Você marcou a data do casamento e, agora, os dias estão se aproximando…
É nesse momento que acontece uma mistura de sentimentos. A alegria de estar apaixonada e amando cada vez mais o seu noivo e, ao mesmo tempo, a ansiedade e o estresse causados pela correria nos preparativos. Isso faz sentido pra você que está noiva?
Tem horas que a sua mente parece que está “fervilhando de ideias”, pois é tudo ao mesmo tempo: encontrar uma casa ou apartamento, comprar os móveis, lista de convidados, lista de presentes, encontrar todos fornecedores e ainda tudo que envolve o seu casamento (cerimônia, festa, padrinhos, dia de noiva, vestido de noiva, acessórios, convites, lembrancinhas etc). São tantas coisas para se resolver que tem horas que a mente não consegue assimilar todas as informações. Uma dica é anote tudo, até mesmo um simples orçamento que não deu certo, deixe registrado e parte para outro.
Sem falar que você não vive só pensando no casamento, você trabalha a maior parte do seu dia, algumas fazem cursos ou faculdades e tem suas obrigações dentro da casa de seus pais. Por isso é normal sentir que os seus hormônios estão à flor da pele, seu nervosismo está transparecendo nas conversas com amigos ou com o seu amor e tem horas que a paciência passa longe. Ah, isso sem falar que, é comum ver uma noiva chorando pelos cantos por se sentir incapaz diante às inúmeras obrigações.
Calma! Mesmo que você pense que está sozinha, você não está! Além do seu noivo, tem muitas pessoas que estão orando e apoiando vocês para o grande dia ser marcante. Sei que é difícil, mas procure ter mais paz dentro de si, mais confiança no Deus que atende o clamor e responde todas as nossas orações. Ele é o principal interessado no seu casamento, pois foi o próprio Deus quem instituiu a família. Nunca se esqueça disso!
E vamos colocar prioridades. Talvez você me pergunte: “Como fazer isso se tudo é prioridade?” Liste as pendências e as conquistas. Depois, numere-as por ordem de importância ou classifique-as. Ou se preferir, classifique-as assim: “pode ser feito qualquer dia” ou “precisava ter feito ontem”. A partir daí, veja o que realmente falta e a quantidade de dias que você tem para o seu casamento. Planeje-se!
É importante também lembrar que durante os preparativos, o tempo para vocês dois diminuíram e isso é normal. Agora vocês não têm tanto tempo para ficar passeando, namorando e se curtindo. As conversas longas no telefone envolvem os assuntos dos preparativos. Porém, mesmo com essa correria, seja sábia, elogie o seu noivo, mostre que ele é importante para você, às vezes, com palavras ou com gestos. Isso vai aumentar o amor entre vocês e te garanto que vai surpreendê-lo.
Mesmo sem poder mexer no orçamento, procure fazer algo juntos que vocês curtem. Pode ser na sua casa mesmo como, assistir a um filme ou uma série. Outra dica é investir em um passeio rápido como visitar um ponto turístico ou caminhar na areia da praia. Isso fará muito bem para o casal “respirar melhor”, mesmo que seja por poucas horas.
Durante esse momento, olhem bem nos olhos um do outro, declarem o amor que sentem, reflitam sobre o tempo que estão juntos, conversem sobre tudo, e, principalmente, sobre as expectativas do casamento. E lembre-se, que em tudo, vocês devem colocar Deus à frente. É Ele quem os ajudarão a manter uma fé inabalável, mesmo enfrentando as lutas. Busquem a Deus juntos! Convide-o para orar e jejuar com você. Isso só fortalecerá os dois e o nosso Deus se agradará dessa atitude.
E quando olhar de novo para o calendário e se assustar com os dias se aproximando, lembre-se que o nosso Deus já está lá cuidando de tudo. Sejam felizes para sempre!
Por Luciene Saviolli