Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Vivendo nos montes e nos vales

Quem conhece o estado americano da Flórida, sabe que a parte sul do mesmo é ocupada, quase que majoritariamente, de muitos lagos e pântanos. Como não há montanhas, nesta região o clima muda rapidamente, e é possível observar as nuvens de chuva se formando, e muitas vezes podemos assistir às chuvas caindo de forma localizada em uma região distinta.

Há três dias, eu e eu marido saímos para caminhar, aproveitando o calor e luminosidade do verão na Flórida, onde estamos. Depois de quase uma hora de caminhada sob um sol radiante e quente, uma nuvem pesada e escura se aproximou rapidamente. E quando ela nos alcançou, nos vimos debaixo de uma chuva torrencial e morna, enquanto recebíamos ainda alguns lampejos do sol que nos cercava.

Eu sempre gostei de tomar banho de chuva, algo que aprendi com a minha mãe. Naquele momento eu deixei que a chuva caísse sobre meu rosto, abrindo os braços para receber esta dádiva fresca em uma manhã de verão. E em vez de voltarmos logo para casa, caminhamos por mais de meia hora debaixo da chuva, chutando as poças de água como duas crianças. Foi uma manhã inesquecível!

Você que é mulher pode pensar: Mas e o cabelo? Como ficou a maquiagem? Quão encharcado ficou o tênis de corrida? A verdade é que há momentos na vida em que cabelos, maquiagens e roupas secas são secundários. O que nos cabe é aproveitar o que recebemos, seja a chuva, os abraços, os sorrisos, ou a oportunidade de construir memórias com pessoas que amamos – e que nos amam a despeito do cabelo desfeito e do rosto lavado!

A cada dia, quando nos levantamos, planejamos nossas atividades. Podemos observar a agenda e pensar no clima que nos espera. Precisamos estabelecer nossas tarefas e rotinas. Há sempre muito para colocar em ordem em nossas casas, e muito o que resolver com nossos cônjuges e filhos. Mas uma nuvem de chuva sempre pode aparecer de repente e alterar nossos planos.

Algumas mulheres achavam que iriam se casar até os trinta anos, mas ainda não aconteceu. Outras se planejaram para ser mãe aos vinte e cinco anos, mas as atribuições a levaram a adiar a maternidade. Por outro lado, há aqueles que foram surpreendidos com um novo amor após a viuvez, há casais que tiveram filhos não planejados, e muitos são os que moram em cidades ou países nos quais nem mesmo tinham ouvido falar em sua infância.

Viver é surpreendente. Nenhum dia é igual ao outro. Não há filhos semelhantes em suas atitudes. O tempo e as pessoas não se submetem à nossa vontade. Recebemos vários nãos de Deus em resposta às nossas orações. E quando planejamos andar pelos montes floridos, logo após uma curva, inesperadamente, podemos nos encontrar em vales de sombra e morte.

Lembre-se de Elias, em 2 Reis 19.11,12, quando Deus manda vento, terremoto e fogo? Elias se prepara para ver o agir estrondoso de Deus, como havia acontecido no monte Carmelo, quando Deus manda fogo do céu para consumir o holocausto. Porém, desta vez, Deus fala a Elias através de um sussurro calmo e suave, ressaltando sua multiforme graça e soberania!

Se não controlamos o tempo, a paisagem, as pessoas (e muito menos Deus!), precisamos aprender, portanto, a sermos mais receptivos às mudanças drásticas da vida. A morte e o desemprego podem surgir inesperadamente, como também as promoções no trabalho, o encontro com o futuro cônjuge, um aumento de salário, ou a oportunidade de uma viagem acima das expectativas! Assim sendo, o fato de você estar passando por um vale de doença ou de dor não é algo definitivo: Deus pode mudar a sua sorte rapidamente, e você pode receber sua vitória amanhã mesmo!

O que você não pode fazer é se trancar em casa, enterrar seus talentos, desistir de viver e desistir das pessoas que ama. Saia para a vida, no inverno ou no verão – e se você for surpreendido com uma forte chuva, seja ela fria ou quente, permaneça olhando para o Consumador da sua fé!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.