Quando nasce o segundo filho

Gerar uma nova vida. Como é especial estar grávida. Apesar dos enjôos, desconfortos e peso, é uma alegria perceber as mudanças no corpo e saber que tem um milagre acontecendo dentro de nós.

Mas e quando vem o segundo filho? Antes de tê-lo, não conseguimos imaginar que o amaremos da mesma forma que o primeiro. As vezes até nos culpamos, antecipada e erroneamente. Deus é tão maravilhoso, que nos fez com um “dispositivo” que dilata, dobra o tamanho do nosso coração com a chegada desse novo ser. 

Ok. Tudo isso é muito lindo e real. Mas como explicar pro, até então, filho único, que chegará um bebê, com quem ele terá que dividir a atenção dos pais? Como fazer para que ele, talvez ainda bebê, não tenha ciúmes?

Quando descobri que estava grávida do segundo filho, contei para o mais velho. Todos os dias conversava com ele. Contava que estava vindo um bebê, mas que o amávamos e isso não mudaria. Quando o segundo filho nasceu, o mais velho tinha 2 anos e 8 meses. E estávamos sempre o incluindo nas atividades, sempre pedíamos a sua ajuda, para que ele não se sentisse de fora. Sem contar que ao voltarmos da maternidade, o caçula “deu” um mimo pro mais velho. E este ficou emocionado e feliz. Nossa estratégia, de incluí-lo em tudo para não ter ciúmes, deu tão certo que agora ele fica pedindo uma irmãzinha (risos).

Hoje, o caçula acabou de completar 3 anos e o mais velho 6. Quando os vejo juntos, sinto que fiz a coisa certa. Um cuidando do outro, e brincando juntos. Claro que há momentos de desavenças, mas são coisas de irmãos.

A vida de uma mãe de dois é fácil?! Certamente não! Ainda mais se além de todos os afazeres de casa, ela também trabalhe fora. Mas ouvir o eu te amo, mamãe! Ou mamãe, você é mais linda de todo o universo! Paga todo cansaço.

Quando nasce o segundo filho, retorna a pergunta, que você também deve ter feito quando veio o primeiro, como era a minha vida sem ele (a)? Mas você também vê que fez a coisa certa, ao dar um (a) companheiro (a) para o (a) primogênito (a). Todas aquelas inseguranças, medos, incertezas, foram transformados em gratidão a Deus.

Quando nasce o segundo filho, você descobre um novo amor. Você se vê ainda mais forte. Capaz de vencer qualquer dificuldade. Se com o primeiro já era uma leoa, pronta para defender sua cria, agora, essa leoa está maior, mais resistente e firme para cuidar e, proteger seus pequenos.

Quando nasce o segundo filho, temos que nos virar para dividir a atenção e trazer o mais velho pra perto, mostrar que amamos os dois da mesma forma. Não deixar que ele tenha ciúmes do irmão. As vezes até repreender alguém que tenta insinuar que você ama mais o bebê que o primeiro filho.

Filhos são heranças do Senhor. São tesouros que Ele nos empresta para cuidar e amar. Que nós tenhamos sabedoria para educá-los e velar por essas bênçãos de Deus.

E se você está grávida ou pretende ter logo o segundo, seja muito bem vinda a este mundo louco, mas transbordante de amor que é ter dois filhos!

Por Roberta Marassi

Os conflitos nossos de cada dia

Escrito por Mulher Cristã
Os conflitos nossos de cada dia

Você acorda de manhã e já não encontra mais ele na cama. Levanta. Começa a se ajeitar porq...

Quando vem o positivo

Escrito por Mulher Cristã
Quando vem o positivo

O ser humano é bem engraçado. Passamos um tempo querendo algo e quando acontece temos medo...

Quando nasce o segundo filho

Escrito por Mulher Cristã
Quando nasce o segundo filho

Gerar uma nova vida. Como é especial estar grávida. Apesar dos enjôos, desconfortos e peso...

O Amor que Virou Gente

Escrito por Mulher Cristã
O Amor que Virou Gente

Você faz o exame, mas custa acreditar. POSITIVO! Mas o que eu faço agora? Conto logo para...

Uma carta para minha mãe

Escrito por Mulher Cristã
Uma carta para minha mãe

Não, você não leu errado... Esta é uma carta de uma filha para uma mãe. Talvez seja a cart...

5 dicas surpreendentes de como usar...

Escrito por Mulher Cristã
 5 dicas surpreendentes de como usar o giz branco

Não é só na escola que o giz branco tem suas finalidades. Ele também é um grande aliado de...

Conheça 12 itens esquecidos durante...

Escrito por Mulher Cristã
Conheça 12 itens esquecidos durante a faxina

Toda mulher conhece bem o dia da faxina. Tiramos tudo do lugar, varremos, tiramos o pó, pa...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2020 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.