A história de Sara, esposa do patriarca Abraão, é um exemplo marcante de como a fé transforma impossibilidades em vitórias. Mesmo diante da esterilidade e da idade avançada, sua confiança em Deus permitiu que ela experimentasse o cumprimento da promessa divina em sua vida. Sua submissão e confiança em Deus são virtudes encorajadoras para aquelas que buscam viver em esperança e obediência.
Esta reflexão, embasada na vida de Sara, oferece uma visão bíblica sobre a prática da fé na vida cristã. A jornada de Sara demonstra que as mulheres que confiam em Deus, podem superar limitações, transformar dúvidas em esperança, experimentar o milagre e o sobrenatural em suas vidas, e, ainda inspirar outras mulheres a confiarem e testemunharem do poder de Deus.
A fé supera as limitações humanas
Sara enfrentava uma condição, humanamente, impossível: desde sua puberdade, ela era incapaz de conceber filhos, e já tinha cerca de 90 anos de idade quando recebeu a promessa que seria mãe. No entanto, a Palavra proferida por Deus era maior que as limitações do corpo fragilizado de Sara. Essa verdade também se aplica às mulheres que confiam e esperam em Deus. As dificuldades da vida não são obstáculos definitivos quando a nossa fé está firmada nas promessas do Senhor nosso Deus.
A dúvida pode ser transformada em fé
É verdade que, no início, Sara riu ao ouvir a promessa divina, pois, diante das circunstâncias que lhe eram desfavoráveis, ela achava impossível conceber, amamentar e criar um filho. Contudo, Deus a exortou a crer quando lhe assegurou “haveria alguma coisa difícil ao Senhor?” (Gn 18. 14). Assim, a sua dúvida foi convertida em total confiança no poder de Deus. Isso demonstra que mesmo quando a incerteza surge, por meio de nossa intimidade com Deus, a dúvida pode ser convertida em fé verdadeira.
A vitória gera testemunho e inspiração
Sara recebeu forças para conceber porque "teve por fiel aquele que lhe tinha prometido" (Hb 11.11). A fé em Deus não apenas a fez acreditar, mas também permitiu que ela experimentasse o milagre. Sara é a única mulher israelita mencionada no "capítulo dos heróis da fé" do livro aos Hebreus. Sua experiência se tornou um testemunho para gerações. Desse modo, quando uma mulher permanece firme na fé, sua vitória também serve de inspiração, fortalecendo a esperança e a confiança de outras mulheres. Dessa forma, a história de Sara é um lembrete poderoso de que a fé é o caminho para a vitória. Independentemente das adversidades e obstáculos, Deus é fiel para cumprir Sua palavra. Mesmo que o anoitecer pareça sombrio, em Cristo sempre surgirá a luz de um novo dia. Assim sendo, como Sara devemos e podemos viver confiando plenamente no poder e na fidelidade de nosso Deus.
Queridas, Deus vos abençoe, até mais!
Dirlei Baptista
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).