flavianne vaz

Flavianne Vaz

Historiadora, Teóloga e Escritora. Pregadora e Palestrante na área de Família e Educação Cristã. Autora do Livro “Liderando Adolescentes” (CPAD) e de Revistas do Currículo de Escola Dominical da CPAD. Articulista do Jornal Mensageiro da Paz e da Revista Ensinador Cristão. Membro da Assembleia de Deus de Bonsucesso (RJ). Casada com Miguel Melo, mãe da Sarah e dos trigêmeos Guilherme, Fernando e Heitor.

 

Autocuidado para mulheres cristãs: especial Outubro Rosa

Outubro é o mês em que o mundo se une para falar sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O Outubro Rosa não é apenas uma campanha de saúde, mas um chamado à consciência, especialmente para nós, mulheres cristãs, que entendemos que nossa vida é um presente de Deus e deve ser cuidada com responsabilidade.

A realidade do câncer de mama no Brasil

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras, representando cerca de 30% dos casos registrados anualmente. Apenas em 2024, a estimativa foi de 75 mil novos casos no país. Ainda segundo o INCA:   

• Quando descoberto no início, o câncer de mama tem até 95% de chances de cura.
• Mais de 70% dos casos no Brasil ainda são diagnosticados em estágios avançados, aumentando o risco e a complexidade do tratamento.   
• O autoexame das mamas, a mamografia anual a partir dos 40 anos e consultas regulares são fundamentais para salvar vidas.

Esses dados mostram que a prevenção não é luxo – é necessidade. E mais: é responsabilidade com a própria vida, com a família e com o propósito que Deus confiou a cada mulher.

Autocuidado é bíblico

Muitas mulheres cristãs vivem sobrecarregadas: cuidam da casa, da família, do trabalho, do ministério… e acabam negligenciando a própria saúde. Porém, a Bíblia nos ensina que cuidar da nossa vida é um ato de honra ao Criador: “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu corpo.” (1 Co 6:20)

Cuidar-se não é egoísmo – é mordomia do corpo que Deus nos deu. Não há culpa nenhuma em reservar tempo para exames médicos, descanso, lazer saudável, alimentação equilibrada e atividade física. Pelo contrário, isso faz parte do propósito de Deus para uma vida equilibrada.

Prevenção: um ato de fé e sabedoria

A fé verdadeira não ignora a realidade. Ela age com sabedoria. 

Não tenha medo da prevenção! Faça mamografia anual a partir dos 40 anos (ou antes, se houver histórico familiar). Realize autoexame das mamas mensalmente e mantenha consultas preventivas com ginecologista e mastologista.

Aproveite esse mês para refletir e descubra como você pode melhorar sua rotina. Adote hábitos saudáveis: atividade física, menos consumo de gordura, mais alimentos naturais. 

Corpo e Mente: uma só saúde

Autocuidado não é só físico. Muitas mulheres adoecem internamente por exaustão emocional, culpa, falta de apoio e sobrecarga familiar. Deus se importa com isso também  (Mateus 11:28).

Aprender a descansar, pedir ajuda, dividir responsabilidades e dizer “não” quando necessário é maturidade espiritual. Quem se esgota não consegue cumprir a missão que Deus deu. Sua saúde é parte do seu ministério.

Por isso, cuide também da sua saúde emocional: ansiedade e estresse enfraquecem o corpo e a alma. Lembre-se: “O coração tranquilo dá vida ao corpo.” (Pv 14:30)

Não é vaidade – é responsabilidade

Nenhuma mulher deve se sentir culpada por:   

• Ir ao médico
• Descansar
• Fazer exames preventivos 
• Cuidar da aparência
• Ter momentos de lazer 
• Tratar a saúde emocional
• Praticar atividade física
• Focar no bem-estar

Isso não é egoísmo. Seu corpo é templo do Espírito Santo. Seu bem-estar honra a Deus.

Neste Outubro Rosa, que cada mulher cristã se lembre: autocuidado é um ato de coragem, sabedoria e fé. Que possamos quebrar tabus, vencer o medo, cuidar da vida e ser exemplo para nossas famílias e igrejas. Porque Deus não nos chamou para sobreviver… mas para viver em plenitude!

flavianne vaz

Flavianne Vaz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Raabe e sua coragem de se posiciona...

Escrito por Flavianne Vaz
Raabe e sua coragem de se posicionar

Introdução Nesta série, temos visto que a Bíblia não romantiza mulheres — ela as revela.&n...

Sara: a mulher que riu da promessa

Escrito por Flavianne Vaz
Sara: a mulher que riu da promessa

Uma promessa grande demais para o corpo Quando pensamos em Sara, geralmente lembramos do r...

Eva, do erro à redenção

Escrito por Flavianne Vaz
Eva, do erro à redenção

Série: Mulheres que a Bíblia Não Romantiza IntroduçãoEm um tempo em que as mulheres são co...

Liberalidade e Contentamento

Escrito por Flavianne Vaz
Liberalidade e Contentamento

Ao longo da série Mordomia que Transforma, aprendemos que planejamento traz ordem, que o c...

Reserva de Emergência: fé não dispe...

Escrito por Flavianne Vaz
 Reserva de Emergência: fé não dispensa prudência

Na caminhada da série Mordomia que Transforma, começamos aprendendo que planejamento finan...

O Perigo do Consumismo: quando comp...

Escrito por Flavianne Vaz
O Perigo do Consumismo: quando comprar vira um consolo para a alma

No primeiro artigo da série Mordomia que Transforma, falamos sobre planejamento financeiro...

Planejamento financeiro com propósi...

Escrito por Flavianne Vaz
Planejamento financeiro com propósito

Série: Mordomia que Transforma  Vivemos dias em que falar sobre dinheiro se tornou in...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2026 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.