Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

A alegria da manhã

A vida é feita de dias e noites que se revezam indefinidamente. E é a partir dos horários e estações do ano que organizamos nossas agendas e compromissos.

Para a maioria das pessoas, que trabalham e estudam durante o dia, o período do dia é o mais atarefado, seguido das noites em que organizamos nossos jantares, saídas, cultos e, claro, uma boa noite de sono!

No campo da vida emocional, podemos também nos referir a noite como os períodos difíceis que atravessamos na vida – quando a escuridão dos fatos não nos permite encontrar saídas para aliviar as nossas dores, doenças e sofrimentos. Durante a noite impera a escuridão das possibilidades, o frio das relações afetivas e o medo dos prognósticos médicos e jurídicos.

Há noites que duram meses, ou mesmo até anos, que parecem intermináveis. Quando passamos por estas noites sem fim, acordamos com o sol e logo imaginamos que estamos vivenciando um grande pesadelo! Nas longas noites da nossa vida, choramos na presença de Deus perguntando Até quando? E nos perguntamos por que o céu parece de bronze, ou por que Deus nos parece tão distante, quando mais precisamos Dele.

Para Deus não há trevas, noites ou escuridão. Deus não está preso a tempos, estações do ano ou horas programadas em nosso relógio digital ou biológico. Mas ele conhece a real profundidade das nossas dores e o tamanho exato das nossas necessidades. Ele nos acompanha durante as nossas noites mais sombrias, nos garante graça e poder para aguentar as pressões emocionais, e nos dá esperança para aguardar as manhãs confortantes que trazem a tão esperada alegria.

A Bíblia afirma que o choro pode durar uma noite, mas que a alegria vem pela manhã. (Salmo 30.5). Isto significa que, com Deus, não vislumbramos só um novo dia, mas teremos nosso choro transformado em alegria! Lembre-se de sorrir quando sua manhã chegar. Não perca seu tempo chorando pelos dias difíceis, reclamando de uma má sorte antiga ou reclamando dos dias maus. Chore quando for preciso, mas aprenda a gargalhar quando a dor passar, a vitória chegar, ou o seu sofrimento emocional desvanecer.

Aproveite sua bela e alegre manhã!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Cavando a própria cova

Escrito por Elaine Cruz
Cavando a própria cova

No conflito entre Israel e o grupo Hamas, após 738 dias em cativeiro, 20 reféns israelense...

Sorria para o futuro 

Escrito por Elaine Cruz
Sorria para o futuro 

O mundo caminha para o caos. A Igreja do Senhor nunca foi tão perseguida. Assistimos os pa...

Adolescência estendida

Escrito por Elaine Cruz
Adolescência estendida

A Organização Mundial de Saúde divide a população em três faixas etárias distintas: Jovens...

Hikikomori: pessoas que não saem de...

Escrito por Elaine Cruz
Hikikomori: pessoas que não saem de seus quartos!

Estamos vivendo em um mundo bastante complexo. De um lado assistimos grande parte da socie...

Chupetas para adultos?! 

Escrito por Elaine Cruz
Chupetas para adultos?! 

Estamos vivendo em um mundo complexo. A adolescência está sendo estendida, os jovens estão...

A decisão de suportar os outros

Escrito por Elaine Cruz
A decisão de suportar os outros

Todos nós sabemos a importância de um suporte.No nosso cotidiano doméstico, lidamos com su...

Cante como Davi

Escrito por Elaine Cruz
Cante como Davi

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas ao longo...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.