Lídia Dantas Costa

Lídia Dantas Costa é casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos. E há 15 coordena os Encontros de Casais em sua igreja. ‬ ‪Há 32 anos é professora da ED e há seis coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na ADB Guarulhos. Preside a ABEM –Associação Beneficente Estrela da Manhã há seis anos. Há quatro está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo – FAESP. Ministra palestras para Casais e Famílias e presta atendimento gratuito na ADB - Guarulhos, em Aconselhamento, Terapia Familiar e de Casal.

E a família, como vai?

Quanto você tem percebido, amada irmã, que os conceitos sobre família têm sofrido mudanças importantes nos últimos tempos? Como vai a família?

A sociedade contemporânea nos apresenta os mais variados modelos de formação familiar. Pai, mãe e filhos, que é o modelo familiar tradicional, tem sido confrontado com novas configurações, como: mãe e filhos; pai e filhos; avó e netos; recasamentos; união homoafetiva. Enfim, poderíamos listar inúmeras formações familiares encontradas na atualidade. As famílias estão cada vez mais fragmentadas e, com certa frequência, temos conhecimento de conflitos familiares. Percebemos que o respeito mútuo é, por vezes, inexistente e, em se tratando de contemporaneidade, observamos que muitas vezes permitimos que os desejos do coração sobrepujem os planos que o Senhor Deus projetou para nós. Observe que “...como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém;” Rm 1:28. Será que há algo errado com a família, esta tão importante instituição que Deus criou? Ou será que a sociedade atual tem deformado o projeto de Deus?

Os planos de Deus para a vida em família são relações familiares saudáveis. “E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra” Gn 1:28;

“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” Gn 2:18, e a mulher foi formada da parte do corpo mais próxima do coração que, para os hebreus, era o lugar dos afetos (Comentário Bíblico Beacon); 

E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.” Gn 2:22. Deus criou a família formada por pai, mãe e filhos. Esta hierarquia posta por Deus tem propósito e é de muita importância que sejam observados e mantidos. O esposo é o cabeça do lar e está entre suas responsabilidades amar sua esposa como Cristo ama a Igreja. A Bíblia ainda ensina que a este amor a esposa seja sujeita. É importante que, entre o casal, haja o compromisso mútuo de cuidado e companheirismo. Como pais, por sua vez, somos responsáveis por educar e disciplinar os filhos: “Ensina o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv 22:6), de modo que eles os respeitem e aprendam a obedecer. Porém, que não se tornem desanimados e amargurados, por exigências exageradas não possíveis de serem cumpridas, “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Ef 6:4. Aos filhos cabe estarem em obediência a seus pais: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.” Cl 3:20. Podemos perceber que a instituição “família” tem grande importância para o Senhor nosso Deus, visto que em 1 Tm 5:8 está escrito “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.” … pior do que o infiel!

Querida irmã, quanto o meu olhar de atenção, minhas palavras de correção com amor, minha voz de autoridade para os limites necessários entre os membros da minha casa, minhas exigências de comportamento e meus cuidados com os ensinamentos bíblicos fazem parte de meu dia a dia? Para que a estrutura familiar não enfraqueça levando a uma disfunção que acarrete prejuízos para todos os membros da família, é necessário que busquemos conhecer a Palavra de Deus, a Bíblia, e nela entendamos quais são os planos que o Senhor Deus tem para a minha e a sua família. Ao seguir a orientação e direção do Espírito Santo para fazermos a vontade de Deus em nossa casa, nós a estaremos alicerçando sobre a rocha. Uma família funciona bem quando o relacionamento interpessoal é regido por amor, perdão, interesse pelo próximo, autonegação, companheirismo e carinho. Ou seja, os seus membros colaboram entre si e o amor de Deus é abundante entre eles. 

Mudanças e inovações virão, não só agora, mas sempre. Entretanto, mesmo que mudem na sociedade o que precisamos saber é o que o Senhor nos diz: “Porque eu, o SENHOR, não mudo;” Ml 3:6 e que “...Ele disse: Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” Lc 11:28. É relevante, amada, para termos uma família íntegra e saudável, que levantemos nossas vozes para dizer: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”. Js 24:15

 

 Lídia Dantas Costa

 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Compartilhando a Fé em Cristo

Escrito por Lídia Dantas Costa
Compartilhando a Fé em Cristo

Quando meditamos sobre fé nos lembramos de personagens bíblicos que exerceram a fé, extrao...

Mulher Temente

Escrito por Lídia Dantas Costa
Mulher Temente

Pv 31:30 – “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa si...

Alto Refúgio!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Alto Refúgio!

“Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu lib...

O Senhor é Maravilhoso!

Escrito por Lídia Dantas Costa
O Senhor é Maravilhoso!

No decorrer da vida cristã quantas experiências você tem vivido com Deus, irmã amada? Expe...

E a família, como vai?

Escrito por Lídia Dantas Costa
E a família, como vai?

Quanto você tem percebido, amada irmã, que os conceitos sobre família têm sofrido mudanças...

O Amor de Deus

Escrito por Lídia Dantas Costa
O Amor de Deus

Ao meditar sobre o amor de Deus por nós, minha querida irmã, entendemos que é muito grande...

Espiritualmente Saudável

Escrito por Lídia Dantas Costa
Espiritualmente Saudável

Aceitamos a Jesus Cristo como Salvador, os dias passam e cada uma de nós encontra seu luga...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2018 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.