Valquíria Salinas

Valquíria Salinas é cristã evangélica, com vasta formação na Psicologia e áreas correlatas. Faz um sólido trabalho de aconselhamento e apoio ao lado de seu marido e pastor. Traz para o público evangélico, de forma clara e simples, temas e abordagens do aspecto psicológico do ser humano e sua relação espiritual com Deus, tudo de forma clara, simples e direta. Seja para adolescentes e jovens, para mulheres, casais ou família, no templo, no acampamento ou em empresas, a Psicóloga Valquíria Salinas fala sem achismos. Tem experiência de 16 anos de atendimento diário em seu consultório de psicologia, atuou em 2 Hospitais Psiquiátricos e foi voluntária no SOS - para recuperação de drogados e alcoólatras – durante 5 anos. Está à frente do Culto Regional de Mulheres, que reúne cerca de 3 mil mulheres mensalmente, na Assembleia de Deus na cidade de Sorocaba-SP.

 

Gratidão - Parte 2

A Ciência tem mostrado grandes benefícios para quem vive em gratidão. Segundo a psicoterapeuta Amy Morin, os efeitos da gratidão são identificados com o surgimento de novos relacionamentos, com a melhora da disposição física, podendo diminuir alterações da pressão arterial e dores de cabeça, agindo no fortalecimento do sistema imunológico.

Há relatos também da melhora da saúde psicológica, com menor apego a emoções tóxicas como rancores, ressentimentos, desilusões, medo e inveja, ou seja, com a prática da gratidão, você se tornará uma pessoa mais segura, terá uma menor sensação de inadequação, isolamento e solidão, tornando-se uma pessoa mais empática e menos agressiva. Outro excelente benefício para as pessoas gratas, é a qualidade do descanso, com o sono reparador, podendo dentre outras coisas, aumentar a autoestima e o equilíbrio mental, reduzindo a depressão e o estresse.

A ciência tem mostrado que a gratidão é um dos gatilhos para felicidade, então porque não começar exercitando? O que acha de pegar um caderno e anotar pelo menos três coisas que você se sente grata nesse dia, e depois, em oração, agradecer a Deus? Tenho certeza que você terá um sono reparador e acordará mais feliz, e, consequentemente, se tornará uma pessoa muito mais agradável e extrovertida. As oportunidades que forem surgindo em sua vida serão maiores, pois você já está exercendo a gratidão. E assim, aprenderá que gratidão gera gratidão. 

Acredito que você tenha compreendido que pessoas gratas são muito mais felizes, saudáveis, produtivas, resilientes e capazes de viver o dia a dia com prazer e satisfação. Se você não é uma pessoa grata, que tal se tornar? 

Seja um agente multiplicador da gratidão por onde você passar, não necessariamente como algo mecânico, mais sim, como hábito capaz de transformar você e pessoas ao seu redor. Por exemplo, quando você vai até a casa de alguém, e essa pessoa lhe oferece um café, e você agradece por aquilo que foi oferecido, a pessoa que recebeu a sua gratidão ficará feliz e você também.

A gratidão desse ponto de vista, torna-se cíclica. Quando algo bom acontece em sua vida e você reconhece, o seu cérebro responde com a elevação de dopamina. Quando liberamos o sentimento de gratidão, ficamos mais otimistas, bem humoradas, com uma sensação de bem estar e prazer. E quanto mais há elevação de dopamina, mais felizes nos sentimos, e dessa forma as pessoas ao nosso redor se sentem bem e também nos tornamos pessoas mais leves.

Quando reconhecemos com gratidão que Deus enviou seu único filho pra nos dar a salvação, nos sentimos privilegiados por servir e viver de baixo da vontade Dele. Portanto, pare e pense que você tem mais motivos para agradecer do que reclamar. 

Em Salmos 50:23 diz: “Quem me oferece sua gratidão como sacrifício honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos”.

Abraços e que Deus te abençoe, minha irmã.

valquiria

Valquíria Salinas 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Síndrome de Burnout

Escrito por Valquíria Salinas
Síndrome de Burnout

A Síndrome é conhecida pelo esgotamento físico e mental, na qual ocorre uma servidão de in...

Pare de querer achar culpados

Escrito por Valquíria Salinas
Pare de querer achar culpados

Existem pessoas que têm o hábito de culpar alguém, devido às dificuldades em assumir as su...

Procrastinação - parte 2

Escrito por Valquíria Salinas
Procrastinação - parte 2      

Como mudar os hábitos da Procrastinação O primeiro passo é entender quais são os gatilhos...

Procrastinação - parte 1

Escrito por Valquíria Salinas
Procrastinação - parte 1

Você é ou conhece alguém que tem o hábito de adiar as coisas? Que diz: “amanhã eu faço min...

Gratidão - Parte 2

Escrito por Valquíria Salinas
Gratidão - Parte 2

A Ciência tem mostrado grandes benefícios para quem vive em gratidão. Segundo a psicoterap...

Gratidão - Parte 1

Escrito por Valquíria Salinas
Gratidão - Parte 1

“Não é a felicidade que nos torna gratos, mas a gratidão que nos torna felizes.” Dr. Marti...

Por que dizemos não ao Halloween

Escrito por Valquíria Salinas
Por que dizemos não ao Halloween

A mãe chega ao meu consultório com sua filhinha de 6 anos de idade. A queixa é de que a me...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2022 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.