sonia

Sonia Pires

Psicóloga Clínica; Psicóloga Clínica; ⁠Psicoterapeuta; ⁠Neuro Psicóloga; Pós Graduada em Instrumental Enrichment - Phase I e II em Israel (1994); Pós Graduada em Instrumental Enrichment Lebel III Training no Canadá; ⁠Palestrante em diferentes temas nas áreas de Psicologia e Fé Cristã;⁠ Escritora; Autora do Livro "Entre Nós Mulheres" (CPAD) ; ⁠Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Belenzinho (SP); Professora da Classe de Senhoras da EBD; Voluntária no “ASILAR” e Asilo e lar da AD - Belém (SP). 

 

 

Mulheres cristãs e o poder das ações de graça

Um coração agradecido floresce mesmo em meio às tempestades. 

"Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tessalonicenses 5:18)

Vivemos em uma sociedade que nos incentiva a olhar constantemente para aquilo que nos falta. Somos estimuladas a desejar mais, conquistar mais e comparar nossas vidas com a de outras pessoas. Nesse contexto, a gratidão torna-se uma virtude cada vez mais necessária.

A mulher cristã é chamada a desenvolver um coração agradecido, capaz de reconhecer a bondade de Deus não apenas nos dias de alegria, mas também nos períodos de luta, dor e incerteza.

A gratidão é uma das mais belas expressões de confiança em Deus. Quando agradecemos, reconhecemos que o Senhor continua no controle de todas as circunstâncias. Não significa ignorar os problemas ou fingir que eles não existem. Significa acreditar que Deus está presente, operando mesmo quando não compreendemos Seus caminhos. Como declara o salmista: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios" (Salmo 103:2).

A Bíblia apresenta exemplos inspiradores de mulheres que aprenderam a agradecer ao Senhor. Ana, por exemplo, enfrentou anos de sofrimento por causa da esterilidade. Foi humilhada, chorou e derramou sua alma diante de Deus (1 Samuel 1:10-11). Porém, quando recebeu a resposta divina, não guardou a bênção apenas para si. Ela dedicou seu filho Samuel ao Senhor e elevou um belo cântico de gratidão, reconhecendo a soberania de Deus (1 Samuel 2:1-10).

Outra mulher que nos ensina sobre ações de graça é Maria, mãe de Jesus. Ao receber a notícia de que seria a mãe do Salvador, ela sabia que enfrentaria desafios, julgamentos e incompreensões. Ainda assim declarou: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador" (Lucas 1:46-47). Sua gratidão nasceu da fé e da confiança no propósito divino.

Eu mesma, tenho vivenciado tempos de alegria, calmaria, prosperidade e paz, Assim, é fácil ser agradecida o tempo todo! Mas já vivenciei dificuldades, incertezas, uma delas foi a enfermidade do meu esposo, um servo fiel à Deus. Após uma cirurgia cardíaca, (ele enfartou durante o processo), o seu coração não reagia. Foi desenganado pelos médicos.

Então colocamo-nos de joelhos orando e encontrando todos os dias motivos para agradecer a Deus pelo seu cuidado e por tudo o recebíamos, eu e a minha familia, num propósito de agradecer a cada dia. Então vimos o Senhor operar milagres todos dias, durante um mês, até a sua recuperação total. Ficou curado. Meu esposo teve uma vida saudável, servindo ao Senhor por sete anos, quando o Senhor o recolheu. Mesmo após experimentar a perda, não permitimos que a amargura dominasse o nosso coração. Sabíamos que foi a Sua vontade levá-lo. Nesses momentos precisamos reconhecer com humildade a soberania de Deus, em cada etapa da nossa caminhada. Esta experiência nos ensinou que a gratidão pode florescer mesmo em tempos difíceis.

Do ponto de vista psicológico, a gratidão produz benefícios significativos. Pessoas agradecidas tendem a desenvolver maior equilíbrio emocional, esperança e resiliência diante das adversidades. Quando direcionamos nossa atenção para as bênçãos recebidas, diminuímos o foco excessivo nos problemas e fortalecemos pensamentos mais saudáveis e construtivos. A gratidão não elimina as dificuldades, mas muda a forma como lidamos com elas.

Uma prática simples e terapêutica consiste em, ao final de cada dia, identificar pelo menos três motivos para agradecer a Deus. Podem ser grandes conquistas ou pequenas demonstrações de cuidado divino: a saúde preservada, uma oração respondida, o carinho de alguém, o alimento sobre a mesa ou simplesmente a certeza da presença do Senhor. Aos poucos, nossos olhos passam a enxergar as evidências da fidelidade de Deus que antes passavam despercebidas.

A mulher cristã que cultiva ações de graça fortalece sua fé, alimenta sua esperança e aprende a descansar na providência divina. Nem sempre receberemos tudo o que desejamos, mas podemos confiar que Deus nos concede aquilo que realmente necessitamos. Seu amor é perfeito, Sua sabedoria é infinita e Seus planos são sempre melhores que os nossos.

Que possamos pedir diariamente ao Senhor um coração agradecido. Que nossas palavras reflitam louvor, que nossas atitudes expressem reconhecimento e que nossa vida seja um testemunho da bondade de Deus. Afinal, sempre haverá motivos para agradecer Àquele que cuida de nós, sustenta-nos em cada jornada e promete estar conosco todos os dias. Um coração cheio de gratidão encontra paz, fortalece a fé e descobre, mesmo nas lutas, razões para continuar louvando ao Senhor.

Grande abraço, até a próxima.

sonia

Sonia Pires

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Mulheres cristãs e o poder das açõe...

Escrito por Sonia Pires
Mulheres cristãs e o poder das ações de graça

Um coração agradecido floresce mesmo em meio às tempestades.  "Em tudo dai graças; po...

Mulheres com pés formosos

Escrito por Sonia Pires
Mulheres com pés formosos

Levando Boas Novas em um Mundo Necessitado “Quão formosos são sobre os montes os pés do qu...

Sunamita – exemplo de fé em Deus

Escrito por Sonia Pires
Sunamita – exemplo de fé em Deus

“Tudo vai bem.” II Reis 4:26 A sunamita era uma mulher importante e aparentemente bem-suce...

A formação do caráter dos nossos fi...

Escrito por Sonia Pires
A formação do caráter dos nossos filhos

“O justo caminha na integridade; felizes os filhos que o seguem” Pv. 20:7 Vivemos tempos d...

A arte de ser mãe

Escrito por Sonia Pires
A arte de ser mãe

"Levantam-se os seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada" (Provérbios 31:28) Ser mãe é uma...

A responsabilidade de cuidar da saú...

Escrito por Sonia Pires
A responsabilidade de cuidar da saúde

A Bíblia Sagrada nos ensina que Deus criou o ser humano de maneira singular, à Sua imagem...

Motivação – A força interna que nos...

Escrito por Sonia Pires
Motivação – A força interna que nos impulsiona para a ação

Em muitos momentos da vida, nós mulheres cristãs nos vemos divididas entre responsabilidad...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2026 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.