Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Onde está Wally?

Nos anos noventa, o ilustrador britânico Martin Handford lançou o personagem Wally para o universo infanto-juvenil. Nos desenhos, que começaram a ser introduzidos em filipetas de jornais, o autor desenhava cenas comuns, da cidade e do campo, sempre com muitos detalhes, e o desafio era descobrir aonde o menino Wally estava na cena.

Com o passar dos anos, muitos livros foram lançados, o mundo de Wally foi se expandindo e se tornando colorido, e até hoje crianças de todo o mundo folheiam as paginas à procura de Wally. Além de divertido, é um bom estímulo para trabalhar a percepção visual, ajudando crianças a desenvolverem a atenção focada. Como educadora e mãe, eu já folheie muitos destes livros com meus filhos, e como psicóloga eu já os utilizei para gerar conversas com crianças curiosas para encontrar o Wally.

Estes dias eu estava com um livro destes na mão, e pensei como precisamos aprender a desenvolver uma atenção mais focada na vida que vivemos. Nosso cotidiano está cada vez mais barulhento e confuso, e se não soubermos priorizar nossas reais necessidades, nos perdemos em meio à tantos estímulos.

Quando nossos filhos e netos fazem tarefas escolares enquanto assistem programas televisivos, ou enquanto estão postando nas redes sociais, nós sabemos que eles estão prejudicando seu aprendizado. Entretanto, quantas vezes nos ajoelhamos para orar e percebemos nossos pensamentos distantes do que estamos falando? Quantas vezes, por conta das muitas preocupações, você já não chegou a um cômodo da sua casa e não sabia mais o que procurava? Ou quantas foram as vezes em que começamos uma dieta e nos perdemos nos cardápios, quebrando a meta a ser alcançada? 

A verdade é que é muito fácil nos desorientarmos em meio a tantas possibilidades da vida atual. Há crentes comprometendo a sua fé, levados por ventos de doutrina mais moderninhos. Há cônjuges perdendo o casamento porque seguem conselhos de amigas mal casadas. E é grande o número de pessoas que começam um planejamento, na vida secular ou ministerial, mas por não terem foco ou propósitos bem definidos, se perdem nos passos a serem dados e abandonam os projetos iniciados.

Quem abre o livro do Wally encontra várias cenas engraçadas e interessantes, pode até rir ou se emocionar com elas, mas sabe que só deve virar a página quando encontrar o menino de camisa e gorro vermelho e branco. Na vida também devemos agir assim: precisamos aprender a concluir o que começamos. Precisamos completar o ciclo da educação dos filhos, terminar o curso que nos dará mais capacitação profissional, insistir na oração pela salvação da nossa casa até que todos estejam no Caminho do Senhor, e cumprir a carreira que nos está proposta em Cristo Jesus.

Ao invés de procurar o Wally (que não tem a mínima importância para a nossa vida...), qual tem sido o seu alvo de vida? O que pretende para o seu casamento? O que tem feito para realmente amar e apoiar seus filhos? Quais são as vozes ou sinais que têm chamado a sua atenção? Consegue enxergar as bênçãos de Deus no meio do caos? Percebe as alegrias que você pode gozar com o que Deus tem dado a você? Se conscientiza quando as promessas de Deus se cumprem na sua vida?

Paulo já nos advertiu: Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. (Hebreus 12.1,2)

Mantenha a sua atenção e sua fé focadas em Jesus. Tenha como meta de vida cumprir e viver a Palavra de Deus. Deixe o Espírito Santo conduzir os seus olhos e desejos na vontade de Deus para a sua vida, sua família e seu futuro!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Despedidas

Escrito por Elaine Cruz
Despedidas

Despedidas podem doer: o momento do último adeus a um familiar que será enterrado, ou o úl...

Estamos todos cansados?!

Escrito por Elaine Cruz
Estamos todos cansados?!

Nossa geração está marcada pelo esgotamento. Crianças em idade escolar, envolvidas em dive...

Lidando com frustrações 

Escrito por Elaine Cruz
Lidando com frustrações 

Todo início de ano as pessoas elaboram listas e desejos para o ano vindouro. E, consequent...

Amargo ou doce?

Escrito por Elaine Cruz
Amargo ou doce?

Nada é mais complexo do que a relatividade de princípios e verdades que temos assistido na...

Não se contamine com a violência 

Escrito por Elaine Cruz
Não se contamine com a violência 

A violência está invadindo diferentes espaços. Nós a encontramos nas ruas, nas notícias, n...

Resgatando a segurança interior 

Escrito por Elaine Cruz
Resgatando a segurança interior 

Desde o nascimento nós precisamos ser cercados de cuidados. Necessitamos de ajuda para tod...

A dádiva de ler e escrever

Escrito por Elaine Cruz
A dádiva de ler e escrever

Fui agraciada com o Prêmio Areté 2025 - o mais importante reconhecimento da literatura cri...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.