Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Como remir nosso tempo?

“Remindo o tempo, porquanto os dias são maus” (Efésios 5.16)

Devemos ter atenção em como o nosso tempo é aproveitado ou em como estamos otimizando nosso tempo; este é um assunto que sempre ouvimos. Principalmente nós que trabalhamos escutando pessoas, sempre soam ao nosso ouvido coisas do tipo: como posso administrar melhor meu tempo? Eu não posso perder tempo, como o devo otimizar?

Certa feita, fizeram essa mesma pergunta para Elizabeth George, e ela respondeu com muita propriedade ao seu interlocutor: “Você já aprendeu a administrar sua vida?” É uma verdade. Às vezes queremos saber do outro, como ele é, como vive e esquecemos de nós mesmos; e estamos perdidos, dentro do tempo precioso que Deus nos permite viver. 

O Senhor quer que vivamos com qualidade de vida, de forma plena. E, essa vida plena, esse viver abençoado, esse tempo bem aproveitado, só desfrutamos em sua totalidade, quando damos prioridade ao Espírito Santo. Ele foi enviado por Jesus, que não se envergonha de nos chamar de irmãos, e que nos deixou essa dádiva preciosa, o qual nos auxilia em nosso viver diário. Jesus mesmo foi quem disse: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas...” (Jo 14.26). 

Tenho uma amiga que diz: “Eu sou ‘amiga do Amigo’” e, realmente, essa serva de Deus tem razão, o Espírito Santo lhe guia de maneira surpreendente e vemos o trabalhar de Deus na vida desta mulher dia após dia. É muito mais fácil colocarmos a culpa no marido, na mulher, no filho pelas perdas do nosso tempo. Deixemos de escusas e aproveitemos o nosso tempo, porque os dias são maus.

Quais são suas prioridades? Em que você tem gastado o seu tempo? Remir o tempo, neste texto, significa aproveitar as oportunidades; isto está atrelado à nossa conduta; o próprio texto deixa-nos enxergar isso. Devemos aproveitar, tirar o melhor proveito do tempo, porque os dias são maus. O aviltamento da sociedade dos dias hodiernos não serve de desculpa para descuidarmos e desperdiçamos o nosso precioso tempo. Há um chamado de atenção do Espírito Santo. “Se hoje ouvires a minha voz, não endureças o coração” (Hb 3.7,8). Todos os nossos minutos são preciosos, por isso precisamos ter muito cuidado, visto que o sistema vil deste mundo pode acabar impedindo-nos de ouvir a voz do Espírito Santo em nós.

Aproveite o seu tempo para amar, visitar os enfermos, viver com propósitos, cuidar da sua família, para que o solo acolhedor do Espírito Santo, que é o seu coração, morada de Deus, não se estrague com o que lhe circunda: a violência, a falta de fé e desesperança. Não permita que as distrações destes tempos cibernéticos, como a mídia e as redes sociais, sejam razões de sua perda de tempo.

Sabemos que temos que conviver com tudo isso e muito mais, todavia, se o Espírito Santo de Deus for o nosso Guia, estaremos no mundo, fazendo o que for preciso para sobreviver, mas o nosso tempo será de boa qualidade, debaixo de Sua sábia direção. Então, seguramente cada minuto, cada momento da nossa vida será bem aproveitado para glorificar ao Senhor.

Reflita: “Como tenho aproveitado meu tempo? Tenho dado prioridade a Deus? O Espírito Santo é o guia da minha vida?” Faça uma oração com suas palavras e o Espírito Santo lhe mostrará onde você precisa melhorar.

juditeJudite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Quanto custa um Abraço?

Escrito por Judite Alves
Quanto custa um Abraço?

Um abraço é um gesto de carinho, amor, afeto, amizade; pode significar também motivação, a...

Como remir nosso tempo?

Escrito por Judite Alves
Como remir nosso tempo?

“Remindo o tempo, porquanto os dias são maus” (Efésios 5.16) Devemos ter atenção em como o...

Chega de preocupação

Escrito por Judite Alves
Chega de preocupação

“Respondeu o Senhor: Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas” (Luc...

Não seja sábia aos seus próprios ol...

Escrito por Mulher Cristã
Não seja sábia aos seus próprios olhos

“Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal” (Provérbios 3.7...

Nas provas, Deus está conosco

Escrito por Judite Alves
Nas provas, Deus está conosco

“Mas, agora assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó e que te formou ó, Israel; não temas...

Esgotamento Espiritual: O que é e c...

Escrito por Judite Alves
Esgotamento Espiritual: O que é e como evitá-lo

Quando falamos a palavra esgotamento, em seguida, vem à nossa mente a imagem de alguém que...

Não duvide das promessas

Escrito por Judite Alves
Não duvide das promessas

“E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando gló...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2018 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.