Perdão – o segredo para vencer!

O que é perdão? Uma palavra tão pequena, mas com significado tão gigantesco. Segundo o dicionário Houaiss, é a “remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa, indulto (…) Perdoar significa deixar de querer mal a alguém responsável por um ato desagradável, hostil, que o prejudicou ou fez sofrer, renunciando à aplicação de um castigo ou punição; não guardar ressentimento em relação a um agravo.”

No dia a dia, deparamos com situações desafiadoras e uma delas é saber perdoar. Falar sobre perdão é muito fácil, difícil é perdoar. Quando alguém te ofende, seja com uma palavra, um olhar, uma atitude, aquilo fica remoendo dentro do seu coração e é como se uma grande pedra ficasse amarrada ao seu tornozelo. Para onde você vai aquele “peso” te segue. E como se livrar disso? Você pode chorar, desabafar com alguém, orar, mas se não perdoar, esse “peso” nunca vai sair.

Portanto, perdoar é deixar de guardar ressentimentos. É abrir mão de compensar uma mágoa ou um prejuízo. Mas por que não é tão fácil perdoar? São vários os motivos. Um deles é porque queremos que a justiça sempre esteja a nosso favor. Ou às vezes, não perdoamos porque já fizemos isso anteriormente e agora estamos enfrentando tudo novamente. Estamos certos? A Bíblia tem resposta para tudo. Certa vez, Pedro também teve essa dúvida e foi a Jesus: “Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete vezes?” Jesus respondeu para ele e para todos nós: “Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18.21-22) E, aí, será que estamos dispostos a perdoar como o nosso Senhor nos ensinou? Precisamos nos esforçar para isso.

E quando o outro (aquele que ofendeu) não vem até nós? Precisamos ir até ele. Isso que a Palavra nos ensina. “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.” (Mateus 5.23-24) Se é difícil perdoar imagina ir pedir perdão porque algo que foi ofendido. Duas vezes mais difícil.

Então, reconcilie-se. Faça as pazes. Peça perdão. Se preciso for, humilhe-se. Mas não deixa essa raiz de amargura permanecer em seu coração. Perdoe! Esse é o segredo para vencer. O que não é perdão?

* Fechar os olhos aos erros dos outros ou fingir que nada aconteceu.
Deus sempre nos perdoa, mas Ele não finge que nada aconteceu. Um bom exemplo foi o rei Davi, que pecou, teve seu perdão diante de Deus, mas isso não impediu dele sofrer com graves consequências desse pecado. (2 Samuel 12.9-13)

- Ficar lembrando do erro do agressor.
“Olha, eu lembro do que você fez!” Ficar lembrando de algo que já perdoou, não é o verdadeiro perdão. As feridas marcam e ficam, mas se perdoamos não olhamos mais para elas com olhar vingativo e sim, lembrando que já perdoamos aquela pessoa e seguimos em frente. A Bíblia diz: “quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3.21). Sentimentos que magoam para quê lembrar?
Por que perdoar?

- Coloque-se no lugar do outro.
Todos nós somos imperfeitos, temos falhas. Portanto, somos sujeitos a pecar. Assim, se você hoje é o ofendido, tente se colocar no lugar do outro. Aceite o perdão e libere-o. Lembre-se da oração que Jesus nos ensinou. “perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” (Mateus 6.12)

- O perdão traz benefícios.
Reconheça que perdoando você tem vários benefícios: se torna mais calma, aumenta sua felicidade, melhora o sono, combate a ansiedade, previne doenças, dentre outros. E para finalizar, abençoe e não amaldiçoe. Ame aqueles que te ofenderam. “porque o amor perdoa muitíssimos pecados” (1 Pedro 4.8b).

Por Luciene Saviolli

Fui curada de Hanseníase e voltei a...

Escrito por Mulher Cristã
Fui curada de Hanseníase e voltei a andar

A paz do Senhor! Sou Maria da Saúde Gonçalves, 42 anos e moro no Rio de Janeiro. Sou membr...

Jesus curou minha filha e também me...

Escrito por Mulher Cristã
Jesus curou minha filha e também meu coração

A paz do Senhor, amadas. Sou Adriana Gomes de Oliveira e quero contar o que Deus fez por m...

As mulheres da genealogia de Jesus

Escrito por Mulher Cristã
As mulheres da genealogia de Jesus

Você aprecia o estudo das genealogias? Em geral não gostamos muito desse tema e quero conf...

No meio de um redemoinho

Escrito por Mulher Cristã
No meio de um redemoinho

Perdas, angústias, desilusões,... Tem hora que procuramos onde está um refúgio, um lugar p...

O Senhor me ressuscitou

Escrito por Mulher Cristã
O Senhor me ressuscitou

A paz do Senhor, irmãs. Sou Márcia da Silva Costa, tenho 44 anos e moro no Rio de Janeiro....

Curada de Síndrome do Pânico

Escrito por Mulher Cristã
Curada de Síndrome do Pânico

A paz do Senhor, amadas irmãs. Sou Aline Alves, tenho 26 anos, moro em Fortaleza (CE) e co...

Sem sequelas!

Escrito por Mulher Cristã
Sem sequelas!

A paz do Senhor irmãs, meu nome é Elyzer Maria da Silva, moro na cidade de Campo Grande (M...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2018 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.