Valquíria Salinas

Valquíria Salinas é cristã evangélica, com vasta formação na Psicologia e áreas correlatas. Faz um sólido trabalho de aconselhamento e apoio ao lado de seu marido e pastor. Traz para o público evangélico, de forma clara e simples, temas e abordagens do aspecto psicológico do ser humano e sua relação espiritual com Deus, tudo de forma clara, simples e direta. Seja para adolescentes e jovens, para mulheres, casais ou família, no templo, no acampamento ou em empresas, a Psicóloga Valquíria Salinas fala sem achismos. Tem experiência de 16 anos de atendimento diário em seu consultório de psicologia, atuou em 2 Hospitais Psiquiátricos e foi voluntária no SOS - para recuperação de drogados e alcoólatras – durante 5 anos. Está à frente do Culto Regional de Mulheres, que reúne cerca de 3 mil mulheres mensalmente, na Assembleia de Deus na cidade de Sorocaba-SP.

 

O Esgotamento Emocional pode ser superado

O esgotamento emocional normalmente ocorre quando a pessoa está passando por situações de estresse, por exemplo, quando as exigências pessoais, profissionais ou ministeriais estão muito elevadas e ocorrem por um período muito grande, de modo que não saibamos como lidar com isso.

O cansaço e a fadiga, portanto, aparecem como resultado de um excesso de demandas psicologicamente, exigimos de nós mesmas mais do que podemos dar. 

Os Excessos 
Excesso de atividades: o nosso corpo não tem tempo e condições de se recuperar. Então, o organismo se manifesta somatizando e adoecendo das mais variadas formas, como consequência desse esgotamento emocional. Sentimos que estamos sobrecarregadas, no nosso limite, e acreditamos que não damos mais conta de avançarmos e resolvermos as situações do nosso dia a dia. Chega-se ao ponto de coisas bem simples serem vistas como algo muito difícil de resolver.

O que muitas pessoas não sabem é que o esgotamento emocional pode acontecer mesmo depois da situação estressante ter passado. Exemplos são casos de pessoas que cuidam de alguém doente na família, que teve problemas na igreja, dificuldades financeiras etc - questões que até já foram resolvidas. Porém, por um período longo você pode ter dado todas as forças que tinha e, passada essa fase, continua a sentir-se sem energia e ânimo. Vale lembrar o exemplo do profeta Elias, que sente medo mesmo após ter vencido; e foge para uma caverna, onde tem um esgotamento que o leva a uma depressão.

O esgotamento traz para a pessoa a sensação de incapacidade e a crença de que não é mais capaz de exercer suas funções.

Mulheres Líderes
Há pastores e esposas de pastores que pensam e falam em desistir de tudo. Há líderes das mais diversas áreas nas igrejas que entregam seus trabalhos. Tudo isso porque estão esgotados momentaneamente e, ao agirem assim, após um período de descanso se arrependem de ter agido dessa forma. 

Sintomas do esgotamento
1. Quando você vive nervosa e se irrita com facilidade;
2. Quando o seu corpo reage somatizando, você sente dores - uma hora na cabeça, outra nas costas, pernas, estômago etc. Você pode estar somatizando;
3. Desanimada, não tem vontade de conversar, não tem motivação e pensa que gostaria de se esconder em uma caverna, ir para o alto de uma colina, uma casa no campo e ficar sozinha, não falar com ninguém, não atender telefone, não olhar redes sociais digitais nem nada!
4. Sensação de impotência de que não tem mais forças para executar tarefas que antes eram comuns;
5. Dificuldades com o sono e até insônia grave.

O Tratamento
O tratamento começa com você reconhecendo que está esgotada ou se esgotando emocionalmente.

O esgotamento precisa ser tratado para que não traga consequências mais sérias, como TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), uma gastrite ou úlcera; ou doenças mais sérias como uma depressão ou síndrome do pânico.

Saiba que você, mulher, que cuida de tantas pessoas - marido, filhos, irmãs da Igreja, do seu trabalho - você precisa primeiro cuidar de você. Do contrário, uma hora você precisará parar, não dará conta de cuidar das pessoas que estão ao seu redor. Não é legal parar apenas quando estiver hospitalizada! 

Delegar é Dizer Não!
Saiba dizer não quando for necessário (desenvolva a capacidade de delegar e de dizer não) e lembre-se que você é humana. 

Você precisa, acima de tudo, se amar, pois, quando você se amar, os outros irão te respeitar e amar também.

Como você quer que as pessoas te respeitem se você não se respeita? 

Muitas de nós ficamos exaustas quando, na verdade, escondemos as nossas fragilidades para mostrarmos para os outros que somos fortes. Seja menos rígida com você mesma. Tente controlar menos o mundo externo. Viva com equilíbrio. Viva mais leve, em paz! Cuide-se!

Deus te quer Bem
Não se esqueça que você tem um Deus que te entende, te ouve, com quem você pode falar dos seus medos, das suas ansiedades, de tudo. 

Renove a sua mente tirando os pensamentos que não produzem saúde emocional. Aprenda a filtrar o que é bom e eliminar o que não edifica. Romanos 12.2.

Vida Leve
Viva a vida de uma forma mais leve, valorize o acordar, o andar, faça exercício físico, ocupe a mente para receber coisas boas.

Ouça hinos, cante, sorria. Procure fazer coisas que te dão prazer e alegria. Saiba que existem coisas que não dependem de você para serem mudadas.

Lembre-se de tudo que você já viveu, que você já conquistou e seja grata a Deus. Creia que Ele continua no controle de tudo. Procure não se preocupar excessivamente. 1ª Pedro 5.7 “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidados de vós.

Permita-se ser feliz, jogue fora os sentimentos destrutivos. Busque na oração o seu refúgio.

Filipenses 4.6-7 “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Até a próxima! Beijo! Psi. Valquíria Salinas.

valquiria

Valquíria Salinas 


*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

O Esgotamento Emocional pode ser su...

Escrito por Valquíria Salinas
O Esgotamento Emocional pode ser superado

O esgotamento emocional normalmente ocorre quando a pessoa está passando por situações de...

Filhos do Quarto de Dormir

Escrito por Valquíria Salinas
Filhos do Quarto de Dormir

O Presente não é o Passado No passado recente, a maior preocupação dos pais tinha a v...

Crianças na Cama dos Pais. Pode iss...

Escrito por Valquíria Salinas
Crianças na Cama dos Pais. Pode isso?

Provérbios 3.12 “Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a...

Sabotando-se a si Mesma – Entenda e...

Escrito por Valquíria Salinas
Sabotando-se a si Mesma – Entenda esse Mecanismo

A auto sabotagem é o boicote inconsciente com você mesma, de suas próprias ações e resulta...

Gratidão e a História de Elizabeth

Escrito por Valquíria Salinas
Gratidão e a História de Elizabeth

Há uma tendência no ser humano, principalmente hoje em dia, em realçar as coisas negativas...

Tudo Novo de Novo - 2019

Escrito por CPAD Web
Tudo Novo de Novo - 2019

É no período entre o final e o início de um novo ano que a maioria das pessoas faz um bala...

O Casal Cristão e a Experiência do...

Escrito por Valquíria Salinas
O Casal Cristão e a Experiência do Ninho Vazio

Fator Desencadeante Os filhos nascem e os pais ficam felizes e orgulhosos. Então vem...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2019 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.