Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Aniversários

Comemorar aniversário é um costume que nossa sociedade abraçou, e que permanece bastante arraigado nos nossos dias. E em tempos de redes sociais, quando os aplicativos avisam sobre o aniversário dos chamados "amigos virtuais”, ficou ainda mais fácil para as pessoas se lembrarem de felicitar os aniversariantes e, quem sabe, serem convidadas para as festas.

Desde o antigo Egito, cerca de três mil anos antes de Cristo, temos evidências de que as pessoas comemoravam os aniversários dos faraós e das pessoas importantes. Os gregos e os romanos adotaram este costume, mas mantiveram as comemorações apenas a seres superiores: reis, deuses, imperadores, senadores e nobres.

No início do cristianismo, por conta das origens pagãs, o costume de comemorar aniversários foi abolido – e só no quarto século, quando a igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, o Natal, as pessoas foram, pouco a pouco, passando a comemorar seu próprio aniversário.

O Brasil assimilou as celebrações e brasileiros gostam de festejar. Há famílias que, no primeiro ano de uma criança, todos os meses comemora o Mesversário, com direito a bolo e docinhos. Quando uma adolescente completa quinze anos (ou dezesseis nos Estados Unidos), há a expectativa de uma grande festa, e são muitos os pais que se endividam por anos para pagar os festejos. Comemoramos aniversários de casamento, aniversários de fundação de uma igreja, e alguns ainda celebram o aniversário da construção ou da mudança para a casa onde moram.

A Bíblia não condena nem aprova festas de aniversário. Ela cita o aniversário de Faraó (Gênesis 40), quando o copeiro que dividia a prisão com José foi solto, e também cita o aniversário de Herodes (Mateus 14), quando João batista foi decapitado. E embora a Bíblia não relate outras comemorações, na época bíblica era costume celebrar o nascimento de uma criança, sendo a apresentação no templo parte dessa celebração de gratidão e dedicação a Deus. Nos tempos bíblicos, um menino, ao completar doze anos, já tinha idade para entrar no templo, sendo, portanto, uma data importante a ser celebrada.

Sabemos que a vida é um presente de Deus. E viver muitos anos é uma honra divina. Portanto, podemos celebrar sim, desde que agradeçamos a Deus por seu cuidado e amor. Afinal, enquanto comemoramos os anos que completamos, estamos também excluindo estes anos do somatório dos anos que nos restam – e só Deus sabe o exato número dos nossos dias!

A Bíblia afirma: Os dias do homem estão determinados; tu decretaste o número de seus meses e estabeleceste limites que ele não pode ultrapassar. (Jó 14.5). E Davi, o homem segundo o coração de Deus, tinha tanta clareza deste fato, que declara: Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro. (Salmo 39.4,5).

Algumas pessoas não gostam de festas. No dia do aniversário, preferem ficar sozinhas, ou celebrando com a família mais próxima. Isto não é errado, assim como também não é pecado gostar de celebrar com parentela e amigos. Contudo, o mais importante é não fazer da nossa vida a razão da celebração: a razão de celebrar a nossa vida é celebrar a Vida!

Precisamos louvar a Deus porque nos fez de forma maravilhosa. Necessitamos agradecer a Deus por nos sustentar com vida e saúde, exaltando-o por sua misericórdia e grandeza: Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. (Salmo 139.13-16).

Deus é a razão de estarmos vivos, o motivo de todas as nossas conquistas, e o fundamento do nosso viver. Vivemos Nele, por Ele e para Ele!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Felicidade no Trabalho

Escrito por Elaine Cruz
Felicidade no Trabalho

No primeiro dia do mês de maio, tanto no Brasil como em Portugal, nós comemoramos o dia do...

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.