Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Comemorando aniversário

É interessante pensar no nascimento.

Não pedimos para nascer, e nem mesmo escolhemos a casa ou a família que nos acolheu. Não podemos escolher outra data para colocar no nosso nascimento, e muito menos decidir sermos mais novos ou velhos do que já somos. 

Há pessoas que só revelam sua idade quando estritamente necessário. Outras diminuem a idade, mentindo sobre o somatório dos seus anos. Embora na pré adolescência há o desejo de acelerar a contagem dos anos, a verdade é que são poucas as pessoas que aumentam sua idade, especialmente depois dos trinta. E sempre haverá aquelas que se submetem a toda forma possível de tratamento estético buscando aparentar menos idade do que realmente tem – mas ainda assim, tanto a idade real quanto a aparente continham envelhecendo!

Precisamos contar os nossos dias e anos. Dia a dia, ano a ano, vamos reestruturando valores, convicções e conceitos. Vamos amadurecendo emocionalmente, assimilando aprendizagens e reformando nosso eu, reafirmando algumas convicções e nos desprendendo de outras. 

Em datas comemorativas da vida, como as celebrações de aniversário, precisamos fazer um balanço interno. Fazer uma autoanálise, nos perguntando coisas, como: o quanto amadureci neste ano que passou? Ainda guardo as mesmas mágoas? Consegui deixar hábitos ruins, como dormir tarde ou comer muita besteira? Superei obstáculos no trabalho? Estou mais próxima dos meus filhos, reservando mais tempo o diálogo? O casamento está harmonioso? Quantas vezes por semana digo e ouço frases como "eu te amo"? Meu amor por Deus e pelo serviço na Casa de Deus continuam fortes? 

Não se esconda das pessoas no seu aniversário. Não fique triste pela passagem do tempo, ou pelas coisas que ainda não conquistou. Agradeça pela vida, mas faça seu balanço interno de modo a melhorar sua qualidade de vida e seus afetos. A Bíblia já nos adverte: Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. (Salmos 90.12). 

Muitos são os que passam pela vida, arrastando sua existência numa constante reclamação. Não aprendem a lidar com os outros, sempre criam expectativas exageradas sobre a amizade alheia, e sempre se decepcionam por esperar demais. Outros esperam pouco, plantam pouco e, consequentemente, colhem pouco. Mesmo frequentando cultos, não vivem a vida plena prometida aos fiéis, e contentam-se ao dizer que “nasci pra sofrer…”.  

Viva a sua vida com intensidade. Esforce-se para ser feliz no casamento. Aproveite cada fase da vida dos seus filhos e netos. Aprenda e cresça com a aprendizagem em sua vida profissional. Cultive flores e plantas, mas também amigos e companheiros de oração. 

Aproveite a grande dádiva da vida. Quando servimos a Deus não estamos sozinhos na vida. Caminhamos ao lado de quem realmente nos ama, pois Ele não abandona, trai, fere ou decepciona. 

No dia do seu aniversário, lembre-se de que por mais que gostemos de ganhar presentes, o melhor presente sempre será nossa salvação. A melhor festa é a que acontece no céu sempre que um pecador se arrepende. O melhor que podemos desejar pra nós é estar no centro da vontade de Deus. O melhor abraço está no aconchego dos braços do Pai.

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.