dirlei baptista

Dirlei Baptista

Magistério Infantil e Fundamental; Bacharel em Teologia; Bacharel em Pedagogia; Licenciatura em Filosofia e Sociologia; Licenciatura em Educação Religiosa; Pós-graduada em Docência do Ensino Superior; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia; Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestranda em Teologia. Casada com o pastor Douglas Baptista, líder da ADMDF e do Conselho de Educação e Cultura da CGADB; Missionária da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal (ADMDF); Líder da União Feminina da ADMDF e Diretora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas (IBTECH).

 

A mulher de fé transborda em esperança

Na Bíblia, esperança é a certeza ancorada no caráter de Deus e nas promessas cumpridas em Cristo. Paulo chama o Senhor de “Deus da esperança” (Rm 15.13) porque Ele é a fonte, o conteúdo e o garantidor daquilo que aguardamos. Em tempos difíceis—diagnósticos, pressões financeiras, solidão, rotina exaustiva— Ele nos convida a confiar para transbordar, não pela força própria, mas pelo poder do Espírito Santo. Este artigo traz teologia (quem Deus é), doutrina (o que cremos) e aplicação (como viver), para encorajar seu coração a caminhar firme.

O Deus da Esperança: verdade que sustenta o coração

Deus é fiel, imutável e soberano. Ele cumpre todas as suas promessas. Portanto, a esperança cristã não é uma utopia, mas é memória da fidelidade de Deus no passado, aplicada no presente e ao futuro. Deus é também Pai. Ele conhece nossas necessidades e cuida de nós com amor que não falha.

A esperança do cristão é bíblica, ela nasce do evangelho—da vida, morte e ressurreição de Jesus. Pela justificação, temos paz com Deus e acesso a sua graça “sabendo que a tribulação produz a paciência, a paciência a experiência, e a experiência a esperança” (Rm 5.3-4). 

Portanto, redefina o seu olhar. Em cada notícia difícil, não se concentre no problema, mas olhe somente para Cristo “autor e consumador da fé” (Hb 12.2). Lembre-se de como Deus já lhe ajudou, e creia que Ele continuará a lhe guardar. A cruz prova o seu amor; e o túmulo vazio garante o nosso futuro.

Confiança em Deus: doutrina que forma a alma

Confiar é responder com fé à providência de Deus para conosco. Ele governa todas as coisas. Nada acontece sem a permissão do Senhor. Em tudo existe um propósito que no final nos servirá de benção: “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28)

A fé é o canal pelo qual recebemos essa confiança. Em Cristo, somos chamadas a confiar: fazer a nossa parte, e descansar no cuidado do Pai. A esperança em Deus nos livra de dois prejudicais extremos: o controle ansioso e a passividade resignada.

Portanto, respire a fé. Pratique a oração de entrega. Apresente sua preocupação no altar, deixe tudo na presença de Deus. Não esteja inquieta por coisa alguma, busque ao Senhor pela oração e súplica e receba a paz “que excede todo o entendimento” (Fp 4.7). 

Transbordar: vida no Espírito que se derrama

O Espírito Santo é quem aplica a obra de Cristo em nós—Ele convence, consola, fortalece e nos faz frutificar. O transbordar é obra dEle. É a confiança, a certeza e a esperança que se derramam além da nossa medida, alcançando nossa família, trabalho, finanças e a igreja.

É o Espirito Santo que nos capacita com dons para a edificação pessoal e coletiva. Viver cheias do Espírito não é um evento isolado, mas deve ser diário. A Escritura nos diz: “Enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18). Porém, essa vida na plenitude do Espírito só é possível por meio da leitura bíblica, oração e obediência 

Portanto, viva a disciplina cristã. Estabeleça três hábitos simples e firmes. (1) Leia e medite na Palavra de Deus diariamente (um capítulo por dia); (2) Estabeleça e cumpra um horário para a oração (faça com alegria e não como legalismo); e (3) Obedeça a Palavra de Deus (não seja uma leitora esquecida).

Em suma, a fidelidade de Deus alivia e faz cessar as nossas dores. Quando olhamos para trás vemos Cristo que por nós morreu e ressuscitou; quando olhamos para dentro percebemos o Espírito que habita em nós; e quando olhamos para frente temos a viva esperança da fidelidade de Deus. Portanto, mulher amada, siga em frente! O Deus da esperança está com você e em você e Ele lhe faz transbordar.

Queridas, Deus vos abençoe, até mais!

dirlei baptista

Dirlei Baptista 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Mulher de fé, família fortalecida

Escrito por Dirlei Baptista
Mulher de fé, família fortalecida

Nossa sociedade é marcada por transformações culturais e pela relativização dos valores fa...

Como vencer o espírito de autocomis...

Escrito por Dirlei Baptista
Como vencer o espírito de autocomiseração?

A autocomiseração é um estado emocional em que a pessoa passa a sentir pena de si mesma de...

Libertas da culpa e da inércia que...

Escrito por Dirlei Baptista
Libertas da culpa e da inércia que paralisa

As Escrituras Sagradas nos asseguram "se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sere...

Cuidar de si mesma: um ato de grati...

Escrito por Dirlei Baptista
Cuidar de si mesma: um ato de gratidão a Deus

Historicamente, a piedade cristã feminina foi associada à negação do corpo. O resultado fo...

O poder da oração: a fé que move o...

Escrito por Dirlei Baptista
O poder da oração: a fé que move o extraordinário

A oração é uma das maiores armas espirituais. Por meio dela, a mulher cristã se aproxima d...

Mulher ferida pelo mundo, mas resta...

Escrito por Dirlei Baptista
Mulher ferida pelo mundo, mas restaurada por Deus

O profeta Jeremias foi até a casa do oleiro e encontrou uma cena marcante. O barro estava...

A relevância da mulher na família e...

Escrito por Dirlei Baptista
A relevância da mulher na família e no lar

O mês de maio nos convida a refletir sobre um dos maiores presentes de Deus: a família. No...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2026 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.