Valquíria Salinas

Valquíria Salinas é cristã evangélica, com vasta formação na Psicologia e áreas correlatas. Faz um sólido trabalho de aconselhamento e apoio ao lado de seu marido e pastor. Traz para o público evangélico, de forma clara e simples, temas e abordagens do aspecto psicológico do ser humano e sua relação espiritual com Deus, tudo de forma clara, simples e direta. Seja para adolescentes e jovens, para mulheres, casais ou família, no templo, no acampamento ou em empresas, a Psicóloga Valquíria Salinas fala sem achismos. Tem experiência de 16 anos de atendimento diário em seu consultório de psicologia, atuou em 2 Hospitais Psiquiátricos e foi voluntária no SOS - para recuperação de drogados e alcoólatras – durante 5 anos. Está à frente do Culto Regional de Mulheres, que reúne cerca de 3 mil mulheres mensalmente, na Assembleia de Deus na cidade de Sorocaba-SP.

 

Filhos do Quarto de Dormir

O Presente não é o Passado 
No passado recente, a maior preocupação dos pais tinha a ver com quem eram os amigos de seus filhos: da rua, do bairro, da escola, da igreja etc. Hoje, alguns pais acabam negligenciando os cuidados para com seus filhos. Pelo fato de seus filhos estarem muito tempo trancados em seus quartos, os pais fantasiam que estes estão protegidos dos perigos. O que alguns pais não percebem é que “aí mora o perigo”!

Alguns jovens, pela carência afetiva em relação à figura de seus pais, tendem a mostrar a sua fragilidade a “amigos” virtuais e pessoas que estão do outro lado da rede. As vezes essas pessoas estão ainda mais carentes do que eles e até – por que não dizer? - podem possuir mentes doentes e perversas, mas estão “escondidos” atrás de uma tela.

Isolamento da Realidade

Os filhos que vivem trancados em seus quartos, por horas e horas a fio, em sua maioria, têm dificuldades em relacionar-se com seus pais e amigos do olho-no-olho. 

Geralmente não sabem a respeito do que ocorre com a sua família, da história de seus avós, tios e tias. Alguns não trocam o quarto por nada e, nem mesmo quando chega alguma visita em casa são capazes de sair de seu escudo de proteção da vida real. 

Pais Desapercebidos

Alguns pais, por sua vez, estão distraídos e não percebem as suas funções, ficam culpando as redes sociais, a escola, a igreja, os políticos, os jogos no computador, o videogame, as séries, a baleia azul, a boneca momo etc. O problema todo começa na ausência afetivo-familiar. Quando digo ausência, não estou me referindo necessariamente a pais que estão longe e ausentes por trabalho, mas àqueles pais que são distantes de seus filhos, mesmo estando dentro do mesmo ambiente; pais que não têm um relacionamento afetivo, não têm diálogo e não conseguem perceber que seus filhos estão se perdendo dentro do próprio quarto. Pensam que: “Se está no quarto está bem guardado e protegido!” Ledo engano! 

É importante lembrar que você não precisa estar a todo tempo com seu filho, que a qualidade desse tempo é o mais importante.

Autoridade com Amor

Mãe e pai assumam o papel de autoridade na vida de seus filhos. É necessário ensiná-los a tolerar frustrações, desde pequenos. Esse é um dos maiores males dos tempos atuais. Filhos criados sem poderem sentir frustração. Os filhos precisam ouvir os “nãos” necessários, para que quando a vida lhes der “não”, consigam entender que nem sempre terão tudo o que desejam. A frustração faz crescer e amadurecer para a vida!

 Automutilação

Tenho observado muitos adolescentes que se mutilam com estiletes e similares, quando não têm o que querem ou quando o namoro termina. Tudo isso acontece pela dificuldade de tolerar frustração.

Não basta pagar as melhores escolas, os melhores cursos ou dar presentes aos filhos. Não basta se matar de trabalhar para comprar, a duras custas, o smartphone da moda para o filho, para que você não se sinta impotente e ele não se sinta frustrado. O que ele necessita é do seu olhar, do seu abraço, de diálogos abertos e amorosos, conversas de relacionamento familiar, com muito amor real e carinho. Nada substitui VOCÊ na vida de seu filho, tenha ele a idade que tiver. 

Pesquisa Absoluta

Todas as pesquisas demonstram que a maioria absoluta dos filhos adultos, quando perguntados, gostaria que seus pais tivessem lhes dado mais tempo e carinho, mais conselhos e presença, do que presentes que o dinheiro compra. 

Fugas Emocionais

Quando você não ocupa o seu lugar na vida do seu filho, ele encontra outra pessoa ou coisa para ocupar o vazio dentro dele. E essa coisa poderá ser algo não saudável, que fará com que ele se torne dependente da tecnologia, por exemplo; poderá até se tornar um cyber dependente (viciado em tecnologia), por apego ou fuga emocional. Alguns jovens acabam tão viciados que quando seus pais tentam controlar o tempo de uso, chegam a ter sintomas semelhantes ao de um usuário de cocaína; chegam até a agredir os próprios pais, pela falta momentânea da tecnologia. 

Período Natural do Adolescente – Acalme-se

É bem verdade que existem pais que se preocupam com seus filhos, quando ficam trancados em seu quarto, e já fantasiam o pior. Calma! Existe uma fase da adolescência de oscilação do humor, conflitos de identidade, onde o adolescente quer a sua privacidade e precisa ser respeitado. Os pais precisam ter um bom manejo com seus filhos, desde que são pequenos, para terem autoridade sem serem invasivos. Adolescente não é criança, para que você invada o quarto ou banheiro a qualquer momento. Cuidado!  O importante é que seu filho saiba que pode contar com você, porém é preciso saber que na adolescência ocorre um período de diferenciação dos pais.

Tome algumas Providências Hoje:

Tenha sempre um diálogo amistoso com seu filho.

Mostre a ele que pode contar com você.

Tenha o hábito de fazer pelo menos algumas refeições em família.

Faça programas em família: assista séries, filmes, jogos saudáveis, cozinhe junto, ou seja, tenham uma vida de família juntos.

Façam culto doméstico, estudem a bíblia juntos e orem juntos (não somente nas refeições ou quando alguém adoece).

Procurem ir à mesma igreja e, se possível, juntos.

Propondo uma Reflexão a Você:

Como o seu filho enxerga o seu relacionamento familiar?

Ele precisa ficar jogando para não entrar em contato com a realidade da casa?

Qual foi a última vez que você conversou por mais de uma hora com seu filho?

Quando foi que você orou com seu filho pela última vez?

Quando você deu oportunidade para seu filho questionar as suas crenças e valores, e lhe explicou racionalmente e amorosamente seus valores e fé?

Quando você disse pela última vez, ao seu filho, que o ama muito?

O seu filho é sua responsabilidade, cuide,coloque limites e dê amor, pois filho necessita de muito Amor e limites para se sentir verdadeiramente amado.

Muitos filhos, por não aprenderem a tolerar frustrações, hoje estão dentro de seus quartos isolados e à mercê de um mundo online, na internet e dos jogos. Salve o seu filho do vício, isolamento e excesso enquanto é possível, e faça tudo com equilíbrio. Não deixe o quarto roubá-lo de você!

Deus abençoe ainda mais a sua família! 

“Que todas estas palavras que hoje ordeno estejam em seu coração. Ensine- as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (Deuteronômio 6.6-7)

valquiria

Valquíria Salinas 


*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Filhos do Quarto de Dormir

Escrito por Valquíria Salinas
Filhos do Quarto de Dormir

O Presente não é o Passado No passado recente, a maior preocupação dos pais tinha a v...

Crianças na Cama dos Pais. Pode iss...

Escrito por Valquíria Salinas
Crianças na Cama dos Pais. Pode isso?

Provérbios 3.12 “Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a...

Sabotando-se a si Mesma – Entenda e...

Escrito por Valquíria Salinas
Sabotando-se a si Mesma – Entenda esse Mecanismo

A auto sabotagem é o boicote inconsciente com você mesma, de suas próprias ações e resulta...

Gratidão e a História de Elizabeth

Escrito por Valquíria Salinas
Gratidão e a História de Elizabeth

Há uma tendência no ser humano, principalmente hoje em dia, em realçar as coisas negativas...

Tudo Novo de Novo - 2019

Escrito por CPAD Web
Tudo Novo de Novo - 2019

É no período entre o final e o início de um novo ano que a maioria das pessoas faz um bala...

O Casal Cristão e a Experiência do...

Escrito por Valquíria Salinas
O Casal Cristão e a Experiência do Ninho Vazio

Fator Desencadeante Os filhos nascem e os pais ficam felizes e orgulhosos. Então vem...

O Poder do Perdão – Parte B

Escrito por Valquíria Salinas
O Poder do Perdão – Parte B

Vamos concluir nosso assunto sobre perdão, com mais alguns passos  importantes para t...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2019 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.