Lídia Dantas Costa

Lídia Dantas Costa é casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos. E há 15 coordena os Encontros de Casais em sua igreja. ‬ ‪Há 32 anos é professora da ED e há seis coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na ADB Guarulhos. Preside a ABEM –Associação Beneficente Estrela da Manhã há seis anos. Há quatro está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo – FAESP. Ministra palestras para Casais e Famílias e presta atendimento gratuito na ADB - Guarulhos, em Aconselhamento, Terapia Familiar e de Casal.

E a família, como vai?

Quanto você tem percebido, amada irmã, que os conceitos sobre família têm sofrido mudanças importantes nos últimos tempos? Como vai a família?

A sociedade contemporânea nos apresenta os mais variados modelos de formação familiar. Pai, mãe e filhos, que é o modelo familiar tradicional, tem sido confrontado com novas configurações, como: mãe e filhos; pai e filhos; avó e netos; recasamentos; união homoafetiva. Enfim, poderíamos listar inúmeras formações familiares encontradas na atualidade. As famílias estão cada vez mais fragmentadas e, com certa frequência, temos conhecimento de conflitos familiares. Percebemos que o respeito mútuo é, por vezes, inexistente e, em se tratando de contemporaneidade, observamos que muitas vezes permitimos que os desejos do coração sobrepujem os planos que o Senhor Deus projetou para nós. Observe que “...como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém;” Rm 1:28. Será que há algo errado com a família, esta tão importante instituição que Deus criou? Ou será que a sociedade atual tem deformado o projeto de Deus?

Os planos de Deus para a vida em família são relações familiares saudáveis. “E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra” Gn 1:28;

“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” Gn 2:18, e a mulher foi formada da parte do corpo mais próxima do coração que, para os hebreus, era o lugar dos afetos (Comentário Bíblico Beacon); 

E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.” Gn 2:22. Deus criou a família formada por pai, mãe e filhos. Esta hierarquia posta por Deus tem propósito e é de muita importância que sejam observados e mantidos. O esposo é o cabeça do lar e está entre suas responsabilidades amar sua esposa como Cristo ama a Igreja. A Bíblia ainda ensina que a este amor a esposa seja sujeita. É importante que, entre o casal, haja o compromisso mútuo de cuidado e companheirismo. Como pais, por sua vez, somos responsáveis por educar e disciplinar os filhos: “Ensina o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv 22:6), de modo que eles os respeitem e aprendam a obedecer. Porém, que não se tornem desanimados e amargurados, por exigências exageradas não possíveis de serem cumpridas, “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Ef 6:4. Aos filhos cabe estarem em obediência a seus pais: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.” Cl 3:20. Podemos perceber que a instituição “família” tem grande importância para o Senhor nosso Deus, visto que em 1 Tm 5:8 está escrito “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.” … pior do que o infiel!

Querida irmã, quanto o meu olhar de atenção, minhas palavras de correção com amor, minha voz de autoridade para os limites necessários entre os membros da minha casa, minhas exigências de comportamento e meus cuidados com os ensinamentos bíblicos fazem parte de meu dia a dia? Para que a estrutura familiar não enfraqueça levando a uma disfunção que acarrete prejuízos para todos os membros da família, é necessário que busquemos conhecer a Palavra de Deus, a Bíblia, e nela entendamos quais são os planos que o Senhor Deus tem para a minha e a sua família. Ao seguir a orientação e direção do Espírito Santo para fazermos a vontade de Deus em nossa casa, nós a estaremos alicerçando sobre a rocha. Uma família funciona bem quando o relacionamento interpessoal é regido por amor, perdão, interesse pelo próximo, autonegação, companheirismo e carinho. Ou seja, os seus membros colaboram entre si e o amor de Deus é abundante entre eles. 

Mudanças e inovações virão, não só agora, mas sempre. Entretanto, mesmo que mudem na sociedade o que precisamos saber é o que o Senhor nos diz: “Porque eu, o SENHOR, não mudo;” Ml 3:6 e que “...Ele disse: Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” Lc 11:28. É relevante, amada, para termos uma família íntegra e saudável, que levantemos nossas vozes para dizer: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”. Js 24:15

 

 Lídia Dantas Costa

 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Mulher

Escrito por Lídia Dantas Costa
Mulher

Nós mulheres fomos criadas pelo Senhor Deus com intenção e cuidado apurados.“Então o Senho...

O Perdão de Jesus

Escrito por Lídia Dantas Costa
O Perdão de Jesus

Envolvidas pela maior demonstração do mais puro e verdadeiro amor, aceitamos a Jesus Crist...

O mal não a alcançará!

Escrito por CPAD Web
O mal não a alcançará!

Não é raro encontrarmos pessoas que, apesar de serem salvas em Jesus Cristo e servirem a D...

Um Passo de Fé

Escrito por Lídia Dantas Costa
Um Passo de Fé

Você tem um chamado de Deus para realizar algo? Como este chamado soa aos seus ouvidos? Há...

Senhor, tu me conheces!

Escrito por CPAD Web
 Senhor, tu me conheces!

Alguma vez você parou para refletir sobre o conhecimento do Senhor Deus a seu respeito? Qu...

Feliz Ano Novo na Paz do Senhor!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Feliz Ano Novo na Paz do Senhor!

Chegamos aos últimos momentos do ano que está se findando. É comum que façamos avaliações...

Feliz Natal!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Feliz Natal!

Então chegou o mês de Dezembro. Um mês especial, no qual, desde seus primeiros dias, começ...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2019 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.