Ela é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e “Equilíbrio Emocional”, todos títulos publicados pela CPAD. Como escritora recebeu o “Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional”. É colunista do nosso site, Mulher Cristã, onde publica semanalmente artigos e auxilia diretamente o marido, pastor Álvaro Cruz, dedicando-se ao ministério pastoral. Em uma entrevista exclusiva, a psicóloga clínica e escolar, Elaine Cruz fala sobre o mais novo livro Famílias em Conflito, lançamento CPAD. Confira como foi esse bate-papo!
Como surgiu a ideia de fazer esse livro voltado para as famílias?
A família é a primeira instância social que conhecemos. Nascemos inseridos em uma família, que nos dá nome e sobrenome, além de prover abrigo, cuidado e afeto. Nossa família de origem nos adjetiva, escolhe e direciona nossas primeiras interações com a parentela, amigos, escola e igreja. Na verdade, a família atua na formação do nosso caráter, dos valores e conceitos que servirão de base para a construção da nossa personalidade. Atuando como psicóloga há quase quarenta anos, é notável na nossa vida a influência das memórias que trazemos das nossas construções de afetos (ou desafetos) vivenciados em família. Assim, escrever sobre e para famílias é, para mim, abordar muito do que somos, ajudando a esclarecer nossas escolhas e emoções da vida adulta.
Qual é o objetivo desse livro?
O objetivo é analisar histórias de pessoas reais, no caso, personagens bíblicos, dentro do que a Bíblia nos permite conhecer, e podermos aplicar à nossa vida diversos ensinamentos, que abrangem relacionamentos conjugais (entre casal), filiais (entre irmãos) e parentais (entre pais e filhos). E assim fazendo, a cada capítulo vamos reconhecendo, em nossa própria história de vida, nossas alegrias e possíveis feridas, aprendendo a tratar nossas dores e memórias, de modo a desenvolvermos melhor qualidade de vida emocional e espiritual.
Como o livro está dividido?
O livro inicia conceituando as feridas emocionais que todos nós podemos trazer. Afinal, somos machucados por outras pessoas, intencionalmente ou não, e muitas dores e lembranças amargas acabaram sendo provocadas pelas pessoas que mais amamos, ou que muito nos amaram.Segue-se então uma série de capítulos, que abrangem temas como disputas familiares, autoestima, inveja, ingratidão, remorso, carência, frustrações e culpa, dentre outros, mas sempre sob o enfoque bíblico, visando trazer cura à alma machucada e cansada. Ao final do livro, trabalhamos bastante as questões associadas ao perdão, à restauração emocional e a possibilidade de conviver com cicatrizes da alma que não doem mais.
O livro Famílias em Conflito mostra a história dos personagens da Bíblia: Jacó, Lia e Raquel que teve feridas profundas, mas que foram curados. Conte, resumidamente, por que a escolha desses personagens bíblicos e o que podemos aprender com essas histórias?
A complexidade da família de Jacó e suas duas esposas, Lia e Raquel, evidencia uma rede extensa de disfunções familiares, incluindo predileção de pais pelos filhos, rivalidade entre irmãos, desavença conjugal entre esposas, disputas pelo amor de um mesmo homem, complexa rede de parâmetros sobre criação de filhos, confusões entre parentela, e amostras de diferentes relacionamentos pessoais com Deus por diversos membros da família. Todo este enredo gera conteúdo para análise de vivências que envolvem muitas feridas e amplas superações, em situações comuns a todos nós.
Qual capítulo mais te chama atenção e por quê?
Há alguns capítulos em que trabalhamos algumas frases proferidas por Lia e Raquel, como “O Senhor viu a minha infelicidade”, ou “O Senhor ouviu que sou desprezada”, ou “Dê-me filhos ou morrerei!”, ou ainda “Tive grande luta com minha irmã e venci”. São frases fortes, carregadas de significados, mas com uma mensagem muito comum aos diversos conflitos familiares presentes na nossa sociedade hoje.São capítulos carregados de dor, mas que servem como pano de fundo para conhecermos o poder restaurador de Deus para curar feridas familiares!
Quais são as expectativas para este lançamento?
As expectativas são muitas, mas sempre com a intenção de abençoar famílias, pois estou ciente de que os sentimentos humanos se repetem, não importando o tempo em que as pessoas vivem suas histórias aqui na terra. Todos partilhamos emoções, e conhecemos os mesmos afetos, que podem, eventualmente, a partir das decisões e escolhas individuais, se desdobrarem em desafetos. Estamos sujeitos às mesmas dores emocionais e batalhas mentais. Vivenciamos dramas familiares e conflitos na parentela muito semelhantes, mas também temos um Deus que conforta, restaura e transforma lamento e lágrimas em alegria e louvor!
Deixe uma mensagem para os leitores que irão adquirir esse livro.
Não importa o tempo analisado da história. Os dramas emocionais, os conflitos familiares, os desvarios mentais, as disparidades entre razão e afeto, as incongruências dos sentimentos, os conselhos errôneos do coração, as conquistas e desalentos, as alegrias e tristezas, bem como os acertos e os erros, estarão presentes em todos os que já viveram. E é exatamente por este motivo que nos identificamos com as vivências de homens e mulheres que conhecemos ao longo dos relatos bíblicos. Ao longo das páginas deste livro, quando desdobramos histórias pessoais e dramas familiares emocionantes, vamos perceber como somos parecidos com muitos dos personagens bíblicos, quanto aos seus sentimentos e decisões. Mas também descobriremos que podemos lidar com a dor, que conseguimos superar os traumas, que não precisamos nos acomodar às feridas que se tornam familiares, e que sempre há pelo que sorrir e agradecer. E, acima de tudo, sabemos que Deus nunca nos abandona, que só Ele pode curar todas as nossas dores, e há de honrar cada uma das nossas escolhas sob à Sua vontade!
Clique aqui para adquirir o Livro em nossa Loja Virtual ou visite uma de nossas Lojas CPAD espalhadas por todo o Brasil.
Por Luciene Saviolli