Você tem cuidado da sua saúde física? Gosta de fazer caminhada ou frequenta alguma academia? Se ainda não, entenda que, somos mulheres cristãs e precisamos cuidar do nosso corpo que é templo do Espírito Santo. Muitas vezes não fazemos musculação ou outra atividade física na academia por termos vergonha do nosso corpo, por estar acima do peso, ou achar que tem idade “pouco avançada para começar”. Algumas irmãs até dizem: “Isso não é para mim! É para as novinhas”. Mas existe realmente idade para começar a malhar? A resposta é: NÃO.
Um grande exemplo é a irmã Marluce Severina dos Santos, de 61 anos. Casada, mãe de três filhos e avó de quatro netos, irmã Marluce começou a fazer atividade física quando viu que sua saúde estava totalmente debilitada. “Vai fazer oito anos que eu estava obesa, pesando quase 100 quilos, com 1,50 de altura e tendo picos de pressão alta. E foi nessas consultas médicas, que fui orientada a procurar um cardiologista. Reuni a família para contar sobre essa necessidade e eles pagaram uma consulta particular no Cardiologista para mim. Depois do retorno dos exames que ele me passou, o resultado não foi nada bom. E eu tinha duas escolhas, permanecer daquele jeito como pré-diabética ou mudar de vida totalmente. Fiquei preocupada, mas falei vou mudar!”, explica.
Depois desse dia, ela escolheu caminhar durante uma hora todos os dias, mas a filha, a professora Jesana dos Santos, passou a insistir que a mãe fosse conhecer a academia na qual ela já frequentava. “Eu pensava que era só para rapazes e moças sarados. Tinha outra impressão. Não imaginava que eu sendo uma mulher de 53 anos na época, mãe de três filhos e avó de quatro netos pudesse iniciar na academia. Até que aceitei o convite da minha filha e fiz uma aula experimental na Funcional. Gostei muito e após a aula estava decidida fazer a matrícula. Me apaixonei”, conta irmã Marluce.
No primeiro mês, irmã Marluce fez a funcional na companhia da filha Jesana porque a mesma estava de férias do trabalho. E desde então, começou a beber mais água, incluir frutas e legumes em sua alimentação e se sentir com mais disposição para fazer suas atividades domésticas e cuidar da neta de apenas quatro anos. “Na época, eu pensava que quando Jesana voltasse a trabalhar, eu ia parar, mas não. Continuei indo sozinha e a cada dia gostando mais”, diz.
Mas quando a academia Blue Box Training (onde ela treina) foi para um espaço maior, que os olhares da Marluce passaram a ficar fitos em aulas de crossfit. Porém, o valor daquela modalidade era duas vezes maior que a da funcional. “Eu assistia com muita curiosidade os alunos levantando peso, mas pensava assim: Minha filha já me ajuda muito. Era ela quem pagava 90% da mensalidade e eu apenas 10%. Não teríamos condições. Mas eu agradeço a Deus e a dona da academia (Erika Asseker) quem me permitiu fazer as duas modalidades pelo mesmo preço”, explica a crossfiteira.
Depois, uma amiga de academia (Azalia Santana) resolveu ajudar e custeou uma parte do valor. “Agradeço a Lili (como eu a chamo) pelo carinho que ela teve em me ajudar a pagar a mensalidade da crossfit. Lili mesmo disse para mim: “Você vai fazer todos os dias o crossfit”. E eu comecei a ser desafiada a cada movimento, a aumentar a carga e gostei muito. Hoje eu malho todos os dias, dependendo da semana, até consigo malhar aos sábados. E, foi assim que passei a influenciar não só o pessoal da academia, mas meus filhos, meu marido e outras irmãs da minha igreja”, lembra.
E foi malhando de saia e levantando peso que irmã Marluce ficou conhecida além da academia através de um vídeo postado no Instagram do filho dela, Javan Santos e passou a influenciar diversas pessoas através das redes sociais. O vídeo publicado em 08 de março de 2024 mostra a irmã Marluce levantando 85kg do chão, já alcançou 4 milhões e 400 mil visualizações. E o primeiro vídeo, postado na conta dela no Instagram, já tem mais de 11 milhões de visualizações. Irmã Marluce, hoje, reúne mais de 425 mil seguidores. “Fico muito feliz porque estou ajudando muitas pessoas a começarem a exercitar. Não imaginava que meu vídeo ia viralizar e agora, com essa repercussão, nem pago mais academia. Só tenho que agradecer a Deus”, conta.
Além dos treinos, irmã Marluce tem uma “vida bem corrida” (como ela mesmo diz) cuida da neta de quatro anos e mantém os compromissos na igreja. Membro da Igreja Assembleia de Deus, em Alto da Fábrica, Jaboatão (PE), irmã Marluce cuida do grupo dos idosos, é professora de Escola Dominical da classe das mulheres, também trabalha com as crianças, canta no coral e no conjunto e ajuda na campanha de evangelização. “Tudo que eu faço me deixa muito feliz. Hoje eu subo a rua da minha igreja, que é uma ladeira, correndo. E consigo conciliar minhas atividades com a academia, as vezes vou de manhã bem cedo, outros dias à tarde, mas não deixo de ir. O negócio é não parar, você vai no seu tempo”, diz.
Segundo a irmã Marluce para quem ainda não começou a malhar e já é adulta ou idosa, ela dá dicas: “Nunca é tarde para começar. Veja qual atividade você se encaixa melhor. Eu comecei pegando barra sem nenhum peso, não dobrava os joelhos, mas com a insistência passei a conseguir. Os professores ajudam muito. Se não pode correr, caminhe. O negócio é começar. Experimente e você terá uma vida melhor”, finaliza a irmã que já perdeu 23 quilos com reeducação alimentar e a atividade física.
DICAS PARA INICIANTES:
Faça como a irmã Marluce e inicie agora mesmo em uma academia. Sabemos que por ser iniciante muitas dúvidas surgem. Alguns alunos se sentem inseguros e apresentam dificuldades para treinar. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você:
* Foque no seu treino – O ideal é você treinar o que mais gosta. Tem gente que prefere musculação, outros natação, crossfit, funcional, ou seja, existem várias modalidades, procure ver qual você se adapta melhor, pois esse interesse lhe ajudará a manter esse hábito mais prazeroso.
* Defina suas metas – Tem pessoas que querem perder peso, outros ganhar massa muscular. Dependendo de qual seja seu objetivo, a série é definida por um professor de Educação Física e você terá em mente o que quer e vai trabalhar em cima disso, para alcançar resultado.
* Escute o seu corpo – Nas primeiras semanas “pegue leve”, depois vá aumentando conforme os seus limites. É fundamental, antes de iniciar, fazer alongamento e aquecimento, isso ajudará a aumentar o seu rendimento na hora de fazer suas atividades.
* Não desista – Os resultados serão consequência da prática por alguns dias. Mesmo se nas primeiras semanas você não teve resultado, continue! Algumas pessoas têm resultado rápido outros são mais devagar, depende do seu metabolismo. Mantenha sua atividade física, peça orientação ao professor sempre que precisar e não desista que o resultado virá!
Siga a irmã Marluce no Instagram: https://www.instagram.com/irmamarlucesantosof/
Por Luciene Saviolli
Fontes:
https://www.minhavida.com.br/materias/materia-22504
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/academia-para-iniciantes-dicas-para-comecar-sua-rotina-de-exercicios,ca82aa289790a29130fbc2c8c4625126l9w3zkrt.html?utm_source=clipboard