Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Estradas

Eu gosto muito de dirigir. Tirar a carteira de motorista foi meu presente de dezoito anos, e me matriculei em uma auto escola no dia seguinte do meu aniversário. Na época eu não sabia onde ficava o freio ou como era a dinâmica das marchas, pois meu pai (graças a Deus!) não era do tipo que me deixava sentar ao volante para brincar de dirigir.

Já tive a oportunidade de dirigir em diversos lugares do mundo, inclusive em autobahn na Alemanha, onde não há limite de velocidade. Em muitos países, a cada curva pude ver cenários belíssimos, uma vegetação exuberante e pôr do sol inesquecíveis! Já dirigi por longas pontes sobre oceanos, e por túneis imensos submersos por mares ou terras.

Todas as vezes que estamos dirigindo para pontos cada vez mais distante de onde moramos (no Rio de Janeiro), eu sempre comento com meu marido o quanto estamos longe de casa, mas que, não importa onde estivermos, Deus está sempre conosco. É um privilégio servir a Deus, que é onipotente e onipresente, e que cuida da nossa vida onde quer que estejamos!

Na vida temos muitas estradas. Algumas delas só visitamos na nossa infância, pois elas fazem parte do nosso passado, quando morávamos em uma outra cidade, estado ou país. Elas ficam guardadas na nossa memórias e, sejam bonitas ou feias, construíram a base para quem somos hoje, abrindo caminhos para as nossas escolhas atuais.

Algumas pessoas já escolheram estradas erradas. Pegaram desvios que as fizeram sair dos trilhos ou se desviarem da fé. Em algum momento de suas vidas, se perceberam perdidas, mas fizeram a volta e retornaram ao caminho correto – enquanto outras pessoas que conhecemos escolheram pegar desvios e nunca mais voltaram para a Casa do Pai!

A Bíblia descreve diferentes caminhos humanos, e muitos deles se confrontam: Há Caminhos direitos X caminhos tortuosos  (Isaías 26:7; 59:8); Caminhos de paz X caminhos de destruição (Lucas 1:79; Romanos 3:15-17);  Caminho estreito X caminho largo (Mateus 7:13-14); Caminhos de vida X caminhos de morte (Jeremias 21:8; Provérbios 15:24); Caminho da justiça X caminho dos injustos (Provérbios 12:28; Ezequiel 18:29); Caminhos eternos X caminhos maus (Salmos 139:24; 119:101). E ainda há caminhos que ao ser humano parecem ser as melhores opções de vida, mas ao final conduzem à morte. (Provérbios 14.12).

Diante de tantos caminhos que nos são propostos todos os dias, precisamos saber escolher a estrada que conduz à vida, e nos afastar dos caminhos onde o mal pode nos alcançar. Quando estamos no caminho correto, mesmo quando a vida nos leva a dirigir à noite, em percursos escuros e perigosos, sabemos que Deus nos conduzirá em segurança ao nosso destino. E enquanto não chegamos ao nosso destino final, que é o céu, nossa Casa celeste, podemos ter certeza de que Deus irá fazer com que nossas veredas sejam abençoadas. Afinal, a Bíblia afirma que o caminho dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (Provérbios 4.18).

Dirija com segurança. Convide Deus para as suas veredas todos os dias. Aproveite cada pôr do sol, desfrute das brisas suaves e aprenda a contar as estrelas durante as noites escuras. Siga com alegria o caminho que lhe está proposto, guarde a sua fé, e adquira a benção do contentamento a cada novo percurso da sua estrada, diante das diversas fases da sua vida. Que Deus seja sempre O nosso caminho!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Despedidas

Escrito por Elaine Cruz
Despedidas

Despedidas podem doer: o momento do último adeus a um familiar que será enterrado, ou o úl...

Estamos todos cansados?!

Escrito por Elaine Cruz
Estamos todos cansados?!

Nossa geração está marcada pelo esgotamento. Crianças em idade escolar, envolvidas em dive...

Lidando com frustrações 

Escrito por Elaine Cruz
Lidando com frustrações 

Todo início de ano as pessoas elaboram listas e desejos para o ano vindouro. E, consequent...

Amargo ou doce?

Escrito por Elaine Cruz
Amargo ou doce?

Nada é mais complexo do que a relatividade de princípios e verdades que temos assistido na...

Não se contamine com a violência 

Escrito por Elaine Cruz
Não se contamine com a violência 

A violência está invadindo diferentes espaços. Nós a encontramos nas ruas, nas notícias, n...

Resgatando a segurança interior 

Escrito por Elaine Cruz
Resgatando a segurança interior 

Desde o nascimento nós precisamos ser cercados de cuidados. Necessitamos de ajuda para tod...

A dádiva de ler e escrever

Escrito por Elaine Cruz
A dádiva de ler e escrever

Fui agraciada com o Prêmio Areté 2025 - o mais importante reconhecimento da literatura cri...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.