Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Guarde o seu Coração

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” (Provérbios 4.23).

Coisas valiosas precisam ser bem cuidadas; aquilo que consideramos de grande valor, não deixamos à mercê das intempéries, nem deixamos em qualquer lugar. E as mulheres, especialmente, gostam de dispor de bonitas caixas, em geral, finamente forradas, para nelas depositar suas joias e artigos de valor.

Considerando o cuidado que temos com estes objetos, o tempo e recursos que gastamos para preservá-los, vamos refletir um pouco sobre aquilo que a Palavra de Deus aponta como sendo o elemento mais importante de ser guardado: o nosso coração.

O escritor de Provérbios, no capítulo 4, a partir do versículo 20, traz importantes recomendações; ele começa chamando a atenção do filho ao que diz o pai. É a terceira vez que isso acontece só neste capítulo. Talvez ele reitera esse pedido de atenção porque é possível que, após tantas exortações, o filho ou aluno tenha se cansado ou se distraído.

Assim é também conosco: precisamos, de vez em quando, checar se estamos devidamente atentos ao que o Senhor está a nos falar. Principalmente nos dias atuais, quando há tantas coisas disputando a nossa atenção e que podem ocupar a nossa mente. Vejamos o que diz o versículo 21: “Não as deixe apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração” (Pv 4.21).

A Palavra de Deus tem que estar ao alcance dos olhos, não só físicos, mas espirituais também. Olhos indicam uma porta de entrada à mente. Como disse Jesus: “A candeia do corpo são os olhos, de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mt 6.22).

Temos que ter cuidado com as coisas a que expomos nossos olhos, pois essas coisas ficarão armazenadas em nossa memória. Aquilo que impressiona a nossa mente, tudo o que captamos por meio dos sentidos podem influenciar nossos pensamentos, podem até moldar nosso comportamento. Por isso devemos ter vigilância constante na qualidade daquilo que vemos. Veja o que diz o salmista: “Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam” (Sl 101.3). O que estamos vendo? O que nossos filhos, nosso cônjuge, nossos familiares e amigos? Oh, que bom seria se todos tomassem a mesma decisão do salmista!

Aquilo que nossos olhos veem, vão direto para nosso coração. Quando a Bíblia fala de coração não está se referindo a este músculo que temos constantemente batendo em nosso peito, mas sim ao nosso espírito, ao nosso homem interior.

Quem lê ou ouve os preceitos do Senhor, e guarda-os no seu coração desfruta de vida e saúde, pois eles são como vacinas contra o pecado. Veja o que diz o Salmo 119.9,11: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra... Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.

Temos aqui a receita da vitória sobre o pecado: quando consideramos a Palavra de Deus como a revelação de Sua vontade para nossa vida, quando decidimos segui-la como nossa regra de fé e prática, estamos fechando as portas do nosso coração para o pecado. Daí porque o versículo 23 recomenda: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”.

Como dissemos agora há pouco, quando a Bíblia fala de coração está se referindo ao homem interior, ao centro da vida, da vontade, das decisões do indivíduo. Jesus falou sobre a importância do coração. Veja o que diz Mateus 15.19:“Porque do coração do homem procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

Quão importante é aquilo que temos no nosso coração! O Senhor Jesus aqui está dizendo que tudo o que fazemos, o que projetamos, nossos atos, tudo isso começa a partir de uma inclinação de nosso coração. Precisamos ter muito cuidado com aquilo que ninguém vê, ninguém sabe, mas que existe lá no nosso interior.

O profeta Jeremias declarou o seguinte acerca do coração: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações” (Jr 17.9,10).

Que hoje e sempre possamos orar como fez Davi, no Salmo 139.23,24:“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau eguia-me pelo caminho eterno”. Que possamos dia a dia, minuto a minuto, proteger nosso coração de tudo o quer for mal, e diligentemente preenchê-lo com aquilo que é bom, que glorifica a Deus e nos edifica!

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

A AutoAvaliação - O Desafio dos Nos...

Escrito por Judite Alves
A AutoAvaliação - O Desafio dos Nossos Dias

Refletir sobre a autoavaliação, ou seja, pensar em como, e no que ocupamos a nossa mente e...

Quanto custa um Abraço?

Escrito por Judite Alves
Quanto custa um Abraço?

Um abraço é um gesto de carinho, amor, afeto, amizade; pode significar também motivação, a...

Como remir nosso tempo?

Escrito por Judite Alves
Como remir nosso tempo?

“Remindo o tempo, porquanto os dias são maus” (Efésios 5.16) Devemos ter atenção em como o...

Chega de preocupação

Escrito por Judite Alves
Chega de preocupação

“Respondeu o Senhor: Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas” (Luc...

Não seja sábia aos seus próprios ol...

Escrito por Mulher Cristã
Não seja sábia aos seus próprios olhos

“Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal” (Provérbios 3.7...

Nas provas, Deus está conosco

Escrito por Judite Alves
Nas provas, Deus está conosco

“Mas, agora assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó e que te formou ó, Israel; não temas...

Esgotamento Espiritual: O que é e c...

Escrito por Judite Alves
Esgotamento Espiritual: O que é e como evitá-lo

Quando falamos a palavra esgotamento, em seguida, vem à nossa mente a imagem de alguém que...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2018 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.