Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Resgatando a segurança interior 

Desde o nascimento nós precisamos ser cercados de cuidados. Necessitamos de ajuda para todas as atividades rotineiras, que envolvem o cuidado com o corpo, a saúde física e mental, e a segurança do meio em que estamos inseridos. 

O ser humano precisa se sentir seguro para se desenvolver. Um bebê só dorme tranquilo quando percebe que há braços firmes que o sustentam; uma criança cresce confiante quando sabe que é amada e protegida; um adulto amadurece emocionalmente quando encontra ambientes onde pode ser quem realmente é, sem medo de rejeição, julgamento ou abandono.

Quando o amor e o cuidado nos cercam, nossa alma descansa. É o que a Bíblia descreve quando diz: “Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.” (Salmo 4:8). 

Por mais que a palavra “segurança” esteja comumente associada a muros, trancas e sistemas de proteção, em um sentido mais amplo, a segurança é algo que procuramos dentro de nós — um estado de equilíbrio, paz e confiança que sustenta nossa vida emocional. 

No entanto, é impossível falar de segurança interior sem reconhecer o papel essencial da segurança externa, isto é, do ambiente e das relações que nos cercam. A segurança externa e a segurança emocional interna são como duas mãos entrelaçadas. Uma sustenta a outra. Precisamos de ambientes saudáveis para nutrir nossa alma, mas também precisamos de uma alma fortalecida para transformar os ambientes à nossa volta.

A paz que vem de fora prepara o terreno para a paz que nasce dentro. E a paz que cultivamos por dentro nos ajuda a semear segurança ao nosso redor.

Assim sendo, cada vez mais se faz necessária a segurança emocional interna, firmada em Deus, que se torna o nosso refúgio, como escreve o salmista: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmo 46:1). A fé nos lembra que mesmo quando o mundo ao redor se desestrutura, existe uma rocha firme dentro de nós: a presença do Senhor. É nossa segurança advinda de Deus que nos permite descansar, seja em meio às tempestades da vida, ou quando envoltos na violência que assola nossas cidades e países. 

Na infância, são felizes aqueles que podemos contar com a segurança proveniente da família. Mas crescemos, e nem sempre a vida nos oferece ambientes seguros. Todos enfrentamos instabilidade, rejeição ou ameaças que abalam nossa confiança. E nesses momentos precisamos relembrar o texto profético: “Tu conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em ti.” (Isaías 26:3). 

Necessitamos orar e trabalhar para lares seguros, cidades seguras, afetos sinceros, amizades fiéis e ruas seguras. A paz divina não depende das circunstâncias, mas da certeza de que estamos guardados — por Deus e por aqueles que Ele coloca ao nosso redor. Quando estamos cercados por pessoas que nos respeitam, por lares onde há compreensão, e por contextos onde há estabilidade, nossa mente relaxa. O corpo responde com serenidade, e o coração encontra descanso.Que Deus nos permita, neste mundo cada vez mais inseguro, onde homens maquinam terror e medo, viver com segurança interior, confiados no Deus soberano que servimos e amamos. “E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7).

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Não se desespere! 

Escrito por Elaine Cruz
Não se desespere! 

Nos últimos anos temos assistido muitos preletores, pastores e pregadores se utilizando de...

A prática do desapego

Escrito por Elaine Cruz
A prática do desapego

Não sei como é sua casa. Porém, seja ela grande ou pequena, uma coisa é certa: ela pode se...

Janeiro Branco: um convite para o d...

Escrito por Elaine Cruz
Janeiro Branco: um convite para o descanso da alma

O mês de Janeiro chega devagar.  Ele começa quieto, como alguém que está ainda sonole...

Quando a familiaridade com a bênção...

Escrito por Elaine Cruz
Quando a familiaridade com a bênção gera ingratidão

Todos os dias nos banhamos, escovamos os dentes, fazemos nossa higiene pessoal, penteamos...

Abraçando o Novo!

Escrito por Elaine Cruz
Abraçando o Novo!   

Deus age continuamente por meio de novos começos. Ele cria, restaura e faz novas todas as...

Boas Festas 

Escrito por Elaine Cruz
Boas Festas 

Sempre que chegamos ao final do ano, as pessoas elegem um discurso de fraternidade, que es...

Por que celebrar o Natal?

Escrito por Elaine Cruz
Por que celebrar o Natal?  

Natal é muito mais do que uma data comemorativa marcada por tradições culturais; ele é a c...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2026 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.