sonia

Sonia Pires

Psicóloga Clínica; Psicóloga Clínica; ⁠Psicoterapeuta; ⁠Neuro Psicóloga; Pós Graduada em Instrumental Enrichment - Phase I e II em Israel (1994); Pós Graduada em Instrumental Enrichment Lebel III Training no Canadá; ⁠Palestrante em diferentes temas nas áreas de Psicologia e Fé Cristã;⁠ Escritora; Autora do Livro "Entre Nós Mulheres" (CPAD) ; ⁠Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Belenzinho (SP); Professora da Classe de Senhoras da EBD; Voluntária no “ASILAR” e Asilo e lar da AD - Belém (SP). 

 

 

Dorcas - compartilhando talentos

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas”. Col.: 3:23

A Bíblia apresenta grandes mulheres que marcaram gerações não por títulos, bens ou influência política, mas pela nobreza do coração. Entre elas, encontramos Dorcas, também chamada Tabita, uma discípula de Jesus que viveu em Jope e deixou um legado extraordinário por meio do amor prático e da compaixão.

A Escritura a descreve como “uma mulher cheia de boas obras e esmolas que fazia” ( Atos 9:36). Sua vida ensina o poder da bondade no cotidiano.

Dorcas não pregava em púlpitos, não liderava multidões, mas servia silenciosamente. Ela costurava roupas para as viúvas, acolhia necessitados e demonstrava fé através de gestos simples. Seu ministério era feito com suas próprias mãos, transformando tecido em esperança. Em um tempo em que viúvas eram socialmente vulneráveis, ela se tornou consolo e proteção. Seu talento foi colocado a serviço do Reino.

Quando Dorcas adoeceu e morreu, a tristeza tomou a cidade. As viúvas choravam, segurando as roupas que ela havia costurado com amor. A dor pela despedida revelou o impacto profundo daquela mulher. Então chamaram Pedro, que orou ao Senhor, e Deus a ressuscitou ( Atos 9:39-40). A Bíblia diz que esse milagre se tornou conhecido e muitos creram em Jesus. Assim, até em sua morte e ressurreição, Dorcas trouxe pessoas para Deus.

A história de Dorcas nos convida a refletir: qual ou (quais) são os meus talentos? Qual legado estamos deixando? A vida cristã se manifesta na fé, mas também na vida prática. Boas obras não salvam, mas revelam um coração transformado. Deus concede dons, talentos, diferentes a cada mulher, porém todos podem ser usados para abençoar vidas.

Nossa sociedade vive tempos de individualismo e pressa. Porém, mulheres cristãs são chamadas a multiplicar o bem, aliviar dores, enxugar lágrimas, amar os esquecidos e acolher os cansados. Pequenas atitudes podem gerar grandes milagres.

Talvez você pense que não tem muito a oferecer… mas Dorcas também começou pequeno. Então, faça do seu lar, seu trabalho, sua igreja e sua comunidade terrenos férteis de solidariedade, generosidade e serviço.

Servir é uma expressão de adoração. Que possamos, como Dorcas, deixar marcas eternas nos corações daqueles que cruzarem nosso caminho.

Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos”. Galatas 6:9

Até a próxima, grande abraço.

sonia

Sonia Pires

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

O peso da culpa

Escrito por Sonia Pires
O peso da culpa

Quando o perdão de Deus transforma o peso do passado em caminho de restauraçãoA culpa é um...

Meditar faz bem

Escrito por Sonia Pires
Meditar faz bem

Nossas manhãs, tardes e, às vezes, noites são carregadas de preocupações e ocupações cotid...

A Grandeza da mulher cristã

Escrito por Sonia Pires
A Grandeza da mulher cristã

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de finas joias.” (Provérbios 3...

Quando a grama do vizinho é mais ve...

Escrito por Sonia Pires
Quando a grama do vizinho é mais verde

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Crist...

Quetura: o perfume que permanece

Escrito por Sonia Pires
Quetura: o perfume que permanece

“E Abraão tomou outra mulher; e o seu nome era Quetura.” (Gênesis 25:1) A Bíblia menciona...

Pensando, sentindo e administrando...

Escrito por Sonia Pires
Pensando, sentindo e administrando as soluções

Sabedoria de Deus para equilibrar razão, emoção e fé nos momentos decisivos Nós mulhe...

Aprendendo com Rute: quando a fidel...

Escrito por Sonia Pires
Aprendendo com Rute: quando a fidelidade a Deus transforma perdas em propósito

A História de Rute, registrada na Bíblia Sagrada, é uma das narrativas mais profundas e re...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2026 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.