Não adormeça na Janela

Quando você chega à igreja para cultuar, onde você gosta de sentar? Lá na frente, perto do altar? Atrás? Na galeria? (como nas igrejas que têm o segundo andar). Não importa onde você senta, o importante é manter o foco durante o culto.

Hoje em dia é comum vermos em nossas igrejas, os irmãos se distraindo com coisas que podem ser vistas depois, por exemplo, conversas nos grupos de WhatsApp, ou alguma foto no celular etc. Nesta hora, o foco que deveria ser o pastor que está trazendo a Palavra ou o Ministério de Louvor conduzindo a adoração do culto, entra a distração e o foco muda. 

Na Bíblia vemos um caso bem próximo a tudo que estamos dialogando aqui. Êutico era um jovem que estava dentro da igreja, mas neste culto ele quis sentar num lugar inusitado: na janela. Ali ele tinha duas visões: A da igreja, onde Paulo era o pregador daquela noite e do lado de fora, onde tinham diversas distrações, que não precisamos comentar. 

Como a Palavra do apóstolo estava demorando muito a acabar, o jovem começou a sentir sono. Ora piscava os olhos, ora mexia neles bem forte a fim de acordar, ou seja, estava lutando para manter-se acordado. Já se sentiu assim no meio da pregação? É terrível, pois você começa a lutar contra você mesma. Alguns se levantam para lavar o rosto no banheiro e retornam aos seus lugares. Mas com o Êutico aconteceu diferente. Em Atos 20, a partir do versículo 7, o autor Lucas registra esta narrativa, que você poderá ler depois com mais calma. 

Já era perto da meia noite, o jovem foi vencido pelo sono e caiu da janela. Ele estava no terceiro andar. Imagina a confusão que foi. Todos estarrecidos. Será que logo correram para socorrê-lo? Paulo viu a cena e quando mencionaram que ele estava morto, o pregador abraçou-o e disse a todos que ele estava vivo. E somente quando acabou o culto, ele retornou para a sua casa. 

Quantas vezes sentamos ao lado de Êuticos na hora do culto. Pessoas que conversam o tempo todo, criticam as pessoas na hora do culto ou comentam sobre o futebol, sobre o Governo na hora em que o pastor está pregando. Estes “Êuticos” estão totalmente sem foco dentro da Casa do Senhor. Ou aproveitam para ir ao banheiro, beber água para ficar jogando conversa fora. (Não é errado se levantar, cumprimentar os irmãos e até mesmo usar o banheiro e o bebedouro da igreja, mas precisamos evitar os falatórios desnecessários). 

Agora vamos falar do lugar que ele estava. Ali era o lugar apropriado para estar? Com certeza não! Outro ponto que precisamos destacar é este: Cuidado com o lugar em que você está. “Não sentar na janela” é não ficar dividindo sua atenção na hora do culto, ou na hora que você está orando em casa, fazendo o seu devocional. Pense nisso! 

Reflita também sobre este “sono exagerado”. Existem pessoas acordadas, mas dormindo espiritualmente. Muitos não sabem nem mais o porquê de estar indo à igreja aos domingos. Ou se faltam, não sentem tanta importância quanto antes. O sono que estamos falando aqui é o espiritual. Cuidado! Esteja atento! Fique acordado, mantenha o foco! Se você está na igreja, é hora de cultuar ao Senhor. Aproveite para adorar, agradecer e pedir ao Senhor pelos seus pedidos. Use todos os momentos apropriados. E caso veja alguém fora do foco, ou querendo lhe distrair, com sabedoria, peça licença e mostre a verdade. Diga que há momentos para todas as coisas. E nunca se esqueça: não adormeça na janela! 

Por Luciene Saviolli

“Não tenho mais Câncer!”

Escrito por Mulher Cristã
“Não tenho mais Câncer!”

A paz do Senhor Jesus! Sou a irmã Rosemari Arigone dos Santos Arruda e tenho 62 anos. Cong...

Minha vida sentimental foi liberta!

Escrito por Mulher Cristã
Minha vida sentimental foi liberta!

A paz do Senhor amadas! Sou Margarete Amaral, casada com Luís Soares, mãe de dois filhos l...

Eu e minha família vencemos o Covid...

Escrito por Mulher Cristã
Eu e minha família vencemos o Covid-19!

A paz do Senhor a todos! Sou a irmã Vilma Adão, diaconisa da Igreja Assembleia de Deus, em...

Deus restaurou o meu casamento

Escrito por Mulher Cristã
 Deus restaurou o meu casamento

A paz do Senhor a todos. Sou Cleidiane da Silva Pereira Alves, tenho 33 anos, sou filha de...

Ex-mãe de santo, hoje serva do Senh...

Escrito por Mulher Cristã
Ex-mãe de santo, hoje serva do Senhor!

A paz do Senhor amadas! Meu nome é Andréa Larosa Ferreira de Moraes, 49 anos, sou casada e...

Sou um milagre!

Escrito por Mulher Cristã
Sou um milagre!  

A paz do Senhor, meu nome é Nayara Maria Araújo, tenho 25 anos, sou casada e tenho duas fi...

Estou curada da Covid-19!

Escrito por Mulher Cristã
Estou curada da Covid-19!

A paz do Senhor, amados irmãos. Meu nome é Maristela Nogueira dos Santos Martins, tenho 64...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2020 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.