dirlei baptista

Dirlei Baptista

Magistério Infantil e Fundamental; Bacharel em Teologia; Bacharel em Pedagogia; Licenciatura em Filosofia e Sociologia; Licenciatura em Educação Religiosa; Pós-graduada em Docência do Ensino Superior; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia; Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestranda em Teologia. Casada com o pastor Douglas Baptista, líder da ADMDF e do Conselho de Educação e Cultura da CGADB; Missionária da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal (ADMDF); Líder da União Feminina da ADMDF e Diretora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas (IBTECH).

 

Mulheres guerreiras do Exército de Cristo

Paulo faz uso da metáfora militar para ilustrar a seriedade e a disciplina da vida cristã: “sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo” (2Tm 2.3). Assim como um soldado a mulher cristã também é chamada a permanecer firme e ser vitoriosa na batalha espiritual.

Nessa semana em que celebramos o dia do Soldado no Brasil (25 de agosto), trago para nossa reflexão, a necessidade de lutarmos e vencermos como “guerreiras de Cristo”, toda as forças do mal que tenta atingir nossa família, e, sobretudo, nosso coração. Na busca da vitória destaca-se três ações essenciais:

Perseverar com Cristo nas aflições 

Paulo lembra que o sofrimento faz parte da caminhada cristã. Assim como um soldado enfrenta noites frias e terrenos difíceis, a mulher cristã também lida com dores emocionais, pressões sociais e batalhas espirituais. A frase “sofre comigo” indica compartilhar dos sofrimentos do evangelho, não fugindo deles, mas enfrentando-os em comunhão com Cristo.

Desse modo, quando vierem tempos de solidão, pressões no lar, incompreensões ou lutas interiores, lembre-se de que sofrer por Cristo não é derrota, mas sinal de pertencimento ao Reino. Você não está sozinha no campo de batalha. Cristo é o Comandante que luta ao seu lado. Ore, busque apoio em outras irmãs na fé e confie na vitória do Senhor.

Não se embaraçar com os negócios da vida

O soldado precisa manter o foco em sua missão: “ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra” (2Tm 2.4). Se ocorrer distrações com preocupações secundárias, sua eficácia será comprometida. Assim, a mulher cristã é desafiada a não deixar que ansiedades, comparações ou vaidades desviem seu coração daquilo que é eterno.

Nesse contexto, a mulher cristã, em meio a tantas demandas da vida moderna — carreira, família, pressões culturais — é chamada a manter seus olhos fixos em Cristo. Portanto, examine sua rotina e organize prioridades: tempo com Deus, cuidado da família e testemunho cristão devem estar no centro, antes de toda e qualquer pressão externa.

Militar legitimamente para receber a coroa 

No combate da fé, não basta ser participante do exército, é preciso lutar segundo as regras: “e, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente” (2Tm 2.4). Isso significa viver em integridade, guardando e observando a Palavra de Deus. A coroa da vida é prometida somente àqueles que lutarem com fidelidade e perseverarem na fé até ao fim.

Assim sendo, no lar, no trabalho ou na igreja, as mulheres guerreiras devem ser o exemplo de fidelidade e perseverança. Servir a Cristo com sinceridade, sem buscar reconhecimento humano. Não buscar atalhos fáceis, mas permanecer fiel mesmo quando não tiver nenhum reconhecimento humano, sabendo que o galardão é garantido, pois ele vem do Senhor! 

Em suma, o chamado de Paulo a Timóteo ecoa hoje para todas as mulheres de fé: o de ser guerreiras de Cristo, perseverando nas aflições, mantendo o foco no Comandante e militando legitimamente até receber a coroa da vida. Essa jornada não é fácil, mas é gloriosa. Por isso, marche com fidelidade e não se distraia com as coisas deste mundo. O Senhor já garantiu nossa vitória e a coroa de glória já nos está reservada nos céus. Aleluia!

Queridas, Deus vos abençoe, até mais!

dirlei baptista

Dirlei Baptista 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Cristo acalma as tempestades da vid...

Escrito por Dirlei Baptista
Cristo acalma as tempestades da vida

No artigo dessa semana vamos refletir sobre um dos milagres mais impressionantes de Jesus...

A mulher de fé transborda em espera...

Escrito por CPAD Web
A mulher de fé transborda em esperança

Na Bíblia, esperança é a certeza ancorada no caráter de Deus e nas promessas cumpridas em...

Mulheres preparadas para reconstrui...

Escrito por Dirlei Baptista
Mulheres preparadas para reconstruir

A Bíblia revela um Deus que restaura e reconstrói. Onde há relacionamentos destruídos, Ele...

A mulher moderna e os valores crist...

Escrito por Dirlei Baptista
A mulher moderna e os valores cristãos

Os dias que vivemos são bem acelerados, muitos exigentes e cheios de vozes concorrentes pe...

Setembro Amarelo: o valor da vida e...

Escrito por Dirlei Baptista
Setembro Amarelo: o valor da vida em Cristo

Setembro Amarelo é um movimento internacional de conscientização e prevenção do suicídio,...

Pátria Celestial: esperança da mulh...

Escrito por Dirlei Baptista
Pátria Celestial: esperança da mulher cristã

A Escritura adverte que o cristão não pertence definitivamente a este mundo, mas têm sua v...

Mulheres guerreiras do Exército de...

Escrito por Dirlei Baptista
Mulheres guerreiras do Exército de Cristo

Paulo faz uso da metáfora militar para ilustrar a seriedade e a disciplina da vida cristã:...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.