Cuidado nas redes sociais

Atualizações diárias e a todo instante, selfies que não acabam mais, pessoas conectadas e compartilhando informações. Bem-vindo ao mundo das redes sociais! O avanço da tecnologia tem permitido grandes utilidades para cada um de nós. Conhecemos pessoas, divulgamos produtos, tudo ao mesmo tempo, no mesmo local. Mesmo com tantos benefícios, é preciso cuidado nas redes sociais.

Existem pessoas maliciosas que ficam vigiando suas postagens para descobrir por onde você anda, com quem você fala, dentre outras coisas. Assim, surgem vários noticiários de crimes violentos que deram origem nas redes sociais. Para começar precisamos verificar se estamos sabendo usar essas ferramentas. Quanto tempo por dia você fica on line? Se a sua resposta for “conectada 24h por dia nos 7 dias da semana”, já é um alerta: você está tendo uso excessivo, o que pode está atrapalhando outras áreas da sua vida. Por exemplo, há pessoas que acordam no meio da noite para responder uma mensagem ou dar aquela olhadinha nas redes sociais.

Então, como achar o equilíbrio e o bom senso no mundo virtual? Vamos a algumas dicas: 

1 – Postagem
Atualizar a sua página diariamente não é ruim. Mas postar a cada cinco minutos, parece ser inconveniente. Esse excesso pode irritar aos seus amigos pois, não conseguirão visualizar outra coisa a não ser suas notificações. Vamos ter cuidado, meninas! 

2 – Conteúdo 
Quando publicamos um texto ou uma opinião, saiba que isso será anunciado para qualquer um. Tem gente que pensa que está escrevendo no seu diário (mas não é!) e por se expor demais, acaba tendo grandes constrangimentos. Portanto, nada de indiretas e antes de postar qualquer coisa, pense: “Será que o que estou colocando pode ser lido por milhares de pessoas?” Nada de desabafos! Infelizmente, algumas pessoas comentam coisas desagradáveis sobre a empresa que trabalha, o que ocasiona várias demissões com justa causa. Então, para não cair nesta cilada, não use palavras grosseiras e indiretas sobre o local que você está.

3 – Compartilhe menos
O fato de ler uma publicação e achar interessante não significa que temos que compartilhar. Ninguém é obrigado ver seus inúmeros compartilhamentos durante o dia. Quem faz isso acaba tirando dos amigos a vontade de ver o que você posta. Seja moderada!

4 – Tempo livre
Seja um café ou um almoço você deve estar conversando com as pessoas que te rodeiam. Esse momento não é para ficar on line nas redes sociais. Larga um tempinho seu celular ou tablet e dê a atenção devida aos que estão presentes. Seja simpática.

5 – Fotos e vídeos 
A mulher cristã deve dar o exemplo. Será que suas fotos e vídeos podem ser vistos por qualquer pessoa? Postar fotos sensuais e de roupas indecentes não é atitude de cristã. Seja discreta. Mostre seus momentos bons e interessantes aos seus amigos. Não se exponha demais para não ser interpretada de forma errada. 

6 – Profissional 
Se você tem uma empresa ou vende um produto, aproveite o espaço da rede social e divulgue seu trabalho. Mas não precisa marcar os seus amigos nas postagens. Se eles tiverem esse interesse, vão te procurar. E se você quiser, em particular, peça a colaboração deles para compartilhar. Se tiverem vontade, farão isso e você não vai vista como chata. 

7 – Não acredite em tudo
Cuidado com as solicitações de amizades que chegam no seu perfil. Não conhece? Exclua! Muitas pessoas estão se relacionando com desconhecidos e estão tendo graves problemas, até no casamento. Não caia neste papo. Você é serva de Deus e não pode ser enganada pelo inimigo. Não conte detalhes da sua vida, não coloque números importantes (como os de documento), vários hackers passam o dia vigiando uma possível vítima. Pedófilos e maníacos olham as páginas e se disfarçam para conseguir o próximo alvo. Esteja vigilante. E que Deus nos guarde de todo este mal!

Por : Luciene Saviolli

Janeiro Branco - Quem cuida da ment...

Escrito por Mulher Cristã
 Janeiro Branco - Quem cuida da mente, cuida da vida

O ano de 2020 começou e você já está escrevendo uma história que vai preencher os seus 366...

Centro Social dá esperança a várias...

Escrito por Mulher Cristã
Centro Social dá esperança a várias mães e crianças em comunidade carente

Série Natal Solidário “Não sossego enquanto não fizer o Natal deles”. Essa declaração é da...

Missionária faz trabalho social par...

Escrito por Mulher Cristã
Missionária faz trabalho social para ajudar crianças do INCA

Série Natal Solidário Quando vem chegando o final do ano, as ruas passam a ficar aglo...

Golias deve cair

Escrito por Mulher Cristã
Golias deve cair

A maioria de nós, ou podemos falar que todas nós, temos um gigante em nossa vida. Vivemos...

Outubro Rosa - Tire suas dúvidas so...

Escrito por Mulher Cristã
Outubro Rosa - Tire suas dúvidas sobre o Câncer de Mama

Outubro é o mês destinado para a prevenção do Câncer de Mama. Por ser mais comum entre as...

Visite a maior livraria flutuante n...

Escrito por Mulher Cristã
Visite a maior livraria flutuante no Rio de Janeiro

Conheça mais sobre o navio e a experiência de uma das tripulantes americanas Desde o dia 1...

Como publicar o meu livro?

Escrito por Mulher Cristã
Como publicar o meu livro?

Você tem o dom de escrever e começou a produzir um texto. A simples ideia foi ganhando mai...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2020 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.