Reis 19.3-4, um momento em que Elias se esconde em uma caverna: “Elias teve medo e fugiu para salvar a vida... Chegou a um pé giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte”.

Talvez minha amiga e irmã, pode ser que você esteja vivendo um “inverno insistente”, por traumas e experiências dolorosas da vida. Portanto é tempo para perdoar, se perdoar e recomeçar. A palavra de Deus diz: “Se não perdoares os vossos ofensores, as vossas orações não serão respondidas”. Dessa maneira, não se preocupe em achar que perdoar significa concordar com aquilo que te fizeram de mal, mas aproveite esse momento para refletir, reagir e exercitar a fé, mesmo que você não esteja visualizando nenhuma coisa boa. E não se esqueça de duas premissas: Deus não nos dá um fardo maior do que possamos suportar; e o inverno passa e logo surgem os brotos para a chegada da primavera novamente. Creia que em cada estação que vivemos ficamos com nossas raízes mais fortes e vencemos com a ajuda do Senhor nosso Deus, pois não existe mal que dure para sempre. Após o inverno voltará a primavera!

AS 4 ESTAÇÕES - CONCLUSÃO

Viva o novo tempo e acredite que Deus te dará uma estação de paz e alegria. Em Isaias 40.31 diz: “Mas os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão”.

Portanto, minha querida irmã em Cristo, você pode voltar a amar! Tenha fé, pois o que Deus sonhou a teu respeito continua de pé, não desista. E sabe de uma coisa? Ao menos no Brasil temos frutos durante as 4 estações do ano, ou seja, aqui as árvores produzem variados frutos na primavera, no verão, no outono e no inverno. Somos um povo abençoado! Esteja em que estação da vida você estiver, você pode produzir amor, esperança e fé!  Que o novo ano possa ser muito melhor para você e tua família. Abençoadíssimo por Deus. Beijos!

valquiria

Valquíria Salinas 


*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

As 4 Estações da Vida

Escrito por Valquíria Salinas
As 4 Estações da Vida

É comum fazermos um paralelo entre as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno)...

O Esgotamento Emocional pode ser su...

Escrito por Valquíria Salinas
O Esgotamento Emocional pode ser superado

O esgotamento emocional normalmente ocorre quando a pessoa está passando por situações de...

Filhos do Quarto de Dormir

Escrito por Valquíria Salinas
Filhos do Quarto de Dormir

O Presente não é o Passado No passado recente, a maior preocupação dos pais tinha a v...

Crianças na Cama dos Pais. Pode iss...

Escrito por Valquíria Salinas
Crianças na Cama dos Pais. Pode isso?

Provérbios 3.12 “Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a...

Sabotando-se a si Mesma – Entenda e...

Escrito por Valquíria Salinas
Sabotando-se a si Mesma – Entenda esse Mecanismo

A auto sabotagem é o boicote inconsciente com você mesma, de suas próprias ações e resulta...

Gratidão e a História de Elizabeth

Escrito por Valquíria Salinas
Gratidão e a História de Elizabeth

Há uma tendência no ser humano, principalmente hoje em dia, em realçar as coisas negativas...

Tudo Novo de Novo - 2019

Escrito por CPAD Web
Tudo Novo de Novo - 2019

É no período entre o final e o início de um novo ano que a maioria das pessoas faz um bala...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2020 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.