dirlei baptista

Dirlei Baptista

Magistério Infantil e Fundamental; Bacharel em Teologia; Bacharel em Pedagogia; Licenciatura em Filosofia e Sociologia; Licenciatura em Educação Religiosa; Pós-graduada em Docência do Ensino Superior; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia; Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestranda em Teologia. Casada com o pastor Douglas Baptista, líder da ADMDF e do Conselho de Educação e Cultura da CGADB; Missionária da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal (ADMDF); Líder da União Feminina da ADMDF e Diretora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas (IBTECH).

 

Pátria Celestial: esperança da mulher cristã

A Escritura adverte que o cristão não pertence definitivamente a este mundo, mas têm sua verdadeira cidadania nos céus: “pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20). Para a mulher cristã, significa não ser moldada pelas pressões do mundo, mas firmar sua vida em Cristo, aguardando com alegria o Salvador que breve voltará.

Nessa semana em que celebramos o dia da Pátria brasileira (7 de setembro), apresento para nossa reflexão, um convite à esperança, ao desapego das coisas passageiras e à firme expectativa da volta de Cristo. Nessa perspectiva, veremos que o versículo em apreço nos traz direção, consolo, identidade; e um chamado a viver no presente com os olhos fixos na eternidade.

A cidadania celestial: identidade que transforma

Paulo usa o termo “pátria” com o sentido de cidadania e pertencimento. Assim como as mulheres da cidade de Filipos estavam sob as leis e privilégios romanos, tais como o direito a herança e patrimônio; da mesma forma, as mulheres cristãs estão sujeitais ao governo da Palavra de Deus, e, aos benefícios de sua filiação espiritual que incluem bênçãos terrenas e a herança da vida eterna.

Isso significa que nossa identidade não é definida pelo que o mundo valoriza (beleza exterior, status social ou conquistas humanas). Na prática, essa consciência convida a mulher cristã a viver com dignidade, santidade e segurança, sabendo que seu valor está em Cristo. Desse modo, a mulher cristã não vive escrava da pressão cultural, pois sua pátria é celestial, e sua identidade está firmada em Jesus.

Aguardando o Salvador: esperança que consola

A fé cristã é marcada por uma inabalável e viva esperança: Jesus Cristo “aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação” (Hb 9.28). Dessa forma, o texto bíblico lembra que a vida cristã não se resume às circunstâncias presentes. A esperança escatológica não é um mero ideal futuro, mas um alicerce que sustenta a fé no presente, mesmo em meio às adversidades.

Para a mulher que enfrenta lutas no lar, sobrecargas familiares ou dores que pesam no coração, a certeza da vinda de Cristo torna-se fonte de consolo e fortaleza. Assim, a mulher cristã pode atravessar as tribulações com perseverança, porque sabe que sua história não termina neste mundo marcado por limitações e sofrimentos. O melhor ainda está por vir: a eternidade gloriosa na presença do Salvador.

Viver com os olhos na eternidade: uma prática edificante

A cidadania celestial não faz da mulher uma pessoa alienada da vida presente, não se trata de “escapismo” das aflições da vida, mas a capacidade de viver de modo diferente. Nessa direção, Paulo exorta: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são da terra” (Cl 3.2). Para a verdadeira mulher cristã, isso significa vida transformada, com a mente voltada para os valores eternos.

Essa perspectiva implica cultivar virtudes, tais como, amor que acolhe, serviço que edifica, pureza que inspira, oração que sustenta, ensino que forma discípulos e um testemunho que glorifica a Deus. Uma mulher cristã vive a cidadania terrena como sal da terra e luz do mundo. Assim, a serva de Deus que vive com os olhos na eternidade se torna exemplo na família e na sociedade, refletindo o caráter de Cristo.

Em suma, temos dupla cidadania, a terrena e a celestial. Porém, nossa pátria definitiva está nos céus. Essa verdade redefine nossa identidade, renova nossa esperança e transforma nosso modo de viver.

Enquanto caminhamos neste mundo, somos chamadas a viver como cidadãs do céu, espalhando luz e esperança até o dia em que estaremos para sempre com o Senhor. Aleluia!

Queridas, Deus vos abençoe, até mais!

dirlei baptista

Dirlei Baptista 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Cristo acalma as tempestades da vid...

Escrito por Dirlei Baptista
Cristo acalma as tempestades da vida

No artigo dessa semana vamos refletir sobre um dos milagres mais impressionantes de Jesus...

A mulher de fé transborda em espera...

Escrito por CPAD Web
A mulher de fé transborda em esperança

Na Bíblia, esperança é a certeza ancorada no caráter de Deus e nas promessas cumpridas em...

Mulheres preparadas para reconstrui...

Escrito por Dirlei Baptista
Mulheres preparadas para reconstruir

A Bíblia revela um Deus que restaura e reconstrói. Onde há relacionamentos destruídos, Ele...

A mulher moderna e os valores crist...

Escrito por Dirlei Baptista
A mulher moderna e os valores cristãos

Os dias que vivemos são bem acelerados, muitos exigentes e cheios de vozes concorrentes pe...

Setembro Amarelo: o valor da vida e...

Escrito por Dirlei Baptista
Setembro Amarelo: o valor da vida em Cristo

Setembro Amarelo é um movimento internacional de conscientização e prevenção do suicídio,...

Pátria Celestial: esperança da mulh...

Escrito por Dirlei Baptista
Pátria Celestial: esperança da mulher cristã

A Escritura adverte que o cristão não pertence definitivamente a este mundo, mas têm sua v...

Mulheres guerreiras do Exército de...

Escrito por Dirlei Baptista
Mulheres guerreiras do Exército de Cristo

Paulo faz uso da metáfora militar para ilustrar a seriedade e a disciplina da vida cristã:...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.