Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Acalme-se! 

Acalmar-se não é uma atitude externa, mas uma decisão interna de manter a calma em momentos de aflição, exigindo treinamento e maturidade.

Quando perdemos a calma, nossos pensamentos se agitam e nossa racionalização se perde. Esquecemos coisas importantes, agimos de forma desordenada, falamos o que não devemos, e não focamos no que é prioridade e essencial.

Afaste o medo e busque manter a calma no momento que receber uma notícia ruim, quando descobrir uma doença, e no momento do acidente ou de um incidente grave. Respire fundo, ore silenciosamente, fale só o necessário e com quem de fato pode ajudar você, e procure resolver as coisas mais urgentes.

Não pense no dia seguinte, mas no que e como você pode resolver as questões cruciais que se apresentam no momento atual.

Acalme-se para poder decidir o que for urgente e prioritário.

Acalme-se para falar com as pessoas e para agir com sobriedade, por mais difícil e dolorosa que possa ser a situação.

Acalme-se para contornar os medos.

Os israelitas tiveram medo de serem mortos frente ao mar Vermelho, mas a palavra de Moisés foi: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem. O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se”. (Êxodo 14.13,14)

Elias teve medo ao fugir de Jezabel. Abraão e Jacó temeram ser mortos por causa da beleza de suas esposas. Raquel teve medo de não ser amada por Jacó porque não podia lhe dar filhos. Gideão teve receio ao ser chamado para a batalha. Pedro teve medo de ser morto como um dos discípulos de Jesus. Os discípulos tiveram medo da tempestade.

Contudo, a ordem de Deus pra nós é a mesma: a despeito dos problemas, não tenha medo e continue… crendo, trabalhando, estudando, esperando, perdoando, recomeçando, amando, avançando! Não tenha medo!

Precisamos descansar no amor e na fidelidade divina, aprofundando ainda mais nosso contato com Deus através da leitura da sua Palavra. Quanto mais lemos a Bíblia, mais ficamos livres dos nossos temores, pois os conceitos e verdades bíblicas vão nos fazendo crer no que lemos, para então confiarmos no que vivemos. E desfrutamos da sobriedade provocada pela fé a partir do nosso relacionamento pessoal com Deus: a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. (Romanos 10.17).

A Palavra de Deus nos promete proteção, segurança e consolo. Ela nos abraça a ponto de não nos sentirmos sós, e evidenciarmos em nosso viver a experiência real de saber que Jesus estará conosco todos os dias (Mateus 28.20).

Assim sendo, a resiliência que construímos, quando firmados em Cristo, nos permite até nos curvarmos frente aos ventos e tempestades, mas sabemos que não vamos quebrar: De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. (2 Coríntios 4.8,9)

Devemos confiar nos planos de Deus para nossa vida, bem como na infalível fidelidade divina. Só assim poderemos manter a calma no íntimo do nosso ser.

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Felicidade no Trabalho

Escrito por Elaine Cruz
Felicidade no Trabalho

No primeiro dia do mês de maio, tanto no Brasil como em Portugal, nós comemoramos o dia do...

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.