Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Os planos de Deus 

Nossa vida é composta de escolhas cotidianas. Escolhemos horários para acordar e dormir, selecionamos o que vamos comer e beber, e decidimos com que vamos nos estressar ou nos acalmar.

Fazemos planos para vivermos a vida de forma ordenada e disciplinada. Organizamos nossa vida profissional, nos dedicamos a uma carreira e investimos nossas finanças em bens materiais. Precisamos de um teto para dormir, de um lar para voltar ao final do dia, de prover alimentos para os filhos que amamos.

Cumprimos tarefas e assumimos responsabilidades em diversos setores da vida. Selecionamos os amigos que frequentam nossa casa, elegemos um cônjuge para partilhar a vida, cumprimos nossas tarefas domésticas com esforço e dedicação.

Ao mesmo tempo, cultivamos hábitos e manias, saudáveis ou não, que vão nos ajudando a completar os dias de nossa existência. Vamos construindo gostos por alimentos específicos, desenvolvendo o hábito de fazer exercícios, ou de nos alimentarmos em horários determinados.

Não escolhemos a família em que nascemos, e vamos nos agarrando às oportunidades que a vida nos traz – e muitos percebem tardiamente que estas oportunidades são, na realidade, dádivas divinas para enriquecer nossas vivências.

Nada nos acontece sem a permissão de Deus. Deus tem o controle de todas as coisas em suas mãos, e todos nós, pequenos e frágeis, somos objeto do seu cuidado e atenção:

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste: Todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares. Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!  (Salmos 8.3-9)

É lindo saber que Deus se importa conosco, a ponto de nos ajudar a cumprir nossos planejamentos, e ainda dirige os nossos passos: Quando os caminhos de um homem são agradáveis ao Senhor, ele faz que até os seus inimigos vivam em paz com ele. Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.  (Provérbios 16.7,9). 

A Bíblia ainda afirma: Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.  (Provérbios 16.3). Portanto, planeje o seu caminho, e consagre seus planos a Deus. Ele abre portas, toca no coração de pessoas, concede dons e habilidades, e ainda estabelece sua vontade, guiando nossos passos e decisões.

Nossa tarefa mais importante, para vivenciarmos o melhor de Deus em nossa vida, é submeter nossos desejos, projetos e planejamentos aos planos de Deus. Ele sabe quem serão os melhores genros para as nossas filhas, o melhor cônjuge para escrever conosco nossa história de vida, o melhor curso para o nosso futuro profissional.

Deus tem o melhor para o nosso presente e futuro. E seus planos são infinitamente melhores que os nossos. Deixe ele guiar os seus passos!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Contando os Dias

Escrito por Elaine Cruz
Contando os Dias

Quando temos uma data importante marcada na agenda de trabalho, uma viagem planejada, ou f...

Silêncios

Escrito por Elaine Cruz
Silêncios

Há algumas poucas décadas atrás, os bebês nasciam e demoravam cerca de três a cinco dias p...

Usando o Bom Senso

Escrito por Elaine Cruz
Usando o Bom Senso

Atitudes nonsense, sem sentido, evidenciam a loucura dos nossos dias. Como explicar o terr...

Banho de chuva

Escrito por Elaine Cruz
Banho de chuva

É comum ouvir as pessoas dizerem que os dias atuais parecem mais curtos, que o tempo tem p...

As quatro necessidades emocionais b...

Escrito por Elaine Cruz
As quatro necessidades emocionais básicas

O homem será sempre criatura de Deus, mas depois do pecado deixou de pertencer a Deus e nã...

O que os outros vão pensar?

Escrito por Elaine Cruz
O que os outros vão pensar?     

Somos pensados pelo outro desde antes do nascimento. São os outros que nos dão nome e sobr...

Dons ou Frutos?

Escrito por Elaine Cruz
Dons ou Frutos?     

No meu livro Equilíbrio Emocional, lançado pela CPAD, eu discuto o fato de que temos prior...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2019 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.