Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Sorrindo diante do futuro

Conhecemos o passado, e por mais difícil que ele tenha sido, ele passou. Por mais que algumas feridas tenham sido abertas – e eu espero que todas estejam devidamente tratadas – as cicatrizes não doem mais, só suscitam lembranças de um tempo sofrido mas que, graças a Deus, passou!

Quanto ao tempo presente, mesmo que difícil, já estamos cientes das tarefas a realizar, mesmo que não saibamos ainda como fazer, ou quando Deus vai agir. Nos ocupamos damos o que podemos, nos esforçamos para agir da melhor forma, mas podemos, ao menos, conhecer as atribuições que nos envolvem.

Vivemos dias corridos, com muitas atribuições, onde precisamos desdobrar nossos papéis de profissionais, pais, cônjuges, amigos e servos de Deus, além de cuidarmos da nossa mente e do nosso corpo. E ainda ficamos sobrecarregados com a cobrança de estar sempre inteirados sobre os fatos e notícias, de interagir em redes sociais, e de manter nossa imagem corporal dentro do padrão estético esperado.

Tantas cobranças, funções e papéis a desempenhar provocam ansiedade, que é uma reação prevista diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É normal termos ansiedade antes de uma entrevista de emprego, da aprovação em um concurso, do nascimento de um filho, de uma viagem, de uma cirurgia delicada ou de um revés econômico – situações estas em que temos o desafio do novo ou desconhecido. Porém, encaramos os desafios presentes e, com Deus, sempre vencemos.

Contudo, o futuro nos assombra. O que esperar do futuro político do nosso país? Até quando teremos liberdade para pregar o evangelho? Quais as profissões que nossos filhos vão escolher? O que nos espera após a aposentadoria? Como será a nossa velhice? Como manter a boa saúde física e mental ao longo dos anos? O que fazer para manter a chama do Primeiro amor por Deus até nosso último suspiro? Quando Jesus voltará???

É interessante analisarmos as atitudes da mulher sábia, que antecedem a informação de que ela sorri diante do futuro: Ela acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres. Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos. Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura. Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes. Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. (Provérbios 31.20-25).

O texto acima demonstra que nossas ações diárias, no passado e no presente, apontam para a qualidade do nosso futuro. Isto significa dizer que precisamos fazer, com afinco e coragem, tudo o que podemos hoje, plantando hoje e confiando na colheita futura das consequências das nossas ações, esperando cotidianamente nas misericórdias de Deus que se renovam a cada manhã.

Portanto, faça o melhor hoje, e ao pensar no futuro, não alimente o medo. Sorria, levantando as mãos cansadas, e acalmando seu coração angustiado. Sorria, ciente de que Deus jamais perderá o controle da sua vida.

O futuro nos aguarda na próxima hora, nos próximos dias, meses e anos. E, na verdade, tudo o que podemos fazer é executar o nosso melhor hoje, e amanhã e depois, confiando nas promessas, na proteção e na infalível misericórdia de Deus.

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Unidade Conjugal

Escrito por Elaine Cruz
Unidade Conjugal

Na minha infância, era comum um casal ter vários filhos. Além disso, era usual que as pess...

Hospitais

Escrito por Elaine Cruz
Hospitais

Estou escrevendo este artigo em um hospital particular no Rio de Janeiro, onde estou como...

Felicidade no Trabalho

Escrito por Elaine Cruz
Felicidade no Trabalho

No primeiro dia do mês de maio, tanto no Brasil como em Portugal, nós comemoramos o dia do...

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.