Cuidados com a Voz

Cantar, ensinar, pregar e até mesmo trabalhar. Não importa a sua atividade, o uso da voz é tão frequente que podemos até chamar de “instrumento de trabalho”. E não é de se espantar que o uso abusivo dela tenha causado diversos problemas de rouquidão, tosse, pigarro e até mesmo casos mais sérios, como nódulos nas cordas vocais que se não tiver cuidado pode gerar um tumor. Por isso, é muito comum ouvir cantores, pregadores, professores, jornalistas, dentre outros profissionais, reclamarem dessas consequências citadas acima. Mas o que fazer se é esse o nosso maior meio de comunicação?

lucienevitorianoPensando nisso, foi criado o Dia Mundial da Voz, comemorado anualmente em 16 de abril. A data tem como principal objetivo chamar a atenção para os cuidados com a voz. O site Mulher Cristã conversou com a fonoaudióloga Luciene Vitoriano, que há oito anos atende diversos adoradores e pessoas que usam a voz profissionalmente ou não, para nos explicar quais os cuidados devem ser adotados e ainda citou dicas para manter a voz sempre afinada.

Por que precisamos ter o cuidado com a voz?
A voz é um dos nossos meios de comunicação, sendo talvez o mais rico em informações e de resposta imediata. Problemas de voz afetam a vida pessoal, social e, sobretudo, a profissional. É de fundamental importância manter boas condições vocais, independente de a pessoa ser ou não ser um profissional da voz. Por isso, é importante ficar atento aos primeiros sinais de alteração.

Muitas mulheres usam a voz frequentemente na igreja cantando em grupos ou solos e logo ficam roucas ou perdem a voz facilmente. Por que isso acontece?
A maioria dos problemas vocais tem sua origem pelo mau uso da voz, ou seja, comportamentos que dificultam o aparelho fonatório de trabalhar corretamente (falar muito alto, tensão ou esforço na região do pescoço e ombros no durante a produção da fala, não coordenar bem a respiração, falar ou cantar durante longos períodos sem o aquecimento adequado). Aprender a utilizar sua voz de forma adequada inclui a prática do aquecimento e desaquecimento vocal, o que não é visto comumente em nossas igrejas. Um especialista poderá identificar quais hábitos não estão contribuindo para uma voz saudável e quais exercícios serão mais adequados para que a produção de voz aconteça de maneira plena e sem esforço.Outro fator que pode gerar alterações vocais em mulheres é o período menstrual. Durante esse período o corpo retém líquidos, provocando inchaços, incluindo as pregas vocais. Algumas mulheres podem apresentar alterações como rouquidão e/ou ter dificuldades para executar algumas notas.

Quando é necessário procurar o profissional de Fonoaudiologia?
Normalmente as pessoas buscam auxílio quando já apresentam alterações que comprometem a qualidade vocal. O ideal é prestar atenção na sua voz para reconhecer quando os primeiros sinais de que há algo errado surgirem. Rouquidão por mais de 15 dias ou com frequência após o uso prolongado da voz, sentir ardência ou dor na região da laringe, falhas na voz ou afonia são sinais de que é necessária uma avaliação com otorrinolaringologista e com um fonoaudiólogo.

Tem alguns alimentos que ajudam na saúde vocal. Quais seriam estes?
A alimentação deve ser equilibrada fornecendo aos músculos envolvidos o alimento necessário. Alimentos pesados e com muitos condimentos dificultam a digestão e a movimentação dos músculos da região costodiafragmática. Verduras e frutas quando bem mastigadas, auxiliam no relaxamento da musculatura da face e melhorando assim a dicção. A água, deve ser consumida em pequenas doses ao longo do dia. Hidratar o corpo constantemente manterá a laringe também hidratada.

É mito ou verdade: beber gelado ou quente atrapalha as cordas vocais?
Qualquer mudança muito brusca de temperatura pode causar uma descarga imediata do muco. Antes de engolir alimentos muito gelados, mantenha-os na boca por um tempinho, para só depois deglutir. Antes de ingerir alimentos muito quentes aguarde a temperatura ceder para evitar danos na cavidade oral.

Quais dicas você deixa para as mulheres que amam cantar? 
Separei algumas dicas da Campanha da Voz deste ano produzida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia:
* Beba goles de água (sem gás) em situações de uso da voz; pregas vocais hidratadas são menos suscetíveis a lesões;
* Tenha uma alimentação saudável e, antes de utilizar a voz continuamente, evite alimentos pesados, cafeína, leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate.
* Mantenha uma boa saúde, estabeleça uma rotina de sono e descanso e não tome medicações por conta própria. Os efeitos colaterais podem representar uma ameaça à voz;
* Procure reduzir a quantidade de uso da voz durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
* Fale sem esforço e articule bem as palavras, abrindo bem a boca para amplificar os sons. Tente não falar por longos períodos em ambientes ruidosos;
* Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar, e deixe o corpo movimentar-se livremente com gestos e expressões faciais;
* Reduza abusos vocais como pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradamente;
* No caso de suspeita de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.

Por Luciene Saviolli

Cuidados com a Voz

Escrito por Mulher Cristã
Cuidados com a Voz

Cantar, ensinar, pregar e até mesmo trabalhar. Não importa a sua atividade, o uso da voz é...

Como organizar um grupo de eventos...

Escrito por CPAD Web
Como organizar um grupo de eventos em sua igreja?

Páscoa, Dia das Mães, Dia do Pastor, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, Festa da Igrej...

10 dicas para o ministro de louvor

Escrito por CPAD Web
10 dicas para o ministro de louvor

Você é regente de conjunto ou maestrina de coral? É líder do ministério de louvor da sua i...

Como surgiu o Círculo de Oração?

Escrito por Mulher Cristã
 Como surgiu o Círculo de Oração?

Tudo começou em 6 de março de 1942, quando a irmã Albertina Bezerra Barreto, membro da Igr...

As irmãs que oram

Escrito por Mulher Cristã
As irmãs que oram

Existem vários ministérios dentro da igreja, mas o círculo de oração é muito conhecido por...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2018 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.